Início » Futebol » Biografia Lucas Moura: conheça a história do ídolo do São Paulo

Biografia Lucas Moura: conheça a história do ídolo do São Paulo

Publicado em:

Última atualização:

Três vezes campeão da América, três conquistas no Mundial e seis títulos nacionais: este é o São Paulo Futebol Clube. Grandes ídolos marcaram a história do clube de futebol, como Lucas Moura. Admirado pela torcida, o meia faz questão de mostrar o amor pela camisa tricolor dentro e fora de campo. Sendo assim, conheça a biografia de Lucas Moura, a trajetória e as conquistas do jogador do São Paulo.

Biografia Lucas Moura: o início

Lucas Rodrigues Moura da Silva nasceu em São Paulo no dia 13 de agosto de 1992. Apaixonado por futebol, o garoto de 1,74m jogava no quintal de casa com o pai, na rua e até dormia abraçado com a bola. Em entrevista para a DAZN, o paulistano revelou o seu maior sonho: dar orgulho para a família. A partir daí, Lucas levou a sério o desejo de se tornar jogador profissional.

Apesar da paixão pelo futebol, o primeiro esporte de Lucas foi o futsal. Dos 6 aos 12 anos, o garoto treinou na Escolinha do Marcelinho Carioca, o Santa Maria, clube de São Caetano, e o Juventus. Um fato curioso é que o craque começou justamente no rival do Tricolor: o Corinthians.

Em 2003, Lucas passou a treinar campo e futsal no Alvinegro. Em entrevista ao podcast Denílson Show, no Youtube, o meia contou que conciliou as duas modalidades: “Chegava da escola de manhã, almoçava correndo, e aí pegava um ônibus e dois metrôs até o Parque São Jorge. Eu treinava campo à tarde, no Terrão, e à noite o salão” – disse no podcast de Denílson.

Já em 2005, Lucas Moura enfrentou o seu primeiro grande desafio: o São Paulo. Foi em Cotia, município com aproximadamente 254 mil habitantes, que o primeiro capítulo da história no futebol foi escrito. O rapaz foi convidado a conhecer o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel (CFA) de Cotia e, então, passou a fazer parte das categorias de base.

História no São Paulo

Foram anos e anos de treinamentos até ganhar a primeira oportunidade no profissional. Apelidado de Marcelinho no Corinthians, o garoto não via a hora de vestir a camisa do São Paulo.

Arena da Baixada, em Curitiba, no dia 8 de agosto de 2010. O duelo entre Atlético Paranaense (hoje Athletico) e São Paulo, na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, é a data mais especial da carreira de Lucas: o dia da estreia profissional. O técnico Milton Cruz chamou o jogador no banco de reservas e o colocou nos minutos finais. Com apenas 17 anos, vestindo a camisa 37, Lucas Moura mostrou todo o potencial.

Rodada a rodada do Brasileirão, Lucas foi ganhando a confiança do treinador e, principalmente, da torcida, até obter a titularidade. Jogou três minutos contra o Cruzeiro, 45 contra o Corinthians, e 90 contra o Vasco. O primeiro gol com a camisa do São Paulo saiu em 05 de setembro, contra o Atlético Mineiro, na rodada 19 do torneio nacional.

Lucas trocou a camisa 37 pela 7. A passagem no profissional foi de 2010 a 2012, com presença no Campeonato Paulista, Brasileirão e Copa do Brasil. O momento mais importante foi, sem dúvidas, a conquista do primeiro título da Copa Sul-Americana. Na final, o São Paulo bateu o Tigres, da Argentina.

Foram 128 partidas e 33 gols, segundo as estatísticas do site O Gol.

Desafio na França

Lucas brilhou tanto no São Paulo que, em 2013, logo após a conquista da Sul-Americana, foi contratado pelo Paris Saint-Germain, da França. Em sua primeira experiência na Europa, o meia tinha Ibrahimovic, Pastore, Verratti, Lavezzi, Di Maria e Marquinhos como companheiros. Era o sonho surpreendentemente se tornando realidade para o garoto que jogava futebol no quintal de casa com o pai.

O brasileiro fez a sua estreia no PSG em 03 de janeiro de 2013, em amistoso contra o Lekhwiya (atual Al Duhail), do Catar. Por outro lado, o primeiro confronto oficial do meia foi em 11 de janeiro, na 16ª rodada do Campeonato Francês, em empate sem gols contra o Ajaccio.

No clube de Paris, Lucas Moura levantou 16 taças entre 2013 e 2018, com 229 jogos e 46 gols.

Trajetória na Inglaterra – biografia Lucas Moura

Apesar do bom desempenho no time parisiense, Lucas foi perdendo espaço com o passar dos anos. Foi aí que, na temporada 2018, o Paris negociou o meia com o Tottenham, da Inglaterra.

Estreou contra a Juventus, da Itália, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, em 13 de fevereiro de 2018. Não marcou gols e ficou pouco tempo em campo, mas pôde mostrar a sua habilidade e competência. Apesar da falta de êxito no futebol inglês, um momento de sua trajetória se destaca: quando o craque foi decisivo e, contra o Ajax, marcou três gols nos acréscimos, qualificando assim o Tottenham até a final da Champions 2019.

Com os Spurs, o brasileiro fez 219 jogos e 39 gols entre Campeonato Inglês, Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa, além de somar um título.

O retorno para o Brasil

Após empilhar troféus em Paris e ficar cinco anos na Inglaterra, o meia decidiu que era o momento de voltar para casa: o São Paulo. Afinal, aquele era o time que o revelou para o mundo. O paulistano aceitou a proposta do Tricolor sem pensar duas vezes e, assim, escreveu um novo capítulo na biografia de Lucas Moura.

Em seu primeiro ano com a camisa 7, Lucas recebeu a responsabilidade de liderar o São Paulo até a final da Copa do Brasil. O elenco passou por Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians, mas conseguiu bater o Flamengo na decisão e, dessa maneira, trazer o troféu para casa.

Outra experiência inédita na carreira do meia foi a Libertadores. Em 29 de maio de 2024, em confronto contra o Talleres, balançou as redes pela primeira vez.

Em 2024, Lucas Moura continua no São Paulo.

História com a Seleção Brasileira – biografia Lucas Moura

O bom futebol de Lucas Moura não lhe rendeu apenas contratações em clubes europeus, mas também diversas convocações para a Seleção Brasileira. Entretanto, antes de chegar ao profissional, o craque jogou no Sub-20, onde ganhou o Campeonato Sul-Americano.

A primeira convocação do atleta aconteceu em 2011. Estreou com o emblema da nação em 27 de março, na vitória por 2 a 1 contra a Escócia, em amistoso. Lucas jogou a Copa América naquele ano, mas o país foi eliminado nas quartas de final para o Paraguai. O meia também esteve nas Olimpíadas de Londres, em 2012, mas o Brasil perdeu a final para o México. No ano seguinte, venceu a Copa das Confederações, em casa, mas não foi convocado para a Copa do Mundo de 2014.

Dessa maneira, o jogador vestiu a amarelinha em 35 ocasiões, com quatro gols marcados, segundo o site O Gol.

Vida pessoal de Lucas Moura

Diferente do seu futebol, onde todos conseguem ver o talento de Lucas com a bola, o jogador prefere ser discreto na vida pessoal. O meia é casado com Larissa Saad, modelo e digital influencer, desde dezembro de 2016. Os dois se conheceram nas redes sociais e, dessa maneira, não se desgrudam mais.

O casal tem dois filhos: Miguel, de seis anos, e Pedro, de quatro.

Lucas Moura nunca estampou manchetes de fofoca ou páginas de entretenimento. Nas redes sociais, o atleta divulga apenas cliques ao lado da família, amigos, com a mulher, Larissa, e os filhos.

Todos os títulos e premiações de Lucas Moura

Mas o que transforma o jogador de futebol em ídolo no futebol? A garra em campo, vitórias, gols, finais disputadas, amor pela camisa e, claro, o item mais importante da lista: títulos. Lucas conquistou diferentes troféus pelos três clubes, além da Seleção Brasileira. Ele nunca venceu premiações como a Bola de Ouro ou FIFA The Best, mas foi selecionado como o melhor jogador de campeonatos entre os dois continentes.

Campeonato Francês, Copa Sul-Americana, Supercopa da França e Copa das Confederações são algumas das taças que o meia tem. Em 2023, a biografia de Lucas Moura ganhou uma nova aquisição: a conquista inédita da Copa do Brasil para o São Paulo. Após anos na fila, o Tricolor quebrou o tabu e, finalmente, venceu o torneio nacional.

Por fim, confira todos os títulos e as premiações de Lucas Moura na carreira:

Títulos

São Paulo:

  • CONMEBOL Sul-Americana – 1 título (2012)
  • Copa do Brasil – 1 título (2023)
  • Copinha – – 1 título (2010)

PSG:

  • Campeonato Francês – 5 títulos (2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2017/18)
  • Copa da França – 3 títulos (2014/15, 2015/16 e 2016/17)
  • Copa da Liga Francesa – 4 títulos (2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17)
  • Supercopa da França – 4 títulos (2013, 2014, 2015 e 2016)

Tottenham:

  • Internacional Champions Cup – 1 título (2018)

Seleção Brasileira:

  • Superclássico das Américas (2011, 2012 e 2018)
  • Copa das Confederações – – 1 título
  • Campeonato Sul-americano sub-20 – 1 título (2013)

Premiações

  • Revelação do Campeonato Brasileiro (2010)
  • Revelação do Campeonato Paulista (2011)
  • Melhor Meia do Campeonato Paulista – Mesa Redonda e Diário de São Paulo (2011)
  • Melhor Meia do Sul-Americano Sub-20 (2011)
  • Melhor jogador da final do Sul-Americano Sub-20 (2011)
  • Seleção do Campeonato Paulista (2012)
  • Melhor meia direita do Campeonato Brasileiro – Prêmio Craque do Brasileirão (2012)
  • Melhor Atacante do Campeonato Brasileiro – Bola de Prata (2012)
  • Seleção da Copa Sul-Americana (2012)
  • Melhor jogador da final da Copa Sul-Americana (2012)
  • Melhor jogador da Copa Sul-Americana (2012)
  • Terceiro Melhor Jogador Das Américas – Jornal El País (2012)
  • Seleção do Campeonato Francês – Jornal L’Equipe (2013/14)
  • Seleção da Champions League (2018/19)
  • Seleção da temporada no Troféu Mesa Redonda (2023)