O clima em Palmeiras e São Paulo é sempre muito quente, como é de se esperar em clássicos deste tamanho. No último Choque-Rei, o Verdão derrotou o Tricolor por 2 a 1 com um gol no último minuto.
Logo depois do apito final, houve uma confusão generalizada entre jogadores e demais profissionais de ambos os clubes. Aliás, o clima estava tão tenso, que nem os seguranças das delegações conseguiram segurar.
Veja tudo que aconteceu no jogo Palmeiras x São Paulo e também sobre a briga no final.
O jogo em si
Em meio a jogos decisivos pelas oitavas de final da Copa Libertadores, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram no Allianz Parque pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Choque-Rei tem sido um dos clássicos mais disputados dos últimos anos, e nesta partida em especial não foi diferente. Após um primeiro tempo sem gols, Flaco López abriu o placar para os donos da casa após finalização de Zé Rafael que foi amortecida por Estêvão, deixando o argentino na cara do gol.
Pouco menos de 20 minutos depois, Luciano empatou para o time visitante em jogada de contra-ataque.
Em seguida, o Palmeiras teve um gol marcado por Lázaro, mas que foi anulado após um impedimento marcado na jogada.
No entanto, o Verdão marcaria mais uma vez. Praticamente no último minuto de jogo, Flaco López recebe um belo cruzamento de Rony e deu a vitória para o time de Abel Ferreira.
Clima quente em Palmeiras e São Paulo
Logo que a partida se encerrou, alguns jogadores trocaram empurrões e a confusão se estendeu até as portas do vestiário. Segundo relatos, a briga começou por conta de uma provocação feita por um dos gandulas do estádio em direção aos jogadores são-paulinos. Dessa maneira, os atletas foram tirar satisfação com o profissional.
Eventualmente, os jogadores palmeirenses também se envolveriam nisso e a confusão tomaria maiores proporções.
Aliás, os jogadores Zé Rafael e Rodrigo Nestor, de Palmeiras e São Paulo, respectivamente, trocaram socos e foram expulsos pelo árbitro Raphael Claus mesmo após o fim da partida.
Além disso, o zagueiro são-paulino Sabino agrediu Fernando Galuppo, um funcionário do Palmeiras, ainda em meio àquela confusão no túnel que leva do vestiário ao gramado.
Por conta da confusão, os jogadores do Palmeiras não concederam entrevistas ao final do duelo. Em contrapartida, Wellington Rato, do São Paulo, disse logo ao fim da partida que foram os jogadores do Verdão que começaram a briga.
Uma rivalidade cada vez mais forte
Nos últimos anos, o clima em Palmeiras e São Paulo tem se tornado cada vez mais quente. Apesar de ser uma rivalidade sempre muito forte, o Choque-Rei passou a ser ainda mais relevante no calendário de ambos os clubes.
Isso se dá pelas diversas decisões envolvendo as duas equipes nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, o Verdão eliminou o São Paulo nas quartas de final da Libertadores. Em seguida, no começo de 2022, as equipes decidiram uma final de Paulistão, vencida pelo Palmeiras por 4 a 0 no Allianz Parque após vitória do São Paulo por 3 a 1 no Morumbi.
Já em 2023, o Tricolor deu o troco e eliminou o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Brasil, torneio que viria a ser campeão logo depois. Por fim, a última decisão em que as equipes se encontraram foi a Supercopa do Brasil de 2024, vencida nos pênaltis pelo São Paulo.