O Campeonato Brasileiro está na última rodada, e as chances de rebaixamento para a Série B em 2025 mudaram. Times como Corinthians e Vitória, que passaram grande parte do torneio na zona perigosa, permanecem na elite do Brasileirão no próximo ano. No entanto, Atlético-MG, Fluminense, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino, que oscilaram durante o ano, lutam contra a última vaga da zona vermelha.
Continue a leitura e saiba quais são as chances de rebaixamento de Atlético-MG, Fluminense, Criciúma e Red Bull Bragantino. Além disso, entenda quais clubes já caíram para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2024.
Quais times já caíram para a Série B de 2025?
Já existem três times rebaixados para a Série B de 2025. São eles: Atlético Goianiense, Cuiabá e Criciúma. Isso porque, mesmo faltando uma rodada para a final do Campeonato Brasileiro, esses clubes não atingiram os 45 pontos, o mínimo para a permanência na Série A.
Cuiabá, o primeiro rebaixado, sendo o último colocado na tabela, soma apenas 30 pontos. Além disso, o time do centro-oeste perdeu três das últimas cinco rodadas, empatando duas delas.
Já o Atlético Goianiense, que está na 19ª colocação, também com 30 pontos, acumula duas derrotas, dois empates e uma vitória. O Dragão fez bonito na última partida diante de sua torcida no Antônio Accioly contra o Fortaleza. Com um 3 a 1, os goianos saíram da última posição, mas não foi o suficiente para escapar da segunda divisão em 2025.
Por fim, o Criciúma, que passou parte da temporada oscilando entre a 13ª colocação e a zona vermelha, não conseguiu se salvar. O Tigrão enfrentou o Flamengo na rodada 37. Por mais que os torcedores do rubro-negro pedissem que o técnico Filipe Luís não vencesse a partida, já que isso poderia dificultar a vida do rival Fluminense, o Fla marcou três gols contra zero dos catarinenses. Assim, o Criciúma atingiu os 38 pontos e só conseguiria chegar até 41, sem chances de permanência na elite.
Chances de rebaixamento: quem pode cair para a Série B?
Com uma vaga sobrando, Atlético-MG, Athletico Paranaense, Fluminense e Red Bull Bragantino lutam pela permanência na Série A em 2025. Enquanto o Galo soma 44 pontos, sendo o mais “tranquilo” entre os quatro, quem tem mais chances de cair é o time de Bragança Paulista, com 41. Além deles, o Fluminense soma 43 pontos, e o Furacão tem 42.
Ou seja, a tabela, a partir do 14º colocado Atlético-MG, está dessa forma:
- 14º: Atlético-MG (44)
- 15º: Fluminense (43)
- 16º: Athletico-PR (42)
- 17º: Red Bull Bragantino (41)
- 18º: Criciúma (38, já rebaixado)
- 19º: Atlético Goianiense (30, já rebaixado)
- 20º: Cuiabá (30, já rebaixado)
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Red Bull Bragantino tem 67,9% de chances de rebaixamento. Já o Athletico-PR tem 16,8% de queda após a derrota para o Massa Bruta. Enquanto isso, o Fluminense, que enfrentará o segundo colocado Palmeiras, diminui as chances para 11,5%. Já o Galo tem apenas 3.8% de possibilidade de cair para a segunda divisão.
Jogos decisivos da 38ª rodada do Brasileirão
Enquanto os quatro brigam pela permanência na Série A, outros clubes lutam para se classificar para a Copa Libertadores da América e até mesmo para conquistar o Brasileirão de 2024. Por isso, veja a seguir os principais confrontos da última rodada do Campeonato Brasileiro:
- Juventude x Cruzeiro: o Cruzeiro luta por uma vaga na Copa Libertadores da América. Para isso, precisa ganhar a partida;
- Bahia x Atlético Goianiense: outro time que quer competir pela Libertadores, o Bahia enfrentará o Dragão em casa, e deve ser o confronto menos complicado pela vaga no torneio;
- Red Bull Bragantino x Criciúma: o Massa Bruta precisa vencer o Criciúma, ou jogará a Série B em 2025;
- Atlético-MG x Athletico-PR: o único confronto direto da 38ª rodada, e provavelmente o mais emocionante;
- Botafogo x São Paulo: o Glorioso precisa ganhar ou empatar com o São Paulo para levantar a taça do Campeonato Brasileiro de 2024. Isso porque, apesar de ter mais pontos que o Palmeiras, o Verdão tem mais vitórias, sendo esse um critério de desempate;
- Palmeiras x Fluminense: aqui, será um duelo de gigantes. Se o Palmeiras vencer e o Botafogo perder, o Verdão pode repetir o feito de 2023 e ultrapassar o Glorioso. Por outro lado, o Fluminense precisa da vitória, já que depende que seus adversários diretos percam ou empatem na rodada.
Diante desse cenário, ainda que o Atlético-MG tenha menos chances de rebaixamento do que os adversários, a possibilidade de queda não é nula. Isso porque, se Red Bull Bragantino e Fluminense vencerem seus confrontos e o Galo perder para o Athletico Paranaense, o vice-campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América será rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Por isso, mais do que nunca, todos os times que correm risco de cair devem chegar com força total na última rodada do torneio.