Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » As melhores defesas da Série B do Brasileirão

As melhores defesas da Série B do Brasileirão

Publicado em:

Última atualização:

Um fator que várias equipes priorizam no futebol brasileiro é a defesa. Por mais que o ataque seja importante, os principais clubes acabam se sobressaindo em grandes competições por conta do seu forte sistema defensivo. E, no caso do Brasileirão Série B, esse cenário não é nem um pouco diferente. Aliás, esse fator, de certa forma, é até mais preponderante na segunda divisão do país, na qual os times da parte de cima têm números bem impressionantes.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, leia o texto a seguir. Vamos explorar algumas estatísticas que mostram a importância de uma defesa sólida e os melhores times da segunda divisão nesse quesito.

O quão importante é ter um bom sistema defensivo na Série B do Brasileirão?

Nos torneios de primeiro escalão do país, questões defensivas sempre foram importantes para levar ao sucesso. Na Série A do Brasileirão, por exemplo, oito dos últimos dez campeões levaram menos de um gol por jogo.

Já na “segundona”, essa estatística ainda é mais assustadora. Analisando o mesmo recorte, nesta última, década, nenhuma das equipes vencedoras sequer tomou 38 gols durante o campeonato. O mais perto que se chegou disso foi em 2016, quando o Atlético Goianiense levou 35 bolas na rede, uma média de 0,92 por jogo.

Além disso, em comparação, o ataque, embora relevante, tem um peso bem menor. Isso porque, em todas as edições da segunda divisão desde 2013, nenhum time vencedor chegou a dois gols por jogo. Aliás, isso não aconteceu somente com os campeões, mas com todos os clubes no geral. Para se ter uma ideia, o melhor ataque nesse ínterim do Brasileirão Série B foi o do Red Bull Bragantino em 2019, que marcou 64 vezes e teve média de 1,68 por partida.

Lembrando que, por estarmos falando de Série B, o nível técnico dos times é menor e ajuda a explicar esse cenário. Até mesmo em países europeus, dados desse tipo são bem comuns.

Quais são as melhores defesas do Brasileirão Série B 2024?

Agora que descobrimos a diferença que um sistema defensivo faz no campeonato, é hora de saber quais clubes estão se sobressaindo nesse aspecto em 2024 até então. São eles:

Santos: 16 gols

Um dos três que aparece nessa lista é o Time da Baixada Santista. O Santos sofreu 16 gols em 23 partidas e é vice-líder, atrás do Novorizontino. Será que, com 15 rodadas faltando, o clube ainda conseguirá ganhar o torneio?

Avaí: 16 gols

O clube de Santa Catarina, da mesma forma que o Peixe, levou 16 bolas na rede. Ocupando o sétimo lugar no campeonato, está a quatro pontos do Vila Nova, primeiro time da zona de classificação, e ainda tem boas chances de melhorar seu posicionamento.

Operário: 16 gols

Também com 16 gols sofridos, o Operário atualmente ocupa a 11ª posição. Todavia, como tem um jogo a menos, pode chegar a 35, caso vença, e chegar entre os seis primeiros, algo que demonstra o nível de competitividade da Série B.