Início » Futebol » Saiba tudo sobre o prêmio da Bola de Ouro Feminina

Saiba tudo sobre o prêmio da Bola de Ouro Feminina

Publicado em:

Última atualização:

A temporada europeia está chegando ao fim. Com a disputa de Barcelona x Lyon na final da Women’s Champions League, muitos acreditam que a decisão pode influenciar a premiação da Bola de Ouro Feminina em 2024. O time catação segue em alta na categoria e tem dois atletas diferentes ganhando a condecoração nos últimos três anos.

Já o clube francês é referência na modalidade com o maior número de taças levantadas no continente europeu. Sua última esportista de grande destaque a receber a homenagem foi Ada Hegerberg, em 2018. Ou seja, a fome para conquistar os holofotes na mostra de talentos da France Football é enorme para os leões.

Quer saber mais sobre a história da premiação, assim como a atual melhor jogadora do mundo e as maiores vencedoras da Bola de Ouro Feminina? Acompanhe a leitura e veja também quem aparece como favorita para conquistar na atual temporada.

Como funciona o prêmio da Bola de Ouro Feminina?

A tradicional condecoração feita pela revista francesa começou a premiar as jogadoras em 2018. Buscando ampliar o destaque e reconhecendo as conquistas individuais das atletas, a France Football já elegeu quatro esportistas na Bola de Ouro Feminina.

A meia-atacante Alexia Putellas é quem aparece como a maior vencedora, com duas Bolas de Ouro. Confira a lista das mulheres que tiveram o reconhecimento na premiação:

  • 2018: Ada Hegerberg (Noruega/Lyon);
  • 2019: Megan Rapinoe (Estados Unidos/Reign FC);
  • 2021: Alexia Putellas (Espanha/Barcelona);
  • 2022: Alexia Putellas (Espanha/Barcelona);
  • 2023: Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona).

A atual detentora do título consagrou a Espanha na lista de maiores países na categoria. A meia-campista foi o destaque na Copa do Mundo da Austrália, bem como a atleta referência do time catalão na conquista da Champions League. Bonmati finalizou a temporada com 45 jogos, 25 gols e 23 assistências.

Entre as brasileiras, Debinha é quem alcançou a colocação mais alta na última Bola de Ouro Feminina, sendo a única brasileira indicada e ficando na 28ª posição no ranking de melhores jogadoras do mundo.

Expectativas da premiação para 2024

Vencedora da atual liga das nações em 2024 e que colocou a sua seleção nos Jogos Olímpicos de Paris, Aitana Bonmatí vem sendo a maior referência do futebol feminino e a principal escolha para a conquista da Bola de Ouro Feminina. Na atual temporada, são 49 jogos, 22 gols e 19 assistências. 

As atletas do Barcelona Caroline Hansen, Salma Paralluelo, Irene Paredes e Keira Walsh também aparecem na lista de vários jornalistas com grande destaque e devem disputar o pódio com sua companheira. Pelo lado do Lyon, a Ada Hegerberg quer reconquistar o título de melhor jogadora do mundo e é a principal candidata pelo clube francês.

Lembrando que, na escolha de atletas para a Bola de Ouro Feminina, um júri é escolhido pela France Football com jornalistas de todo o mundo, que votam nas cinco melhores jogadoras. 

Dessa forma, a atleta que receber mais pontos é eleita a melhor do mundo e homenageada pela sua temporada. Vale destacar também que, ao contrário do prêmio FIFA Best Player, a France Football elege o destaque pelo ano do atleta.