Na temporada passada, Diniz levou o Flu à conquista mais importante do clube em sua história. O técnico, após passar por diversas equipes na carreira, parecia que finalmente havia se solidificado em um lugar. No entanto, após um início de 2024 muito ruim, Fernando Diniz saiu do Fluminense mesmo com tudo o que conquistou. Será que a demissão foi justa? Ou será que era necessário dar mais tempo para que o comandante se ajustasse ao novo elenco?
Leia o texto a seguir para entender como foi a trajetória de Diniz no Tricolor das Laranjeiras e algumas das estatísticas que ele acumulou antes de sair de lá.
O início de Diniz no Flu
Antes de comentar como Diniz saiu do Fluminense, é importante analisar seus dois anos por lá.
Fernando Diniz chegou ao Flu no ano de 2022. Tanto a equipe quanto o técnico precisavam de performances positivas na época. Com isso, uniu-se o útil ao agradável.
O comandante aterrissou no Rio de Janeiro no final de abril para substituir Abel Braga, que entregou o cargo. A partir daí, a temporada do time foi excelente em resultados e desempenhos. Diniz levou o Fluminense ao terceiro lugar do Brasileirão, com 70 pontos marcados, e classificação direta à fase de grupos da Libertadores. Além disso, fez com que os seus comandados também alcançassem as semis da Copa do Brasil, em que perderam para o Corinthians de Vítor Pereira.
A melhorar temporada
O 2022 do Fluminense de Diniz havia sido muito bom, todavia, o 2023 seria ainda melhor.
Com um time que agora contava com Marcelo na lateral, Diniz logo de cara conquistou o Carioca em cima de um dos maiores rivais, o Flamengo. Somado a isso, realizou uma excelente campanha na fase de grupos da Libertadores, com um futebol extremamente plástico, que continha as principais marcas do comandante.
Por fim, no final do ano, o Tricolor conseguiu chegar até a final da competição continental e vencer ninguém menos que o Boca Juniors para levar o título. Seria a melhor temporada do treinador e uma das melhores da história do clube.
Diniz sai do Fluminense
Chegando em 2024, cerca de 6 meses após a conquista, Diniz sai do Fluminense.
Embora tenha conquistado uma Recopa Sul-Americana em cima da LDU, o desempenho do time foi visivelmente ruim em boa parte do ano, algo que continua até agora. Isso levou o Flu a ser eliminado na semifinal do Carioca de maneira convincente pelo Flamengo e amargurar as últimas colocações do Brasileirão. Ainda por cima, para piorar, boa parte do elenco é de veteranos e não de jovens jogadores, algo bastante criticado pela torcida.
Dessa forma, a situação de Fernando ficou insustentável e o treinador sofreu desligamento do clube em 24 de junho.
Estatísticas de Diniz no Fluminense
No geral, Diniz realizou 140 jogos com o Tricolor Carioca e somou 73 vitórias, 30 empates e 42 derrotas. Algo que torna o seu aproveitamento na passagem de 57,2%.
Em tese, os números não são ruins, mas neste ano em específico, conquistou apenas dez vitórias em 29 jogos e deixou o Fluminense na lanterna do Campeonato.