Após uma passagem que não deixará muitas saudades, o novo técnico do Bayern de Munique foi um assunto que causou polêmica entre os torcedores e jornalistas. Afinal, o antigo treinador foi o primeiro em 18 anos a ficar uma temporada inteira sem ganhar nenhum título pelo clube alemão.
Contudo, a escolha feita pela diretoria do Bayern para seu novo técnico deu início a muitos debates. O ex-zagueiro da seleção da Bélgica, Vincent Kompany, irá assumir os bávaros a partida da próxima temporada.
Entretanto, o motivo de tanta desconfiança é que o último trabalho de Kompany como treinador resultou no rebaixamento de seu ex-clube, o Burnley da Inglaterra, que ficou entre os piores na Premier League 2023–24.
Vincent Kompany é o novo técnico do Bayern
O Bayern pagou 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 67 milhões) para tirar Kompany do Burnley. O técnico chega com a missão de fazer o Bayern retornar aos títulos.
Aliás, será o terceiro trabalho como técnico da carreira de Kompany, que teve sua primeira experiência ao comandar o Anderlecht da Bélgica. Após isso, Kompany foi contratado pelo Burnley, que estava na segunda divisão do futebol inglês e conseguiu levar o time de volta para a Premier League.
Todavia, a última temporada foi complicada para a equipe, e o treinador nada pôde fazer para manter o Burnley na primeira divisão.
Primeiros anos como técnico no Anderlecht
Kompany iniciou sua carreira de treinador no Anderlecht. Aliás, foi o clube onde começou e encerrou sua carreira de jogador. Ele comandou o Anderlecht por duas temporadas e atingiu o quarto e o terceiro lugar na Pro League (campeonato belga).
Além disso, durante seu tempo como treinador do clube, Kompany dirigiu a equipe em 90 partidas, com uma marca de 41 vitórias, 30 empates e 19 derrotas, alcançando uma média de 1,70 pontos por jogo.
Sucesso com o Burnley
O segundo desafio da carreira do novo técnico do Bayern, após duas boas temporadas pelo Anderlecht, veio em junho de 2022, quando assumiu o comando do Burnley, clube da segunda divisão inglesa na época.
Na temporada de 2022–23, Kompany liderou o Burnley a um retorno triunfante para a Premier League, o clube foi campeão do Championship, com incríveis 101 pontos conquistados. Desde a temporada 2013–14, quando o Leicester City conseguiu o feito, que algum clube não fazia mais de 100 pontos na competição.
Nem mesmo o rebaixamento de volta para a segunda divisão fez com que o Burnley pensasse em abrir mão do comandante. Aliás, o plano era ter Kompany para a temporada 2024–25. Contudo, o Bayern precisava de um técnico, e a oportunidade era irrecusável para o treinador, que vai se mudar da Inglaterra para a Alemanha.
Números e estatísticas de Kompany como treinador
Anderlecht (2020–2022)
- Partidas: 90
- Vitórias: 41
- Empates: 30
- Derrotas: 19
- Média de pontos por partida: 1,70
Burnley (2022–2024)
- Partidas: 96
- Vitórias: 41
- Empates: 24
- Derrotas: 31
- Média de pontos por partida: 1,53
Números gerais do novo técnico do Bayern
- Total de partidas como técnico: 191
- Total de vitórias: 84
- Total de derrotas: 53
- Média geral de pontos por partida: 1,60