A camisa do Palmeiras é uma das mais icônicas do futebol brasileiro, com muita tradição. Desde o início da história do clube, o verde, o branco e o vermelho são as cores que compõe os seus uniformes, em homenagem à bandeira da Itália.
Veja a evolução das camisas do Palmeiras ao longo da história do clube.
Começo da história
O Palmeiras é um clube fundado por imigrantes italianos em 1914, ainda como Palestra Itália. Em 1915, fez seu primeiro jogo vestindo as cores verde, branco e vermelho, utilizando também a Cruz de Savoia, símbolo da Casa Real Italiana.
Em seguida, o time adotou um escudo próprio, com as letras “P” e “I”, por conta de seu nome, e manteve suas cores.
Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, o então Palestra Itália teve de excluir o vermelho entre suas cores, para evitar uma alusão à Itália. Além disso, o clube teve de mudar o seu nome para o atual.
Desde então, a camisa do Palmeiras é majoritariamente verde, com alguns detalhes em branco, assim como seu meião. Já o calção é branco em sua maioria, com apenas alguns detalhes em verde.
Ao longo da sua história, o design da camisa variou um pouco, assim como os tons de verde. Até os anos 1990, os uniformes eram com tons mais escuros e menos detalhes.
Logo depois, as cores passaram a variar mais, incluindo tons mais claros e alguns detalhes, como listas verticais brancas. O principal exemplo disso é o icônico uniforme alviverde de 1993, quando o Palmeiras foi campeão paulista após quase 20 anos sem títulos.
Camisa do Palmeiras em anos mais recentes
Recentemente, as camisas do Palmeiras seguem o padrão histórico do clube de tons mais escuros de verde. Contudo, as marcas têm ousado um pouco mais nos detalhes, adicionando cores como verde limão, dourado e uma maior incorporação do vermelho, relembrando o início de sua história.
Além disso, existe uma variação maior nos segundos uniformes. Enquanto em boa parte do século passado as camisas alternativas eram brancas, o século XXI do Verdão já contou com uniformes alternativos verde limão, azuis e até prateados, como em 2007 e 2015.
Em 2014, aliás, o clube teve o uniforme três amarelo, em homenagem ao jogo em que representou a Seleção Brasileira contra o Uruguai em 1951.
Já quanto aos uniformes de goleiro, o Palmeiras tem uma tradição de utilizar camisas azuis. Porém, as marcas passaram a apostar mais em cores chamativas como o amarelo e o vermelho.
Patrocinadores
O Palmeiras atualmente tem um contrato com a Puma para o fornecimento de seu material esportivo. Na temporada 2024, por exemplo, foi a marca alemã que vestiu o clube na campanha do título paulista e segue fazendo as camisas alviverdes.
Nesta temporada, a primeira camisa do Palmeiras é verde com detalhes em branco e dourado. Já a segunda é branca com detalhes em verde e dourado. Por fim, a fornecedora lançou recentemente um terceiro uniforme na cor dourado. Este último faz parte da campanha “É o Palestra que nos torna família”, em alusão ao antigo nome do clube e exaltando a ligação da instituição com seus torcedores.
Veja as marcas que já vestiram o Palmeiras:
- Adidas: 1977 a 1992;
- Rhumell: 1993 a 1995;
- Reebok: 1996 a 1998;
- Rhummel: 1999 a 2002;
- Diadora: 2003 a 2005;
- Adidas: 2006 a 2018;
- Puma: 2019 até hoje.