Atualmente na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR foi da liderança da classificação, para o quinto lugar, depois de perder para o Fortaleza por 1 a 0 no domingo do dia 2 de junho.
Atualmente, quem está no comando da equipe é Cuca. O treinador chegou para compor a equipe técnica em abril a fim de liderar o time na temporada de 2024. Ele substituiu o colombiano Juan Cargo Osório, demitido após 12 jogos com o time paranaense.
Dito isso, as expectativas dos torcedores do Athletico-PR neste Brasileirão são altas. Afinal, o clube não é vencedor do campeonato desde 2001, quando conquistou seu então primeiro e único título até hoje.
Análise do Athletico-PR no Brasileirão 2024
Da primeira até a quarta rodada
Na primeira rodada do Brasileirão de 2024, no dia 14 de abril, o Athletico-PR venceu do Cuiabá em uma incrível goleada de 4 a 0. O placar contou com gols de Pablo Felipe Teixeira, Agustín Canobbio, Leonardo Godoy e Gonzalo Mastriani.
Seguindo adiante, na segunda rodada, veio a primeira derrota. Desta vez, o Grêmio venceu o clube paranaense por 2 a 0 no dia 17 de abril, com gols de Franco Cristaldo e Yeferson Soteldo.
A terceira rodada também foi contra um clube gaúcho no dia 21 de abril, desta vez contra o Internacional, que perdeu para o Athletico-PR por 1 a 0, com um gol de Agustín Canobbio.
Logo após, na quarta rodada, o time também teve seu primeiro empate no Campeonato Brasileiro deste ano. Em um jogo contra o Juventude em 28 de abril, tanto Erick Farias quanto Nikão marcaram gols. A partida terminou em 1 a 1.
Da quinta até a oitava rodada
Em mais uma vitória, a quinta rodada foi de grande emoção para o clube, que venceu do Vasco da Gama no dia 5 de maio por conta de um gol de Erick Luis. Neste mesmo jogo, Hugo Moura do clube carioca ganhou um cartão vermelho.
Do mesmo modo, na sexta rodada, foi a vez do Palmeiras perder para o Athletico-PR, que balançou duas vezes a rede do Verdão no dia 12 de maio, com gols de Pablo Felipe Teixeira e Gustavo Gómez. Nesta mesma partida, Lucas Esquivel ganhou um cartão vermelho.
A segunda derrota que o clube sofreu foi na sétima rodada contra o Fortaleza, com um gol de Benjamín Kuscevic pelo clube cearense.
Por fim, neste mês de junho, deve enfrentar o Criciúma, no dia 13, pela oitava rodada; o Flamengo, no dia 16, pela nona; o Botafogo, no dia 19, pela décima; o Corinthians, no dia 23, pela 11ª; o Cruzeiro, no dia 26, pela 12ª; e o Vitória, no dia 30, pela 13ª.
A conquista do Campeonato Brasileiro em 2001
O Athletico-PR venceu a 46ª edição do Brasileirão, que ocorreu em 2001. Naquela época, o time fez uma campanha histórica e conseguiu seu primeiro título nacional, sendo, então, o 17º campeão brasileiro e o primeiro a vencer a competição no novo milênio.
O Rubro-Negro Paranaense ficou em segundo na primeira fase do campeonato, com um total de 51 pontos acumulados em 27 jogos — 15 vitórias, seis empates e seis derrotas.
Depois disso, enfrentou o São Paulo nas quartas de final e venceu por 2 a 1. Já nas semifinais, pegou o Fluminense, mas conseguiu marcar três gols contra apenas 2 do time carioca, o que levou o time para a grande final contra o São Caetano, de São Paulo.
O primeiro jogo da final terminou em 4 a 2 para o Athletico-PR, e o segundo, em 1 a 0 para o clube. Tal feito o consagrou pela primeira vez como campeão do Campeonato Brasileiro.
No fim do torneio, acumulou um total de 68 gols e conseguiu um aproveitamento de 74%. Já o destaque da equipe foi para o atacante Alex Mineiro, que se tornou o quarto jogador a marcar quatro gols numa série final de Campeonato Brasileiro. Antes dele, a lista já contava com Pelé (Santos em 1963), Dirceu Lopes (Cruzeiro em 1966) e Fernando Ferretti (Botafogo 1968).
Análise do Athletico-PR na história do Brasileirão
De lá para cá, também houve outras campanhas boas que merecem estar nesta análise do Athletico-PR no Brasileirão. Em 2004, por exemplo, o time conseguiu atingir a marca de 18 partidas invictas e terminou em segundo lugar.
Já nas temporadas de 2013 e 2019, conquistou a incrível marca de ficar 13 partidas sem sofrer uma derrota.
Na edição de 2022 o Furacão terminou a competição com a sexta colocação, tendo 58 pontos, o que garantiu o último lugar na fase de grupos da Copa Libertadores para o time.
Por fim, na temporada do ano passado (2023), o Athletico-PR terminou o Campeonato Brasileiro em oitavo lugar, com um total de 56 pontos. Desse modo, de 38 jogos, 14 foram vitórias, 14 empates e dez derrotas. Porém, isso foi o suficiente para classificar o time para a fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Outras temporadas em que a invencibilidade do time foi destaque foram as de 2001, quando foi campeão, com 12 jogos; além de 1996 com 11 partidas invictas e em 1986 com dez.