Bruno Henrique Corsini nasceu em Apucarana, Paraná, no dia 21 de outubro de 1989 e é um meio-campista do Internacional com uma carreira marcada por passagens em clubes no Brasil, na Europa e no Oriente Médio. O jogador já foi campeão brasileiro por três vezes e em duas equipes diferentes. Aliás, por dois dos maiores rivais do futebol nacional.
Com a camisa do Internacional, Bruno Henrique se tornou um jogador importante no elenco e ganhou o respeito da torcida colorada pouco tempo após a sua chegada. Afinal, não demorou para o meia mostrar seu vigor físico defensivo, capacidade de criar chances reais de gol com assistências e tentativas de fora da área. Pelo clube gaúcho, o jogador já participou diretamente de nove gols marcados pelo time, seja anotando o tento ou dando o passe para um companheiro balançar as redes.
Trajetória e clubes que Bruno Henrique jogou até chegar ao Internacional
Iraty e Londrina (2010 até 2012)
Bruno Henrique começou sua carreira profissional no Iraty e não demorou para entrar na mira de um clube de maior visibildiade no Paraná. Assim sendo, em 2012, o meia se transferiu para o Londrina e conquistou o Campeonato Paranaense do Interior. No Londrina, Bruno Henrique provou ser um meio-campista defensivo e de visão apurada. Contudo, sem perder a consistência no ataque com boas finalizações e gols marcados.
Portuguesa (2013)
Em 2013, Bruno Henrique se transferiu para a Portuguesa, onde disputou a Série A do Campeonato Brasileiro. Embora a Lusa não tenha vivido uma de suas melhores fases, Bruno Henrique foi um dos jogadores que conseguiu se destacar, o que facilitou sua transferência para um gigante do futebol nacional, o Corinthians. Pela Lusa, o jogador balançou a rede por quatro vezes mesmo em apenas 29 jogos disputados.
Corinthians (2014 até 2016)
Em 2014, Bruno Henrique chegou ao Corinthians, um time que tem grande rivalidade com seu clube atual, o Internacional. No Timão ele viveu uma das fases mais importantes da sua carreira em questão de visibilidade. Afinal, no alvinegro, ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015 e foi fundamental para a campanha vitoriosa da equipe. Em três anos, ele disputou 125 partidas e marcou sete gols, assumindo um papel crucial no meio-campo defensivo, responsável por recuperar a posse de bola e iniciar as transições ofensivas. Sua regularidade e eficiência nos desarmes fizeram dele um dos destaques no elenco do Corinthians
Palermo (2016)
Em 2016, Bruno Henrique teve sua primeira experiência internacional ao ser contratado pelo Palermo, o clube italiano pagou uma quantia de R$ 12 milhões pelo jogador brasileiro. Contudo, ele teve uma temporada breve e menos expressiva do que imaginava na liga italiana. Afinal, foram 33 partidas com poucos momentos de destaque e apenas um gol marcado. Portanto, o cenário na Europa não era dos melhores e o jogador decidiou retornar ao Brasil, dessa vez para defender as cores do maior rival do seu ex-clube.
Palmeiras (2017 até 2020)
Bruno Henrique retornou ao Brasil em 2017 para jogar pelo Palmeiras, último clube nacional que ele defendeu antes de chegar ao Internacional. No Verdão ele viveu o período mais vitorioso de sua carreira no futebol. Ele conquistou o Campeonato Brasileiro em 2018 e 2019. Além disso, o meio-campista foi importante na campanha campeã do Palmeiras na Copa Libertadores em 2020.
Por fim, com a camisa do alviverde, Bruno Henrique se destacou marcando 28 gols em 175 partidas. Aliás, ele foi premiado com a Bola de Prata e o título de melhor meia do Brasileirão em 2018.
Al-Ittihad (2020 até 2023)
Em 2020, Bruno Henrique deixou o Brasil para atuar no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Assim sendo, durante três temporadas, ele participou de 30 jogos, marcou cinco gols e foi um dos líderes da equipe em assistências e participações diretas nas jogadas ofensivas. Pelo clube saudita, Bruno Henrique conquistou o Campeonato Saudita e a Supercopa Saudita em 2023. Ele se adaptou bem ao estilo de jogo no Oriente Médio, onde sua experiência e habilidade em manter o equilíbrio entre defesa e ataque foram fundamentais.
Internacional (2023 até o momento)
Após o término de seu contrato com o Al-Ittihad, Bruno Henrique voltou ao Brasil em 2023 para defender o Internacional, assinando contrato até dezembro de 2025. Desde sua chegada, ele tem sido um jogador importante no meio-campo colorado, trazendo toda a experiência adquirida ao longo de sua trajetória. No Internacional, ele já acumula boas atuações e se tornou um dos pilares da equipe comandada por Roger Machado, principalmente pela capacidade de organizar o meio-campo e dar suporte tanto defensivo quanto ofensivo.
Títulos conquistados por Bruno Henrique Corsini
Londrina
- Campeonato Paranaense do Interior: 2013
Corinthians
- Campeonato Brasileiro: 2015
Palmeiras
- Campeonato Brasileiro: 2018, 2019
- Copa Libertadores: 2020
- Florida Cup: 2020
- Campeonato Paulista: 2020
Al-Ittihad
- Campeonato Saudita: 2023
- Supercopa Saudita: 2023
Estatísticas da carreira de Bruno Henrique
Iraty
- Jogos: 29
- Gols: 9
Londrina
- Jogos: 45
- Gols: 4
Portuguesa
- Jogos: 29
- Gols: 4
Corinthians
- Jogos: 125
- Gols: 7
Palermo
- Jogos: 33
- Gols: 1
Palmeiras
- Jogos: 175
- Gols: 28
Al-Ittihad
- Jogos: 80
- Gols: 5
Internacional
Gols: 4 (até novembro de 2024)
Jogos: 36 (até novembro de 2024)