Com uma excelente campanha em 2024, o atacante Hulk está prestes a entrar na lista dos maiores artilheiros do Atlético Mineiro no Brasileirão. Para quem não sabe, a primeira participação do Galo no Campeonato Brasileiro foi em 1937. Assim, de lá para cá, o alvinegro mineiro participou de 61 edições do torneio, ganhando três títulos – o primeiro deles logo em sua estreia. E, claro, vários artilheiros se consagraram pelo clube.
A seguir, então, conheça os principais goleadores do clube no principal campeonato do país.
Artilheiros do Atlético Mineiro no Brasileirão
Para começar, o maior goleador do Galo de todos os tempos foi Reinaldo. O atacante se mantém na liderança absoluta, com 89 gols marcados. Em segundo lugar, vem Marques, com 64 gols marcados somente no Brasileirão. O terceiro maior artilheiro atleticano em Campeonatos Brasileiros é Guilherme, com as 55 vezes em que ele balançou o capim do fundo da rede adversária.
Em seguida, vem o atual ídolo da torcida atleticana: Hulk, que aparece com 53 gols marcados – até o momento, afinal, a temporada 2024 do campeonato ainda está em andamento. Por fim, na quinta colocação está Diego Tardelli com 46 gols marcados.
Em resumo, então, a lista dos artilheiros do Atlético Mineiro no Brasileirão fica assim:
- Reinaldo: 89 gols
- Marque: 64 gols
- Guilherme: 55 gols
- Hulk: 53 gols
- Diego Tardelli: 46 gols
Mas vale ressaltar que Hulk é o maior artilheiro do clube na temporada de 2024 – dentro e fora do Campeonato Brasileiro. Até o mês de agosto, o camisa 7 do Galo havia marcado 15 gols defendendo o clube mineiro. Ele também está a poucos gols de distância da galeria de maiores artilheiros da história do Atlético Mineiro, uma vez que já somou 110 gols pelo Galo – e contando…
Goleadores históricos do Atlético Mineiro
Em seus mais de 115 anos de história, grandes ídolos já vestiram a camisa do Galo. Entre eles, estão nomes como Toninho Cerezo, Taffarel e outros. Mas, além de fazerem a alegria da torcida com seus passes icônicos, alguns se sagraram os maiores artilheiros do Atlético Mineiro.
Então relembre os cinco maiores goleadores da história do time de Belo Horizonte.
Reinaldo
Além de liderar a lista dos maiores artilheiros do Atlético em Brasileirões, ele também é o maior goleador da história do Galo. Isso porque, com 255 gols marcados em 275 jogos com a camisa do Galo entre os anos de 1973 e 1985, nenhum outro jogador se iguala a Reinaldo.
Dadá Maravilha
Outro ídolo da torcida mineira e um dos maiores artilheiros do Atlético Mineiro é Dadá Maravilha. O atacante, que achava “feio” não fazer gol, balançou a rede adversária 211 vezes nos 293 jogos que disputou pelo Galo.
Mário de Castro
Ídolo de uma camisa só, Mário de Castro fez parte do Atlético entre 1925 e 1931. Com 195 gols marcados em 100 partidas, o jogador tem a média de 1,95 gols por jogo. Assim, não foi à toa que, ao lado de Said e Jairo, ele formou o que ficou conhecido como “Trio Maldito” do ataque alvinegro.
Guará
Os 168 gols marcados nos quase 200 jogos em que atuou pelo Atlético-MG renderam ao atacante Guará o apelido de Perigo Louro – ou Demônio Louro. Considerado um dos maiores ídolos da torcida durante a década de 1930, ele jogou pelo Galo entre 1933 e 1941.
Lucas Miranda
O atacante passou pelo Botafogo e pelo Corinthians antes de se tornar um dos maiores artilheiros do Atlético Mineiro. Famoso por sempre marcar no final da partida, ganhou o apelido de “artilheiro do apagar das luzes”, anotando 152 gols em 258 jogos.