Início » Futebol » Biografia de Ronaldinho: saiba tudo sobre o Fenômeno que marcou gerações

Biografia de Ronaldinho: saiba tudo sobre o Fenômeno que marcou gerações

Publicado em:

Última atualização:

Um menino que surgiu do nada e foi comparado ao Pelé em pouco tempo, Ronaldo Fenômeno marcou gerações com seus lances e conquistas. Apesar das lesões e polêmicas ao longo da carreira, o jogador tem um legado completo para contar. Portanto, separamos a biografia de Ronaldinho para você saber tudo sobre a história, as vitórias e os destaques de Ronaldinho.

Ronaldo Luis Nazário de Lima nasceu em 22 de setembro de 1976, no Rio de Janeiro, Brasil. Porém, hoje todos os brasileiros o conhecem como o fenômeno que marcou o mundo. Conheça a história do Ronaldo Fenômeno a seguir.

Biografia de Ronaldinho: o começo de sua carreira

Ronaldo teve uma infância pobre e sempre foi apaixonado pelo futebol. Ele chegou a treinar no Flamengo, mas pela falta de dinheiro para a condução até a sede do time, o menino acabou no São Cristóvão. Além de estar mais perto de casa, ganhava dinheiro do clube para o transporte.

Aos 14 anos, o jovem teve seu passe comprado por dois empresários, Alexandre Martins e Reinaldo Pitta, por 7.500 dólares. Apesar de não ter conseguido treinar no Flamengo, Ronaldo foi “perdido” para dois grandes times: São Paulo e Botafogo. No alvinegro, Reinaldo Pitta quis doar 50% do passe do jovem. 

Porém, com a negativa, Ronaldinho foi oferecido por 25 mil reais ao tricolor, que quis pagar 15 mil. No fim das contas, o jogador parou no Cruzeiro. Ele foi artilheiro da Seleção Brasileira sub-17 durante o campeonato sul-americano da categoria, sendo artilheiro com oito gols. Isso convenceu o Cruzeiro a contratar Ronaldo.

Sendo assim, aos 16 anos, Ronaldinho estreou profissionalmente no Cruzeiro. No clube, ele foi tratado como fora-de-série, sendo o primeiro jogador amador em meio aos profissionais.

Cruzeiro

Quando falamos da biografia de Ronaldinho, não podemos deixar a Raposa de fora. Ronaldo entrou no time e disputou o Campeonato Brasileiro de 1993. Antes disso, tinha apenas disputado amistosos e partidas de nível local pelo Cruzeiro, além de acompanhar a delegação do time a Porto Alegre, onde ocorreria a decisão da Copa do Brasil, contra o Grêmio.

No entanto, o primeiro gol profissional da sua carreira aconteceu em um amistoso contra a equipe portuguesa d’Os Belenenses. Ronaldo foi aplaudido pela torcida da outra equipe até o final da partida. Com sua atuação, chamou a atenção dos italianos, recebendo uma proposta do Inter de Milão. Porém, ele negou e seguiu no Cruzeiro.

A primeira exibição em rede nacional de televisão foi em 7 de setembro daquele ano, em um jogo da Raposa contra o Corinthians. Durante o campeonato, Ronaldo se destacou e marcou 12 gols em 14 partidas, sendo o terceiro maior goleador da competição.

No mesmo ano, foi o artilheiro da Supercopa da Libertadores, com oito gols, sendo convocado para jogar na Seleção Brasileira Sub-17. Sendo assim, Ronaldo seguiu no Cruzeiro até 1994, quando deixou o clube com uma expressiva marca de 44 gols em 47 partidas.

PSV Eindhoven

O próximo clube de Ronaldo foi o holandês PSV Eindhoven. Ele se destacou mais uma vez como artilheiro, tendo marcado 54 gols em 57 partidas no total. Mesmo não sabendo a língua holandesa, o jogador anotou 30 gols no Campeonato Neerlandês de Futebol.

Ao mesmo tempo, o Internazionale continuava tentando conquistar Ronaldinho para o clube. Após conversar com o atleta na véspera do jogo entre Uruguai e Brasil, os diretores seguiram com outro brasileiro no time, Caio. 

Ainda no ano de 1995, os primeiros problemas de joelho do jogador começaram a aparecer. Ele passou pela sua primeira cirurgia em fevereiro do ano seguinte, e logo no final de maio retornou aos campos, apesar das recomendações para uma recuperação lenta, porém ficou no banco.

Ronaldo participou das partidas até os 15 minutos do último jogo da Copa dos Países Baixos. Após retornar dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, ele já era jogador do Barcelona.

Barcelona

O Barcelona foi outro marco na biografia Ronaldo. No time da Espanha, Ronaldo foi transferido por 20 milhões de dólares e fez esse dinheiro valer. Ele fechou o ano de 1996 com 17 gols em 20 partidas. Sendo assim, ganhou o título de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 1996, sendo o mais jovem a ganhar o título, com 20 anos.

O atleta fez apenas uma temporada no time, a de 1996-97. Apesar de não levar o título espanhol, Ronaldo foi o artilheiro do Campeonato Espanhol com 34 gols em 37 jogos, ganhando a Chuteira de Ouro da UEFA. Além disso, levou a taça da Copa do Rei e da Recopa Europeia.

Após isso, o Internazionale finalmente conseguiu acertar com o jogador. Esse seria o próximo time que fez parte da biografia de Ronaldinho.

Internazionale

No clube, Ronaldo levou o título de “fenômeno”. O Inter não ganhava a Série A em sete anos, e Ronaldo chegou, usando a camisa 10, e venceu o campeonato. O artilheiro ajudou a equipe em seu terceiro título e encerrou 1997 com 14 gols em 19 jogos oficiais.

Pela segunda vez, Ronaldo foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. Por conta disso, a imprensa italiana começou a chamá-lo de Il Fenomeno. Além disso, ele levou sua primeira Bola de Ouro da France Football.

A temporada de 1998-99, porém, foi menos animadora. A Inter teve uma má performance e viu outro rival, o Milan, levar o título da Série A. Ademais, Ronaldo enfrentava as primeiras graves lesões de sua carreira. Ele acabou jogando pouco pelo time, pois ora estava ocupado com a Seleção, ora por conta de suas lesões e também por conta de patrocínios.

Já em 1999-00, jogou ainda menos. Em uma partida contra Lecce, o jogador estourou seu joelho e esperou cinco meses para voltar aos gramados. Ronaldo retornou apenas em 2000, uma semana depois do nascimento do seu filho.

Seleção Brasileira

Em 2002, Ronaldinho foi parte do time que levou o quinto título da Seleção. Após temporadas sem ritmo de jogo e uma cicatriz no joelho, ele foi convocado mesmo assim. Sua campanha na Copa do Mundo foi determinante para que voltasse a ser destaque, bem como para que recebesse pela terceira vez o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA no final de 2002.

Real Madrid

Após sua atuação na Copa, o Real Madrid pagou 45 milhões de euros para ter Ronaldo no time. Ele estreou pelo time contra o Alavés e marcou duas vezes em sua vitória de 4 a 2. Apesar do bom início, isso não continuou. Ronaldo teve substituições frequentes, e em 35 partidas, saiu 22 vezes.

Mesmo com seu prêmio de Melhor Jogador no final de 2002, ele só conseguiu o respeito da torcida do Real Madrid depois de um jogo contra o Manchester United, na Liga dos Campeões. O Fenômeno marcou três vezes na derrota por 4 a 3, classificando o time para as semifinais do campeonato.

Além disso, Ronaldo acabou sendo o artilheiro da La Liga e levou seu primeiro título espanhol. Porém, as próximas temporadas não foram as melhores. Com várias críticas e um novo treinador no time, o atleta deixou o Real.

Milan

Ronaldo retornou à Milão e se tornou jogador do rival de seu antigo time, o Milan. A transferência aconteceu em 2007 e o Fenômeno recebeu a camisa 99. O brasileiro estreou no dia 11 de fevereiro, numa vitória por 2 a 1 contra o Livorno. Vale lembrar que ele formou um trio com Kaká e Alexandre Pato, chamado de Ka-Pa-Ro.

Durante sua estadia no time, Ronaldo descobriu que tinha hipotiroidismo, razão de ter ganhado peso. Durante a temporada de 2007-2008, estava com cinco quilos e meio mais magro após tratamento.

A temporada estava promissora até um jogo contra o Livorno. Ronaldo se lesionou na hora de um salto, saindo do campo em seguida. A temporada terminou com o Fenômeno parado e se desligando do Milan.

Qual foi o último clube de Ronaldo?

Quando falamos da biografia de Ronaldinho, precisamos mencionar que o jogador já está aposentado. Depois de muitos anos passando por times europeus e ganhando títulos, o atleta teve seu último clube no Brasil.

O Corinthians foi o último clube que contratou o Fenômeno em 2008. Antes de iniciar oficialmente, ele passou dois meses se preparando fisicamente para ter condições para jogar. No dia 4 de março de 2009, Ronaldo fez seu retorno ao futebol em partida contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil.

Em um clássico contra o Palmeiras no Campeonato Paulista, o técnico Mano Menezes deixou o jogador entre os reservas novamente e o colocou em campo no segundo tempo. Foi aí que o atleta marcou seu primeiro gol pelo time, assegurando o empate contra o Palmeiras.

Ronaldo foi um dos principais jogadores dessa campanha, apesar de estar acima do peso ideal. Em dez partidas, marcou oito gols. Finalizou sua primeira temporada no Timão com um total de 23 gols, sendo 12 deles pelo Campeonato Brasileiro. Porém, o ano de 2010 não foi tão bom.

O Fenômeno entrou em campo poucas vezes em 2010 e viu o Corinthians ser eliminado da Libertadores. Após uma desclassificação precoce na Libertadores de 2011, Ronaldo não conseguiu mais jogar com suas dores físicas e anunciou oficialmente a sua aposentadoria em 14 de fevereiro de 2011.

Onde está Ronaldo atualmente?

Essa foi a longa e impressionante carreira e biografia de Ronaldinho Fenômeno. Atualmente, o jogador é empresário, proprietário e presidente do Valladolid, da Espanha, que comprou em 2021. Além disso, é sócio-proprietário do Cruzeiro.