Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Corinthians rebaixado: veja o risco de o time ir para a Série B do Campeonato Brasileiro

Corinthians rebaixado: veja o risco de o time ir para a Série B do Campeonato Brasileiro

Publicado em:

Última atualização:

Em alta nas Copas e sonhando com dois títulos na temporada, o Corinthians ainda vive situação complicada no Campeonato Brasileiro. A pouco tempo do fim, com apenas mais nove rodadas em disputa, o Timão ocupa a 18ª posição do Brasileirão, com os mesmos 29 pontos do Vitória, mas dois triunfos a menos.

No momento, a equipe comandada por Ramón Díaz venceu seis jogos, empatou 11 e perdeu 12. Portanto, o Alvinegro tem um aproveitamento de apenas 33% dos votos.

Agora, sem jogos atrasados, o Corinthians tem mais nove batalhas para tentar sair do Z4: Athletico-PR (casa), Cuiabá (fora), Palmeiras (casa), Vitória (fora), Cruzeiro (casa), Vasco (casa), Criciúma (fora), Bahia (casa) e Grêmio (fora).

O que o Corinthians precisa fazer para sair da zona de rebaixamento?

Até hoje, o time rebaixado que obteve mais pontos foi o Coritiba, em 2009, com 45, enquanto o Fluminense se salvou com 46. Sendo assim, para alcançar a estatística, o Corinthians teria que somar mais 16 pontos. Desta maneira, cinco vitórias e um empate seriam suficientes no momento, bem como quatro vitórias e três empates ou qualquer outra combinação que totalize os pontos necessários.

Entretanto, os famosos 45 pontos não são a regra, podendo ser até superados, mas tendendo a ser o número salvador menor. Em 2019, o Ceará precisou de apenas 39 pontos para se salvar, com o primeiro rebaixado sendo o Cruzeiro, com 36.

Desta maneira, se o Corinthians vencer todos os seus jogos dentro de casa e empatar um longe da Neo Química Arena, conseguirá fugir do rebaixamento. Atualmente, o Timão é o 13º melhor mandante do Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias, oito empates e apenas uma derrota em Itaquera, com 24 gols marcados e 14 sofridos.

Por outro lado, o desempenho longe de seu estádio pode preocupar os corintianos. Até agora, o Alvinegro é o pior visitante do Brasileirão, com apenas uma vitória, três empates e 11 derrotas, com sete gols marcados e 24 sofridos.

Quais são as chances de queda do Corinthians no Brasileirão?

No momento, o Corinthians é a terceira equipe com mais chances de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, na frente apenas de Cuiabá e Atlético-GO (dado como rebaixado pelo próprio presidente). O risco de queda da equipe alvinegra é de 62%, segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além deles, mais oito equipes têm mais de 1% de risco de ir para a Série B do Campeonato Brasileiro. Neste cenário, são elas: Vitória (56,8%), Fluminense (35,7%), Athletico-PR (23,8%), Juventude (15,7%), Bragantino (11,6%), Criciúma (11,4%), Grêmio (5,1%) e Vasco (1,7%).

Na próxima quarta-feira (16), o time comandado por Ramón Díaz terá um confronto fundamental na luta contra a degola. O Corinthians enfrentará o Athletico-PR, na Neo Química Arena, às 20h (de Brasília).

Do outro lado, o clima no clube paranaense também não é dos melhores, com protestos durante a Data Fifa.