Sob o pretexto de oferecer oportunidades para clubes de menor expressão, a UEFA criou a UEFA Conference League em 2021. É o terceiro campeonato do continente, mas com o mesmo futebol em alto nível e as acirradas disputas em cada uma das rodadas. Até o momento, três times de países diferentes foram campeões da Conference League, deixando clara a diversidade da competição.
Todos os campeões da Conference League
Confira, a seguir, quem são os campeões da Conference League e como se deram as conquistas.
2021/22 – Roma é a primeira campeã da Conference League
A Roma de José Mourinho foi a primeira campeã da história da Liga Conferência da UEFA. Na estreia do torneio, a equipe italiana derrotou o Feyenoord na final por 1 a 0, com gol de Zaniolo na etapa inicial. Para comemorar, o treinador fez uma tatuagem com o desenho do troféu em seu braço.
O caminho da Roma até a glória não foi nada fácil. Primeiro, o time venceu o Trabzonspor (Turquia) nos playoffs, e só então se classificou para a fase de grupos. Com 13 pontos, o elenco terminou em primeiro lugar com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Daí, passou por Vitesse nas oitavas de final, Bodø/Glimt nas quartas, Leicester na semifinal e finalmente o Feyenoord na decisão.
2022/23 – West Ham vence o campeonato
O segundo campeão da Conference League pertence à Inglaterra: o West Ham. Em 7 de junho de 2023, na Fortuna Arena, o clube inglês superou a italiana Fiorentina por 2 a 1, com gols de Benrahma e Bowen, enquanto Bonaventura diminuiu o placar.
Antes de chegar até a fase de grupos, o West Ham precisou vencer o Viborg (Dinamarca) nos playoffs. Depois, assegurou a liderança na chave B com 100% de aproveitamento ao ganhar os seis confrontos e, consequentemente, faturar 18 pontos. Então, o elenco derrotou o AEK Larnaca nas oitavas de final, o Gent nas quartas, o AZ Alkmaar na semifinal e, por fim, a Fiorentina.
2023/24 – Olympiacos é o terceiro campeão
Pelo segundo ano consecutivo, a Fiorentina se classificou para a final da Conference League, mas a taça não foi para a Itália. Isso porque o Olympiacos, da Grécia, levou a melhor na prorrogação depois de um tempo regulamentar quente. Sendo assim, o time grego é o terceiro na lista dos campeões da Conference League. O gol do título foi de El Kaabi, por 1 a 0.
Como ficou em terceiro lugar no grupo da Liga Europa, o clube faturou a vaga na segunda fase da Conference League. Então, o elenco venceu o Ferencváros (Hungria), passou pelo Maccabi Tel Aviv nas oitavas de final, o Fenerbahçe nas quartas, o Aston Villa na semifinal, e a Fiorentina na decisão.
O que acontece com quem ganha a Conference League?
Além do título e da taça, o campeão da Conference League também fatura uma grande premiação em dinheiro e a vaga na fase de grupos da Liga Europa, o segundo maior torneio de futebol do continente. Dessa maneira, a UEFA torna a competição mais atrativa, competitiva e até mais interessante tanto para os times como para os torcedores.
Entretanto, é importante ressaltar que a equipe só garante a vaga na Liga Europa caso não tenha se classificado para a Liga dos Campeões através do campeonato nacional.
Sobre a premiação, os valores estão sujeitos a alterações. Em 2024, por exemplo, a UEFA deu 5 milhões de euros para o campeão, e 3 milhões para o vice. Além disso, cada uma das etapas também distribui diferentes valores aos participantes.
O troféu da Conference League tem 57,5 cm de altura e pesa 11 kg. De acordo com a UEFA, o objeto consiste em 32 espinhos hexagonais, representando cada equipe que compete na fase de grupos. Eles são torcidos e curvados a partir da base. Além disso, a base e o topo são feitos de latão com um efeito de aço galvânico fosco, enquanto os espinhos estão na cor prateada.