Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Campeonato Brasileiro da Série B: a evolução tática dos times do G4 em 2024

Campeonato Brasileiro da Série B: a evolução tática dos times do G4 em 2024

Publicado em:

Última atualização:

No Campeonato Brasileiro da Série B, os quatro primeiros sobem para a elite do futebol brasileiro. Na contramão, os quatro últimos são rebaixados para a terceira divisão. Em 2024, a disputa pelo acesso está mais acirrada do que nunca. É possível notar uma alternância na parte de cima entre as equipes, isto é, nem sempre os mesmos ocupam o G4, o que indica o bom momento da competição.

Mas, afinal, quais times estão próximos de retornarem para a Série A do Brasileirão? Quem apresenta o melhor trabalho e, consequentemente, mantém a consistência? Acompanhe, então, a análise dos candidatos ao acesso e como tem sido o desempenho de cada um deles.

Quem são os favoritos ao acesso na Série B do Campeonato Brasileiro?

Na última semana de novembro, conheceremos os quatro novos membros da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o calendário apertado, a luta pelo G4 se torna ainda mais intensa e cansativa, mas o esforço vale a pena.

O Novorizontino, Mirassol, Santos e o Vila Nova integram o G4. Por incrível que pareça, o Santos não é o favorito ao título.

As estatísticas mostram que o Novorizontino, elenco do interior de São Paulo, tem mais de 80% de probabilidade de carimbar o passaporte para a Série A, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Se o clube paulista preservar a boa fase, pode até se classificar com antecedência.

Além dos quatro, outros quatro times também tem chances de avançarem: Avaí, Ceará, América Mineiro e o Sport. Não dá para cravar quem serão os quatro felizardos, mas dá para ficar de olho nos números e, assim, entender a razão de serem favoritos.

Confira, então, a análise do G4 no Campeonato Brasileiro da Série B, com as estatísticas e a evolução tática na temporada.

Novorizontino – 1º

O Novorizontino é favorito ao acesso e também ao título da Série B. O clube pode subir para a elite pela primeira vez e, de quebra, faturar o troféu.

O time da cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, joga com a mesma intensidade de sempre. O rendimento esteve um pouco abaixo no começo do torneio, deixando de pontuar em casa e contra adversários mais ‘fracos’. A partir da 13ª rodada, o Novorizontino se desenvolver melhor e até alcançou 12 jogos de invencibilidade.

Entrou no G4 na 16ª rodada, e de lá não saiu mais. Assumiu a liderança na 22ª, ao vencer o Ituano, e desde então, tem mantido os bons resultados. Destaque para Lucca e Rodolfo, artilheiros do time na Série B com cinco gols cada.

As estatísticas mostram que o Novorizontino tem feito uma campanha regular até aqui. Não é o melhor elenco da Série B, mas consegue se segurar mesmo diante de fortes oponentes.

Santos – 2º

Oito vezes campeão brasileiro, o Santos decepcionou a torcida ao cair para a segunda divisão em 2023. O clube que revelou Pelé certamente deve conquistar o acesso, mas não é favorito ao título da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Peixe começou muito bem a temporada. Saiu do G4 na 9ª rodada, ao perder para o Novorizontino e Operário em sequência, mas retomou o seu lugar na 13ª ao ganhar do Mirassol. O problema é que, desde julho, o clube não mostra reação. Se complica em cenários ‘fáceis’ e deixa de anotar pontos essenciais.

O time ficou 12 rodadas na liderança, mas a baixa no rendimento tornou a situação do Peixe complicada, especialmente na reta final do campeonato. O torcedor teme que o momento ruim se transforme em uma nova crise.

Guilherme, com sete gols, é o artilheiro do Santos na Série B, que conta ainda com algumas das melhores defesas da temporada.

Mirassol – 3º

Outro time do interior paulista que também é cotado para subir para a elite é o Mirassol. Assim como o Novorizontino, ele também pode conquistar o acesso pela primeira vez na história. Em 2023, o clube bateu na trave e não conseguiu avançar para a Série A. Este ano, montou um grupo experiente e disciplinado, disposto a lutar até o último minuto.

Em 2024, o time alcançou o G4 na 9ª rodada, mas caiu no compromisso seguinte, após a derrota para o Sport. O elenco oscilou entre derrotas, empates e vitórias e, quando finalmente retomou as boas atuações, alcançou a parte de cima da tabela na 18ª rodada. Continua firme e não tem sido ameaçado por nenhum adversário.

O fator casa conta muito para o Leão. Os jogadores se destacam pela força de vontade e a garra, principalmente quando jogam no Maião e contam com o apoio dos fanáticos torcedores. Dellatorre, com oito gols, é o artilheiro na competição.

Vila Nova – 4º

Quarto colocado, o Vila Nova também é um forte candidato. O elenco vai lutar até a última rodada para manter a sua posição e, dessa maneira, confirmar o retorno.

O Vila balança na classificação desde o início da competição. Entrou no G4 logo na primeira rodada e saiu na segunda. Depois, voltou na quinta e caiu mais uma vez. Agora, desde a 12ª rodada, o Tigre permanece firme e forte entre as quatro primeiras posições. O time se impõe fisicamente e tem mostrado superioridade no setor ofensivo.

O time goiano é muito bom em casa, mas como visitante deixa a desejar. O artilheiro da equipe é Henrique Almeida, com seis gols.

Quando vai acabar o Campeonato Brasileiro da Série B em 2024?

A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B está marcada para 26 de novembro de 2024, terça-feira. Como manda a tradição, todos os confrontos serão realizados no mesmo horário.

Dá para assistir a Série B na TV Brasil, Globo, Premiere e Sportv, além do canal GOAT no Youtube. É possível acompanhar cada uma das opções na televisão e também no aplicativo do celular, tablet e até na smartv.

Confira, a seguir, a programação da última rodada:

Calendário da última rodada em 2024:

  • Goiás x Novorizontino
  • Guarani x Ceará
  • Mirassol x Chapecoense
  • Ituano x Amazonas
  • América MG x Brusque
  • Avaí x Ponte Preta
  • CRB x Operário
  • Coritiba x Botafogo SP
  • Paysandu x Vila Nova
  • Sport x Santos