Os torcedores do Peixe já podem respirar aliviados: o Santos está de volta à elite do futebol brasileiro. O time do litoral de São Paulo garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após derrotar o Coritiba na última segunda-feira (11). A seguir, saiba tudo sobre a classificação do Santos na Série A, bem como o caminho do time até o acesso.
O último jogo do Santos na Série A
Em 6 de dezembro de 2023, começou a agonia do torcedor do Santos. Naquele dia, o Peixe enfrentou o Fortaleza pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Matematicamente falando, o rebaixamento parecia improvável, pois era preciso uma combinação de três resultados para que isso acontecesse. Mas, para tristeza de muitos, foi exatamente assim.
Era a 37ª rodada do Brasileirão. Tanto o Vasco quanto o Bahia, adversários diretos do alvinegro santista na tabela de classificação, venceram seus duelos. Mas o que cimentou de vez o rebaixamento foi o Santos perder para o Fortaleza com um placar de dois a um — com Martinho e Lucero marcando para o Laion, enquanto Messias diminuiu para o Peixe.
Assim, na soma de pontos, o Santos acabou com apenas 43, amargando a 17ª posição no campeonato. Diante disso, não teve jeito para a torcida a não ser lamentar o primeiro rebaixamento do clube em seus mais de 110 anos de história.
O caminho rumo à classificação do Santos na Série A
Como já diria a canção, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. E foi exatamente isso o que a equipe do Santos fez. Para começar, Andrés Rueda saiu do cargo de presidente do clube, ficando para Marcelo Teixeira a responsabilidade de dar vida nova ao time. Em seguida, era hora de colocar ordem na casa.
Jogadores como Soteldo, Mendoza, Lucas Lima e Jean Lucas receberam a carta de demissão, enquanto Gil, Giuliano e Otero, Diego Pituca e João Schmidt, além do goleiro Gabriel Brazão, as boas-vindas na Vila Belmiro. A equipe técnica também teve mudanças. Após o troca-troca de técnicos de 2023, Teixeira trouxe Fábio Carille de volta.
E assim começava uma nova temporada para o Peixe. Logo no começo do ano, o time chegou até a final do Paulistão. E, mesmo perdendo para o Palmeiras, foi o suficiente para fazer a esperança brilhar no olho do torcedor santista.
Desempenho na Série B e o retorno à elite do futebol
Assim como no Paulistão, o Santos também teve um bom início na Série B do Brasileirão. Mas os bons ventos não duraram muito. O Peixe chegou a perder três partidas em sequência — contra o Botafogo-SP, o Novorizontino e o Operário — e saiu do G4. O fato levou o comando de Carille a ser questionado, mas o técnico não se deixou abalar.
Com calma e determinação, ele liderou a equipe em busca de retornar ao grupo de acesso. Assim, após uma vitória em cima do Goiás e um empate sem gols com o Mirassol, o Santos venceu a Chapecoense, garantindo o retorno ao G4.
O triunfo deu novo ânimo aos jogadores, que emendaram uma sequência de bons resultados e terminaram o primeiro turno com dez vitórias, quatro empates, cinco derrotas e o topo da tabela.
No returno, o Peixe deu algumas derrapadas, com derrotas e empates em sequência. Na 30ª rodada, o torcedor voltou a ficar apreensivo com o desempenho do time.
Carille foi mais uma vez questionado e, de novo, mostrou que sabia o que estava fazendo. Então, o Santos voltou a ganhar, derrotando Ceará, Ituano e Vila Nova antes de enfrentar o Coritiba e garantir a vitória e o acesso com o placar de 2 a 0.