Início » Futebol » Brasil x EUA: saiba tudo sobre o último amistoso da Seleção antes da Copa América

Brasil x EUA: saiba tudo sobre o último amistoso da Seleção antes da Copa América

Publicado em:

Última atualização:

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira, em Orlando, nos Estados Unidos, para enfrentar o time da casa, no último amistoso de preparação para a Copa América. Já em solo americano, os comandados de Dorival Júnior vão jogar contra o México neste sábado.

A Seleção estreará no torneio continental em 24 de junho, uma segunda-feira, contra a Costa Rica, em Los Angeles. O grupo D também conta com Colômbia e Paraguai.

Saiba onde e quando será Brasil x EUA

Brasil x Estados Unidos acontecerá no dia 12 de junho, a partir das 20 horas, em Orlando, na Flórida. O palco da partida será o estádio Camping World, que tem capacidade para 65 mil espectadores e é comumente usado para jogos de futebol americano.

Onde ver o último amistoso da Seleção antes da Copa América

A partida será transmitida ao vivo pela Globo, na TV aberta, e pelo SporTV, na TV fechada. O serviço de streaming Globoplay também exibirá as emoções de Brasil x EUA.

Brasil só perdeu uma vez para os EUA: veja o histórico

A supremacia da Seleção Brasileira contra os Estados Unidos é brutal: são 19 vitórias em 20 partidas. A única derrota, por 1×0, aconteceu na Copa Ouro de 1998. A título de curiosidade, vale destacar que as duas seleções nunca empataram na história.

A Seleção, que vem de 11 vitórias seguidas contra os americanos, estufou as redes adversárias 43 vezes nessas 20 partidas, sofrendo apenas 12 gols. O artilheiro do confronto é Neymar, que marcou em cinco ocasiões contra os EUA. Ronaldinho Gaúcho, com três gols, figura na sequência.

Relembre partidas históricas entre Brasil e Estados Unidos

Como não podia ser diferente, a partida mais marcante entre as duas seleções aconteceu nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1994. Jogando nos Estados Unidos e em pleno feriado de 4 de julho, Dia da Independência americana, a Seleção ficou com um jogador a menos ainda no primeiro tempo, quando Leonardo foi expulso por agredir Tab Ramos com uma cotovelada. A partir daí, se seguiu um jogo duríssimo, resolvido apenas quando Romário deixou Bebeto em condições de fazer 1×0 e garantir a classificação para as quartas.

Outro jogo inesquecível aconteceu em 2009, na África do Sul, na decisão da Copa das Confederações. Após surpreender a favorita Espanha, que viria a ser campeã mundial no ano seguinte, os EUA saíram na frente do Brasil, abrindo 2×0 ainda no primeiro tempo. A Seleção voltou melhor do intervalo e conseguiu a virada, com gols de Luís Fabiano (duas vezes) e Lúcio, assegurando o terceiro dos quatro títulos do Brasil na competição.

Veja a lista de convocados de Dorival Júnior

Com a troca do goleiro Ederson (Manchester City), lesionado, por Rafael (São Paulo) e do acréscimo de Bremer (Juventus), Éderson (Atalanta) e Pepê (Porto), após a Conmebol ampliar de 23 para 26 o número máximo de convocados, assim ficou a relação do Brasil para a Copa América:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo).

Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto).

Zagueiros: Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Beraldo (PSG), Bremer (Juventus) e Gabriel Magalhães (Arsenal).

Volantes e meias: Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Éderson (Atalanta), Andreas Pereira (Fulham) e Lucas Paquetá (West Ham).

Atacantes: Vinicius Júnior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pepê (Porto), Evanilson (Porto), Savinho (Girona) e Raphinha (Barcelona).

Saiba a provável escalação do Brasil

Após usar um time mesclado entre titulares e reservas contra o México, o Brasil deverá ir a campo contra os Estados Unidos com força total.

Provável time do Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Wendell; João Gomes (Douglas Luiz), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Vinicius Jr., Rodrygo e Endrick. Treinador: Dorival Júnior.

Saiba quem são os principais jogadores americanos

Donos da casa, os Estados Unidos querem fazer bonito diante de sua torcida. Para isso, montaram uma lista com atletas conhecidos no futebol europeu. Astro do Milan e ex-jogador do Chelsea, o grande nome do elenco é o atacante Pulisic, bem assessorado pelo meia McKennie, que também joga na Itália, mas na Juventus. Vale destacar ainda Reyna, do Nottingham Forest, e Weah, outro da Juventus.

Dorival Júnior comanda reconstrução da Seleção

O Brasil chega à Copa América em um momento de reconstrução. Depois da dispensa de Fernando Diniz, treinador que dividia sua atenção ao comandar a Seleção e o Fluminense ao mesmo tempo, Dorival Júnior herdou o cargo.

As duas primeiras partidas sob o novo comando foram promissoras. Jogando no mítico Wembley, em Londres, a Seleção venceu a Inglaterra por 1×0, gol do jovem Endrick, do Palmeiras. Dias depois, no Santiago Bernabéu, em Madri, empate por 3×3 contra a Espanha, gols de Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá, este já nos acréscimos do segundo tempo.

Quem é protagonista do Brasil na falta de Neymar?

Ainda em tratamento de uma lesão grave no joelho, Neymar não poderá defender a Seleção na Copa América. Sua ausência deixa um vácuo que tem tudo para ser preenchido, principalmente, pelo atacante Vinicius Júnior.

Astro maior do Real Madrid na temporada, inclusive com direito a gol na final da Champions League, na vitória por 2×0 sobre o Borussia Dortmund, Vini figura entre os favoritos para conquistar a próxima Bola de Ouro. Para dividir as ações no ataque, ele terá ao seu lado o companheiro de clube Rodrygo, novo camisa 10 da Seleção, Lucas Paquetá, do West Ham, e Endrick, joia do Palmeiras que se apresentará ao Real Madrid após a Copa América.

O ataque ficará a cargo de jovens jogadores, mas a Seleção tem em seu elenco atletas experientes para dividir a responsabilidade. São os casos do goleiro Alisson, do Liverpool, do lateral-direito Danilo, da Juventus, e do zagueiro Marquinhos, do PSG.

Veja os quatro grupos da Copa América e o sistema de disputa

As 16 seleções da Copa América estão divididas em quatro grupos de quatro equipes. Todos jogarão contra todos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada uma avançarão para as oitavas de final. A partir daí, os confrontos serão disputados em jogo único até a definição do campeão.

Grupo A

  • Argentina
  • Canadá
  • Chile
  • Peru

Grupo B

  • Equador
  • Jamaica
  • México
  • Venezuela

Grupo C

  • Bolívia
  • Estados Unidos
  • Panamá
  • Uruguai

Grupo D

  • Brasil
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Paraguai

Veja a lista de campeões da Copa América

Argentina e Uruguai, com 15 títulos cada uma, dividem a honra de maiores campeões da Copa América. O Brasil, com nove taças, aparece na sequência.

Veja a seguir a lista com todos os campeões do torneio:

  1. Argentina: 15 títulos
  2. Uruguai: 15 títulos

3. Brasil: 9 títulos

4. Paraguai: 2 títulos

4. Chile: 2 títulos

4. Peru: 2 títulos

7. Bolívia: 1 título

7. Colômbia: 1 título