Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Categorias de base do Corinthians: saiba mais sobre

Categorias de base do Corinthians: saiba mais sobre

Publicado em:

Última atualização:

As categorias de base do Corinthians já formaram grandes nomes ao longo da história. Os atletas que saem delas são conhecidos como as “Crias do Terrão”. Alguns deles acabaram ficando no clube e fizeram história, ajudando ele nos momentos difíceis. Outras saíram e foram ter sucesso fora do Brasil. O Timão tem uma das categorias de base mais fortes do Brasil e constantemente está no topo das principais competições.

Saiba mais sobre as categorias de base do Corinthians!

Estrutura

O Centro de Treinamento dos jovens do clube fica ao lado do CT Joaquim Grava, utilizado pelo elenco profissional da equipe. Já as partidas delas são realizadas no estádio conhecido como “Fazendinha”, que fica localizado no Parque São Jorge. No entanto, o clube deseja conseguir mandar seus jogos no próprio CT no futuro.

Atualmente, as categorias de base do Corinthians tem quatro campos a disposição para seus treinamentos. Um alojamento para os atletas está sendo construído e o objetivo é que eles tenham um grande contato com o elenco profissional do Timão.

Títulos da base do Corinthians

O Timão tem muitos títulos conquistados nas categorias de base. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos maiores torneios sub-20 do país, tem o Corinthians como seu maior campeão. São onze títulos. Para se ter uma ideia de como isso é absurdo, o Flamengo e Internacional, que são os clubes com mais conquistas depois do Timão, venceram a competição apenas cinco vezes. O sub-20 também foi campeão nacional uma vez, além de ter vencido em quatro ocasiões o Campeonato Paulista.

Já no sub-17, o Corinthians é três vezes campeão mundial. Os títulos foram conquistados em 2010, 2011 e 2015. O time já venceu uma vez o Campeonato Brasileiro da categoria e quatro vezes o Paulistão.

Conheça cinco grandes nomes revelados na base do Corinthians!

1 – Willian

Willian passou a integrar a base do Corinthians em 1998, quando tinha apenas dez anos de idade. Se profissionalizou no clube em 2005, mas só foi passar a ser parte integrante do time principal de forma definitiva em 2006. No ano seguinte, foi vendido para o Shakhtar Donetsk.

O ponta então construiu uma longa carreira na Europa. 2021, ele retornou para o clube onde foi revelado. Os torcedores ficaram muito empolgados. No entanto, o jogador não teve destaque e acabou saindo cerca de um ano depois de sua chegada, por desejo de sua família. Na segunda passagem, jogou 45 partidas e fez um gol.

2 – Marquinhos

Marquinhos é outro nome que começou na base do Corinthians muito jovem. Ele chegou nela com apenas oito anos de idade. Estreou aos 17 anos de idade e, em 2012, foi campeão da Libertadores com o Timão. Foi vendido para a Roma no mesmo ano.

Porém, sua passagem na equipe italiana durou pouco. Isso porque o PSG demonstrou interesse no zagueiro e acabou contratando o mesmo em 2013. Desde então, Marquinhos é um dos melhores zagueiros do mundo e presença constante nas convocações da Seleção Brasileira.

3 – Casagrande

Depois de jogar na base do Corinthians, Casagrande se profissionalizou no clube em 1980. No entanto, pouco depois foi emprestado para a Caldense. Retornou depois de temporada no clube mineiro e começou a se destacar pelo TImão.

Fez parte da Democracia Corinthiana e conquistou dois títulos do Campeonato Paulista, em 1982 e 1983. Rodou por vários times e, em 1994, voltou para o Corinthians para uma segunda passagem. Em toda sua carreira pelo Timão, jogou 256 partidas e fez 103 gols.

4 – Rivellino

Rivellino é um dos maiores nomes revelados pela base do Corinthians. Porém, ele poderia ter jogado em um dos grandes rivais do clube, o Palmeiras. No entanto, acabou sendo recusado pela equipe.

Com isso, em 1963 passou a integrar a base do Timão e se profissionalizou em 1965. Nunca conquistou um título de relevância pela equipe, pois fez parte dela durante a fila de quase 23 anos. Porém, se tornou ídolo mesmo assim, disputando quase 500 partidas.

5 – Deco

Deco teve uma passagem pela base do Corinthians. O meia disputou apenas duas partidas pelo time profissional. Em 1997, o Benfica comprou o passe do atleta. Ele construiu uma grande história no futebol português. Isso, no entanto, aconteceu no Porto.

No Benfica não teve espaço. Dessa forma, os Dragões o contrataram em 1999. Por lá foram vários títulos, incluindo uma Champions League. Ainda jogou por Barcelona e Chelsea, antes de voltar para o Brasil para encerrar a carreira no Fluminense.