Em junho de 1913, um grupo de jovens de Caxias do Sul apaixonados por futebol se reuniu para fundar um clube. Assim nasceu o Esporte Clube Juventude, um dos principais times da região Sul do Brasil. Ao longo de sua história, dois nomes se destacaram como os maiores artilheiros do Juventude: Mário Martini e Lory Tonietto.
A seguir, conheça a história de cada um deles e suas conquistas pelo clube alviverde.
Os maiores artilheiros do Juventude
Mário Martini
A torcida do Juventude podia não saber na época, mas, entre 1932 e 1947, um nome marcaria para sempre a história do clube. Mário Martini ganhou o status de lenda na equipe alviverde – e não foi apenas pelo seu futebol impecável.
Ele já fazia parte da equipe, por exemplo, no primeiro grande clássico do Juventude, quando enfrentou o Grêmio Esportivo Flamengo (que hoje se chama Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul). Na ocasião, o time da Papada venceu por 3 a 1.
Ao longo de suas 15 temporadas junto ao Juventude, Mário Martini marcou 217 gols. No entanto, poucos são os registros de sua passagem pelo clube, uma vez que ele esteve presente nos primeiros anos da equipe, que ainda se organizava e dava seus primeiros passos nos campeonatos regionais e nacionais.
Lory Tonietto
No ano seguinte à saída de Martini do Juve, a torcida viu a chegada de mais um artilheiro: Lory Tonietto. O atacante chegou ao clube em 1947, contudo, somente no ano seguinte estreou na equipe principal do alviverde sulista. Sua primeira atuação foi em um clássico contra o Flamengo – hoje, Ca-Ju, após a mudança de nome.
Desde então, Lory nunca mais voltou ao banco de reservas, sempre titular em campo. Tonietto jogou pelo Juventude entre os anos de 1948 e 1962 e, nestes quinze anos de Papada, balançou a rede adversária 183 vezes.
Os novos ídolos do Juventude
Atualmente na 13ª posição do Campeonato Brasileiro, nem só de ídolos antigos vive a torcida do Juve. O clube segue se destacando no futebol gaúcho e, com a chegada de novos artilheiros, também brilha nas competições nacionais.
Um dos principais goleadores do alviverde de Caxias é Carlos Eduardo, o Zulu, com 44 gols marcados entre 2011 e 2015. Os 42 gols que Silvio Mendes fez entre 2008 e 2009 também o colocam entre os maiores artilheiros do Juventus. Leonardo Manzi, que jogou no clube entre os anos de 2001 e 2004, entrou em campo em 81 partidas, anotando 31 gols.
A temporada 2024 do Campeonato Brasileiro continua no ar e, atualmente, a artilharia do Juventude leva o nome de Lucas Barbosa. Até o momento, o atacante já fez o capim do fundo da rede dos oponentes balançar dez vezes. Quatro delas somente no Brasileirão, outras quatro pelo Campeonato Gaúcho e mais duas pela Copa do Brasil.
No entanto, vale destacar que Lucas divide a artilharia do time no Brasileirão com outro jogador: o meia Jean também fez quatro gols no Campeonato, com apenas uma diferença: enquanto Lucas Barbosa alcançou a marca com 19 partidas jogadas, Jean tem apenas 14 participações em campo. Ou seja, até o final do ano, muitos gols ainda podem rolar.