Início » Futebol » Das categorias de base ao futebol europeu: conheça a biografia de Gabriel Jesus

Das categorias de base ao futebol europeu: conheça a biografia de Gabriel Jesus

Publicado em:

Última atualização:

A biografia de Gabriel Fernando de Jesus, ou Gabriel Jesus, como muitos o conhecem, é cheia de grandes momentos. O craque nasceu em São Paulo, no Bairro do Limão, mas deu seus primeiros chutes no Jardim Peri, com três anos. Na infância atuou em times da região, como o Pequeninos do Meio-Ambiente, União do Peri, Associação Atlética Anhanguera, entre outros. Conforme os talentos do menino se destacavam, novas oportunidades foram surgindo.

Como Gabriel Jesus virou profissional?

Antes do pontapé inicial na carreira profissional como jogador, Gabriel Jesus já chamava atenção pelas habilidades, principalmente em sua atuação na Copa São Paulo Sub-15, quando jogava pelo amador Anhanguera. Durante a competição, o jovem atleta marcou 29 gols, sendo o artilheiro da mesma.

Com essa atuação brilhante, Gabriel chamou a atenção do Palmeiras que, após uma avaliação, assinou um contrato com o jogador. Começava ali sua carreira de prestígio, vestindo a camisa de reserva, inicialmente, do Verdão.

Depois de algum tempo, com a conquista do seu espaço e depois de mostrar seu talento, Gabriel Jesus passou para o time titular e se tornou novamente um artilheiro, desta vez no Campeonato Paulista Sub-17. 

Alguns marcos durante seus primeiros anos no clube foram os 54 gols em 48 partidas, dois títulos internacionais e um Campeonato Paulista, tendo neste a quebra de recorde de artilharia, com 37 gols em 22 partidas.

Entretanto, mesmo com um currículo impressionante, foi apenas em 2015 que o jovem jogador conseguiu sua oportunidade de ouro. Graças ao seu desempenho na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Gabriel conseguiu a oportunidade de migrar de fato para o futebol profissional, fazendo parte do time principal do Palmeiras.

Passagem no time profissional do Palmeiras

Gabriel Jesus estreou no time profissional e titular do Palmeiras em 2015, quando tinha 18 anos, vindo das categorias de base do clube, onde já tinha uma grande reputação. Suas habilidades eram evidentes e pouco a pouco o jogador derrubava seus concorrentes, seja balançando a rede ou criando boas oportunidades para seus companheiros.

Mas não dá para negar que a atuação do jovem atleta ia bem além dos seus números impressionantes. Gabriel Jesus conquistou toda a torcida verde e branca, sendo ovacionado em campo por diversas vezes. Para se ter uma ideia, em sua estreia no Campeonato Paulista, contra o Bragantino, aos 24 minutos do segundo tempo, a torcida pediu pelo craque e foi atendida.

Muitos times enfrentaram o Palmeiras de Gabriel Jesus em sua época no clube, como o alagoano ASA, Cruzeiro, Joinville, o Santos de Neymar, São Bento e até mesmo o River Plate na Taça Libertadores da América. Seu desempenho dentro de campo foi marcante e resultou em dois importantes prêmios: Bola de Ouro e Bola de Prata em 2016.

O jovem Gabriel era destaque em todos os jogos que atuava, contribuindo para grandes vitórias e títulos, como a Copa do Brasil em 2015. Com isso, o jogador atraiu a atenção de clubes internacionais, como o Manchester City, que não perdeu tempo e contratou o brasileiro, em 2016.

Carreira Internacional

Gabriel Jesus deu o start em sua carreira internacional em 2017. Ele saiu do Palmeiras e foi para o Manchester City, fazendo sua estreia na Premier League, em um confronto contra o Tottenham. 

Esse começo foi selado por assistências essenciais e conquistas marcantes mais uma vez, como o título de primeiro jogador da história do clube a marcar e dar assistência em sua primeira titularidade na Premier League. Em sua primeira temporada, jogou onze jogos, marcando sete gols e dando quatro assistências.

No ano seguinte, estreou em competições europeias. Fez seu primeiro gol na Champions League logo em seu primeiro jogo, contra o Feyenoord. Ao longo das temporadas anos, novas conquistas foram estruturando uma carreira de muitas glórias para o jovem atleta, como a Copa da Liga Inglesa e diversos títulos da Premiera League.

Em 2022, Gabriel Jesus saiu do City. Foram 236 partidas, com um total de 95 gols e 45 assistências, para o brasileiro na equipe. Ele teve uma passagem muito marcante pelo clube, sendo muito querido pelos torcedores.

Arsenal

Por impressionantes 45 milhões de libras, Gabriel Jesus se despediu do Manchester e aterrizou no Arsenal, já assumindo o título de jogador com o maior salário do elenco. E para sustentar o alto investimento, o brasileiro só precisou manter o mesmo estilo de jogo, com gols decisivos e assistências estratégicas. E assim ele fez.

Do amistoso contra Nürnberg, até a Premier League, Gabriel Jesus mostrou a que veio, mas em 2022, após participação na Copa do Mundo junto a seleção brasileira, uma lesão no joelho deixou o brasileiro afastado dos campos.

Foram três meses até voltar para os campos, o que preocupou muito tanto a comissão técnica quanto os torcedores, que esperavam ansiosos pelo retorno do craque. Mas a espera valeu a pena. Em sua primeira atuação como titular após retornar da lesão, Gabriel Jesus foi destaque do confronto contra o Leeds United, marcando dois gols.

Atualmente, o jogador brasileiro ainda faz parte do Arsenal e também continua colecionando verdadeiros marcos. No final de 2023, após vitória de seis a zero sobre o Lens, Gabriel chegou a marca de 24 gols pela Champions League.

Gabriel Jesus na Seleção Brasileira

E como falar da biografia de Gabriel Jesus, sem mencionar sua atuação na Seleção Brasileira. A estreia de Gabriel Jesus com a camisa amarela veio enquanto o jogador ainda vestia a camisa do Palmeiras, em uma disputa contra o Equador, nas Eliminatórias para a Copa de 2018. O jogo, que terminou com um três a zero para os canarinhos, teve dois gols feitos por Gabriel, que já chegou mostrando o potencial do seu futebol.

O jovem jogador não perdeu tempo. Ao longo dos seis jogos disputados por ele nas Eliminatórias para a Copa de 2018, cinco gols foram marcados pelo atleta, outra marca que entrou para a história das eliminatórias sul-americanas.

Porém, todo craque tem seus altos e baixos, não é? Na Copa do Mundo de 2018 o jogador foi fortemente pressionado, pois não marcou nos quatro primeiros confrontos da seleção. Com isso, acabou assumindo um amargo título: primeiro centroavante titular da seleção a não marcar nos quatro primeiros jogos do torneio mundial.

Depois disso, mesmo mantendo um desempenho bom no pós-Copa, quebrando inclusive o jejum de gols em confronto com a Argentina, Gabriel Jesus se tornou uma figura frequente no banco de reservas. Em sua atuação com a seleção, o jogador ainda conseguiu duas expulsões, uma em 2019 contra os peruanos, e outra em 2021 contra o Chile.

Na última Copa do Mundo, Gabriel atuou como reserva em alguns jogos e titular em outros, mas pouco apareceu, finalizando sua atuação no torneio com uma lesão no joelho.

Quantos títulos Gabriel Jesus tem na carreira?

O jogador Gabriel Jesus se tornou um verdadeiro acontecimento no mundo do futebol, conquistando marcas e títulos impressionantes, principalmente considerando seus 27 anos de idade.

Ao longo da carreira Gabriel Jesus colecionou os seguintes títulos:

  • Copa do Brasil (2015) | Palmeiras
  • Campeonato Brasileiro (2016) | Palmeiras
  • Supercopa da Inglaterra (2018/2019) | Manchester City
  • Copa da Inglaterra (18/19) | Manchester City
  • Copa da Liga Inglesa (17/18, 18/19, 19/20 e 20/21) | Manchester City
  • Premier League (17/18, 18/19, 20/21 e 21/22) | Manchester City
  • Copa América (temporada 18/19) | Seleção Brasileira
  • Jogos Olímpicos (2017) | Seleção Brasileira

Além de outros títulos individuais:

  • Melhor jogador jovem – Campeonato Brasileiro Séria A (2015)
  • Futebolista do Ano (2016) | Seleção Brasileira
  • Vice-campeão do mundo Sub-20 (2015) | Seleção Brasileira
  • Artilheiro da Liga Inglesa (18/19) | 5 gols
  • Melhor Jogador do “International Cup de Arapongas Sub-17” – 2013
  • Segundo Melhor Jogador do “Aspires Tri-Series Catar Sub-17” – 2014
  • Melhor Jogador do Campeonato Paulista Sub-17 – 2014
  • Bola de Ouro da Revista Placar : 2016
  • Bola de Prata da Revista Placar : 2016

O futuro de Gabriel Jesus

Gabriel Jesus, com suas conquistas e marcos ao longo da carreira, ganhou o coração e o apoio de muitos torcedores. Sua habilidade técnica, alto nível de finalização e assistências mantiveram o atleta por boas temporadas nos clubes por onde passou.

O contrato de Gabriel com o Arsenal ainda vai até 2027 e muitos campeonatos e disputas ainda estão pelo caminho, mas o que se espera no momento é que as recentes lesões do atleta não comprometam seu desempenho em campo.

Ao longo da temporada 23/24, o jogador manteve um rendimento abaixo do esperado, foram 33 jogos disputados, com oito gols e sete assistências. Ainda assim, o técnico Mikel Arteta não se cansa de elogiar o jogador, que foi contratado a pedido dele.