Início » Futebol » Bundesliga » Descubra quem é Xabi Alonso, técnico do Bayer Leverkusen

Descubra quem é Xabi Alonso, técnico do Bayer Leverkusen

Publicado em:

Última atualização:

Na temporada europeia de 2023/24, o grande destaque entre as equipes ficou com o Leverkusen e a sua temporada quase perfeita. O time alemão quebrou recorde atrás de recorde, enfileirou vitórias e praticou um tipo de futebol que deixou a todos de queixo caído. Algo que, por sinal, não era nem um pouco esperado, ainda mais de um time que ficou em sexto lugar na Bundesliga em 2022/23. Todavia, o técnico do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso, trouxe mágica para esse elenco.

Leia o texto a seguir para conhecer melhor a carreira do espanhol. Além disso, veja alguns números do treinador na última temporada.

Início de Xabi Alonso no futebol

Xabi Alonso Olano nasceu na cidade de Tolosa, na Espanha, em 25 de novembro de 1981.

Filho de Miguel Ángel Olano e Isabel Olano, possui ligação com o futebol desde a infância. Para se ter uma ideia, seu pai foi ex-jogador e técnico, seu irmão Mikel também já jogou futebol profissional, e seu outro irmão, Jon, é árbitro.

Dessa forma, não é nada surpreendente que o atual técnico do Bayer Leverkusen tenha escolhido viver com uma bola nos pés. Dos membros da família, aliás, mostrou ser o mais talentoso. Seu clube de infância foi o Antiguoko, da cidade de Antiguo, no País Basco. Lá permaneceu por um ano, até que foi integrado à equipe juvenil da Real Sociedad. Todavia, iniciou sua carreira no Eibar em 2000/01, já que foi emprestado por La Real.

Após o término do empréstimo, Xabi subiu de patamar e se tornou uma das grandes revelações espanholas. Em 2002/03, por sinal, foi um dos principais jogadores da Sociedad, que ficou com um vice-campeonato espanhol.

Gigantes da Europa

Depois de surpreender toda a Espanha, Alonso acabou sendo transferido para o Liverpool em 2004/05. No clube inglês, seria parte vital da equipe de Rafa Benítez durante o período que jogou por lá. Ao todo, disputou 218 jogos, marcou 19 gols e deu 18 assistências. Ademais, ele ajudou os Reds a conquistarem quatro troféus durante sua passagem, incluindo uma Liga dos Campeões bem improvável em 2005.

O hoje técnico do Bayer Leverkusen não parou por aí com as conquistas. Em 2009/10 voltou à Espanha, porém, para atuar na equipe do Real Madrid. Permaneceu nos merengues por seis temporadas e fez 236 partidas, com seis gols e 31 assistências. Novamente, foi peça fundamental na equipe, onde ganhou cinco títulos, e o principal deles seria mais uma Champions League, em 2013/14, sob o comando de Carlo Ancelotti.

Por fim, vale destacar sua passagem no Bayern de Munique. Jogou três temporadas no gigante bávaro (2015 a 2017) e esteve presente em 117 partidas, marcando nove gols e dando 12 assistências. No que se refere a títulos, ganhou cinco taças comandado por Pep Guardiola e, outra vez, por Ancelotti.

Posição de técnico no Bayern Leverkusen

Xabi Alonso se aposentou como jogador profissional em 2017, aos 35 anos. Depois disso, decidiu começar a carreira de técnico no Sub-14 do Real Madrid e, posteriormente, no Real Sociedad B, onde subiu com a equipe para a Segunda Divisão espanhola. No entanto, o trabalho de técnico do Bayern Leverkusen só teve início em 2022. O espanhol pegou uma equipe que estava na zona de rebaixamento e a levou para o sexto lugar no final da Bundesliga em 2022/23.

Já na última temporada, como citado antes, fez história. Conquistou uma Bundesliga e uma Copa da Alemanha, ambas de forma invicta, além de um vice-campeonato da Liga Europa. Ao todo, em 2023/24, foram 53 jogos, com 43 vitórias, nove empates e uma derrota. Ademais, vale destacar que o Leverkusen conseguiu o maior recorde de invencibilidade de toda a Europa na era moderna, com 49 jogos consecutivos sem perder.