Início » Futebol » Biografia de Ronaldinho Gaúcho: conheça um dos jogadores mais influentes do mundo

Biografia de Ronaldinho Gaúcho: conheça um dos jogadores mais influentes do mundo

Publicado em:

Última atualização:

Considerado um dos jogadores mais influentes do mundo de sua geração e um dos maiores da história brasileira, Ronaldinho Gaúcho é dono de uma biografia cercada de momentos marcantes e jogadas históricas.

Campeão da Copa do Mundo de 2002, o atleta já foi o melhor jogador do ano pela FIFA em 2004 e 2005. Além disso, o Bruxo também tem o prêmio de Bola de Ouro da France Football. Fora os destaques individuais, o esportista foi o primeiro brasileiro a conquistar a Champions, a Libertadores e a Copa do Mundo.

Biografia de Ronaldinho Gaúcho

Para compreender melhor a biografia de Ronaldinho Gaúcho, é preciso voltar para o Rio Grande do Sul. É lá o estado no qual o jogador nasceu e deu seus primeiros passos como esportista. 

Ronaldo de Assis Moreira nasceu em 1980 e se destacou nas categorias de base do Grêmio, clube de seu coração, aos 7 anos de idade. Aos 18, em 1998, entrou em sua primeira partida oficial ao ser chamado pelo lendário treinador Sebastião Lazaroni. Desde seus primeiros jogos, o atacante atraiu os olhares de gigantes europeus pela sua facilidade em quebrar as linhas defensivas e driblar os zagueiros.

Em seu ano de maior visibilidade em terras tupiniquins, o jogador fez 22 gols nos campeonatos brasileiros. Após 145 partidas, 75 gols marcados e o título de campeão estadual pelo Imortal Tricolor, o “Bruxo” se transferiu para seu primeiro time na Europa, o PSG.

Por mais que muitos não lembrem, ele teve uma passagem muito conturbada e cheia de problemas extracampo pelo clube francês. Mesmo que o artilheiro tenha levantado a taça de pentacampeão em 2002 sendo destaque com Rivaldo e Fenômeno, Ronaldinho teve diversos conflitos com o treinador Luis Fernandez. O técnico espanhol naturalizado francês alegava que o atacante vivia demais a vida noturna e não se dedicava como deveria ao futebol.

Depois de dois anos de brigas, o atleta deixou claro para seus empresários que queria sair do clube parisiense. Após várias propostas de times como Manchester United, foi o Barcelona quem conquistou os olhares do artilheiro.

O auge do Camisa 10

Joan Laporta apostou suas fichas no atacante brasileiro para reconquistar a competitividade do Barcelona e alçar a conquista de novos títulos. Dessa forma, investiu 21 milhões de euros em sua contratação. Em 2003, após a conquista da Copa do Mundo e o destaque individual de suas jogadas, Ronaldinho Gaúcho começou a despontar no futebol por clubes.

Seguindo os passos de Evaristo Macedo, Rivaldo, Fenômeno e Romário, em sua primeira temporada em terras espanholas o camisa 10 ficou na 2º colocação da La Liga. Mas, seu auge aconteceria logo em seguida. 

Nos anos de 2004 a 2006, Ronaldinho Gaúcho chegou ao seu máximo como atleta de futebol, sendo esse o período de grande destaque de sua biografia. Ganhando diversos títulos como Campeonato Espanhol, Champions League e a Supercopa Espanhola, o brasileiro se consagrou duas vezes consecutivas o melhor jogador do mundo da FIFA e levou a Ballon D’or da France Football.

Marcado por grandes atuações contra o Real Madrid, sendo aplaudido de pé pelos torcedores merengues no Santiago Bernabéu e partidas marcantes no continente europeu, o esportista ficou cinco anos no clube catalão, entrando na categoria de maiores ídolos do time. Em 207 partidas, foram 94 gols e 71 assistências pelos Blaugranas. 

Além disso, o público também lembra muito da sua parceria com a jovem promessa Lionel Messi, já que ele deu a assistência para o primeiro gol do argentino.

Após sua linda passagem no time catalão, Ronaldinho se transferiu para o Milan, no qual mostrava já mostrava os primeiros desgastes como futebolista no alto nivel europeu. Pelo clube italiano foram 95 jogos, 26 gols e 29 assistências. Fora seus números, o atacante ajudou na conquista da Serie A TIM de 2010. 

Volta para o Brasil

Ficando seus últimos anos no banco de reservas, o atleta se mostrou insatisfeito com o tratamento no Milan e manifestou seu interesse em voltar para terras brasileiras e planejar uma ida para a Copa do Mundo de 2014.

Os gaúchos logo se alegraram com uma possível volta do “bruxo” para seu time do coração. Após semanas de negociações arrastadas e informações de que o atleta estava negociando também com Palmeiras e Flamengo, o Imortal desistiu de contratar o jogador alegando que seu empresário estava leiloando uma melhor oferta ao camisa 10.  

Com o caminho livre, Ronaldinho fechou a negociação com o rubro-negro da Gávea, assinando um contrato de quatro anos com o time carioca. No entanto, o casamento não teve tanto sucesso como os torcedores pensavam que teriam.

Jogando apenas 1 ano e meio no time, o meia não conseguiu atuações constantes como no Barcelona e teve 19 gols e 13 assistências em 44 partidas pelo clube. O atleta entrou na justiça contra o Flamengo alegando falta de salários e teve seu contrato rompido com o rubro-negro.

Ronaldinho Gaúcho na Libertadores

Assim que ficou livre para novas negociações, o Atlético-MG apareceu como principal candidato para sua contratação. No dia 4 de junho de 2012, o bruxo assinou com o Galo e começou suas atividades com o clube mineiro.

Em sua primeira temporada, o time não alcançou nenhum título. Porém, em 2013 Ronaldinho Gaúcho teria um dos principais capítulos de sua vitoriosa biografia. Com um desempenho muito bom do Bruxo, o Galo conquistou a sua primeira Libertadores da América, marcada pelos torcedores com a campanha do “Eu acredito”. No time de Minas foram 75 jogos, 24 gols e 28 assistências. 

Por mais que a campanha no Mundial de Clubes tenha sido abaixo do esperado, e o Raja Casablanca tenha eliminado o Atlético-MG, o clube também conquistou o estadual de 2013 e a Recopa Sul-Americana em 2014. Ronaldinho Gaúcho ainda foi eleito o Rei das Américas em 2013.

Com quantos anos Ronaldinho Gaúcho se aposentou?

Ronaldinho Gaúcho se aposentou com 37 anos. Já nos últimos momentos de sua carreira, Ronaldinho Gaúcho jogou por dois times que muitos não lembram: Querétaro e Fluminense.

Pelo clube do México, foram apenas nove meses. Mesmo tendo assinado um acordo de dois anos com os Gallos Blancos e conquistando a Copa Del Rancho, o atleta entrou em comum acordo com a diretoria por sua saída. Por lá, foram apenas 30 partidas, oito gols marcados e oito assistências. Ainda assim, muitos torcedores lembram com carinho de sua passagem por conta de sua campanha do vice-campeonato no Clausura Mexicano.

Depois, em 2015, Ronaldinho acertou sua ida para o Fluminense após reunião com diversos clubes. Recebendo a camisa 10 do Tricolor Carioca, o Bruxo começou a treinar nas Laranjeiras no dia 27 de julho. Sua primeira partida oficial foi no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, no dia 1 de agosto.

Pelo seu último clube oficial, ele jogou nove partidas e não teve assistências nem gols. Entretanto foi uma das principais peças do bom desempenho do clube enquanto esteve por lá e Fred estava lesionado. Vale destacar que, em 2016, por questões contratuais, o atleta jogou a Florida Cup pelo clube carioca.

Após mais de dois anos sem assinar contrato com uma equipe, o irmão de Ronaldinho confirmou que o jogador havia se aposentado. Na Seleção Brasileira, o camisa 10 atuou de 1999 a 2012, além de participar da campanha das Olimpíadas de 2008. Entre os títulos com a Amarelinha, a Copa das Confederações, Copa América e Copa do Mundo aparecem como as principais conquistas.

Como profissional, ele jogou 546 partidas, marcou 197 gols, fez 167 assistências e levantou mais de dez taças.

Como está Ronaldinho Gaúcho atualmente?

Atualmente, a vida de Ronaldinho Gaúcho é marcada por ser o “Rei da aleatoriedade”. Participando de diversos eventos especiais e cerimônias ao redor do mundo. O brasileiro já esteve em cerimônias da Índia, no encerramento da Copa do Mundo na Rússia, participando de jogos beneficentes pelo Barcelona e tendo seu próprio estúdio musical, o “Tropa do Bruxo” que conta com músicas de Djonga, Sidoka, Mc Rick e Recayd Mob.

Além disso, o esportista foi preso no Paraguai por passaporte falso, envolvido em esquemas de pirâmides e é embaixador do clube catalão. Sua última aparição foi no jogo solidário da Globo, em busca de arrecadação e doações para a recuperação do Rio Grande do Sul. Na partida de União x Esperança, o craque foi ovacionado pela torcida e fez 2 gols e uma assistência. O atleta participou de quase toda a partida e recebeu muitos aplausos ao ser substituído. Seu passe para a Ludmilla está entre um dos lances mais comentados nas redes sociais.

Legado do craque

É impossível falar da biografia de Ronaldinho Gaúcho sem citar de todo seu legado para o esporte. O jogador foi muito importante para o futebol e o número de taças conquistadas por ele não dá essa dimensão. Ronaldinho é um dos atletas mais carismáticos que o esporte já teve, sendo amado por torcedores de todos os clubes.

Além disso, seu estilo de jogo, focado em dribles e jogadas plásticas, acabou influenciando toda uma geração de fãs de futebol.