Ronaldinho Gaúcho pode ser conhecido como o rei do “rolê aleatório” hoje em dia, mas, nos anos 2000, ele era o rei das quatro linhas. O atacante brilhou no Brasil e no exterior com seus dribles e jogadas que fizeram a alegria de muita torcida. Tanto é que, dentre seus diversos títulos e prêmios, Ronaldinho Gaúcho também ganhou uma Bola de Ouro.
O Bola de Ouro – ou Ballon D’Or – é um prêmio dado pela revista France Football. Criado em 1956, o reconhecimento homenageia os melhores jogadores de cada temporada no futebol europeu.
Em 2005, esse triunfo coube justamente a ele, Ronaldinho Gaúcho que, na época, defendia a camisa do Barcelona. O meia-atacante deixou para trás a estrela do Chelsea Frank Lampard, e o também britânico Steven Gerrard, na época capitão do Liverpool.
A atuação decisiva de Ronaldinho na conquista do título do Campeonato Espanhol pelo Barça, após um jejum de seis anos, marcou a temporada de 2004/2005. Naquele ano, o jogador também havia acrescentado em seu currículo o título da Seleção Brasileira na Copa das Confederações.
Além disso, o ano de 2005 foi aquele em que Ronaldinho Gaúcho atingiu a marca de 50 gols vestindo a camisa do time catalão. Ele conquistou o feito apenas dois anos depois de sua contratação pelo clube.
Vale destacar, ainda, que em 2004, a FIFA já havia escolhido Ronaldinho Gaúcho como o melhor jogador do ano. Assim, em 2005, após sua excelente campanha e o Bola de Ouro, Ronaldinho Gaúcho foi novamente o melhor do mundo de acordo com a FIFA. Por fim, comprovando que a temporada 2004/2005 foi uma das melhores fases na carreira de atleta do brasileiro, ele também foi escolhido o melhor jogador e o melhor atacante da UEFA.
Além de Ronaldinho Gaúcho, outros brasileiros agraciados com o Bola de Ouro
Até o ano em que Ronaldinho Gaúcho ganhou o prêmio francês, apenas outros dois brasileiros haviam tido a honra de serem agraciados com o Bola de Ouro. Primeiro, Ronaldo Fenômeno levou o prêmio para casa em duas ocasiões, nos anos de 1997 e 2002. Na sequência, a France Football elegeu o craque Rivaldo como o melhor do futebol europeu em 1999.
Depois disso, o Brasil levou o prêmio apenas mais uma vez, pelas mãos de Kaká, em 2007. No entanto, nesta temporada 2023/2024, o brasileiríssimo Vini Jr., atualmente no Real Madrid, tem grandes chances de entrar para o seleto clube dos brasileiros agraciados com este reconhecimento.
Já a lista de brasileiros homenageados com o prêmio de melhor do mundo da FIFA é um pouco maior. Em 1994, Romário foi o primeiro jogador do Brasil a receber tal título. Na época, o baixinho defendia o Barcelona e foi essencial na conquista do Tetra na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Já nos anos de 1996 e 1997, foi a vez de Ronaldo Fenômeno ser o melhor aos olhos da FIFA.
Enquanto isso, em 1999, Rivaldo ganhou o título de melhor do mundo. Na sequência, Ronaldo voltou ao posto no ano de 2002, seguindo pelas duas conhecidas vitórias de seu “xará” gaúcho nos anos de 2004 e 2005.
Por fim, em 2007, Kaká se consagrou como o último brasileiro escolhido como o melhor do mundo até agora. Assim como ele tem grandes chances de ganhar o Ballon D’or, Vini Jr. também está na lista dos que podem terminar 2024 como o melhor jogador do mundo da FIFA.