Início » Futebol » Biografia Matheus Cunha: conheça o atual atacante do Wolverhampton

Biografia Matheus Cunha: conheça o atual atacante do Wolverhampton

Publicado em:

Última atualização:

Matheus Cunha, atual atacante do Wolverhampton, é um jogador de futebol brasileiro conhecido por sua habilidade e agilidade em campo. Ele se destacou em diversos clubes europeus antes de chegar à Premier League, conquistando uma sólida reputação como atacante versátil e eficiente.

Neste artigo, vamos conhecer a história e carreira de Matheus Cunha, desde as categorias de base do Coritiba, passando pela Seleção Brasileira até os dias de hoje como artilheiro do Wolverhampton. Continue a leitura!

Início de Matheus Cunha no Sion

Matheus Santos Carneiro da Cunha nasceu em João Pessoa, Paraíba, no dia 27 de maio de 1999, e iniciou sua carreira no futebol nas categorias de base do Coritiba. O atleta se profissionalizou no Sion Futebol Clube, em 2017. E, ainda em sua primeira temporada pelo clube da Suíça, Matheus foi eleito como o Melhor Jogador do Sion durante o Campeonato Suíço. 

O atleta terminou a temporada de 2017/18 sendo destaque da artilharia, balançando as redes dez vezes durante as 29 partidas disputadas. Por fim, o bom desempenho na Suíça rendeu a convocação para integrar a Seleção Brasileira na categoria Sub-23 para o Campeonato Sul-Americano.

RB Leipzig

Em 2018, aos 19 anos, Matheus Cunha assinou contrato com o Red Bull Leipzig e se tornou o primeiro atacante brasileiro a vestir a camisa do time alemão. Durante seu período no time, se tornou uma das principais peças ofensivas da equipe. 

Dessa forma, em 2019 concorreu ao Prêmio Puskas, que premia o gol mais bonito da temporada, devido ao gol que marcou contra o Bayer Leverkusen. Contudo, o artilheiro acabou perdendo o troféu para Dániel Zsóri. Dessa forma, Matheus deixou o Red Bull Leipzig após 52 jogos e nove gols marcados.

Hertha Berlim

Mesmo deixando o RB Leipzig, a trajetória de brasileiro na Alemanha não acabou tão rápido assim. Isto é, logo no início de 2020, Matheus Cunha assinou com o Hertha Berlim, mesmo ano em que foi campeão olímpico com a Seleção Brasileira.

Ainda no período, o atacante do Hertha foi convocado novamente para vestir a camisa verde e amarela durante as duas primeiras rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022. 

Nesse sentido, Cunha entrou na equipe titular para substituir Gabriel Jesus, atual atacante do Arsenal e na época no Manchester, que estava se recuperando de uma lesão. 

Após uma temporada regular no clube alemão, Matheus deixou a equipe do Hertha no início da temporada 2021/22 da Bundesliga para estrear no futebol espanhol. 

Passagens de Matheus Cunha no Atlético de Madrid e Wolverhampton

No dia 25 de agosto de 2021, o Atlético de Madrid assinou o contrato com Matheus e, já em sua segunda temporada no clube espanhol, o atleta passou a vestir a camisa 9. 

O Wolverhampton anunciou a contratação de Matheus Cunha em dezembro de 2022, dando fim assim a uma passagem de pouco mais de um ano pelo Atlético de Madrid.

Nesse sentido, o clube acertou a sua contratação por empréstimo até junho de 2023, mas com cláusula de obrigação de compra futura. Em janeiro de 2023, Matheus Cunha fez sua estreia pelo clube inglês pela Premier League, em um embate contra o Aston Villa.

Por fim, esta temporada tem sido a melhor da carreira de Matheus Cunha e o atleta se consagrou como um dos principais artilheiros da equipe inglesa.

Títulos de Matheus Cunha

Seleção Brasileira

  • Torneio Internacional de Toulon: 2019;
  • Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos: 2020.

Artilharias

  • Torneio Internacional de Toulon: 2019;
  • Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23: 2020.

.