A categoria de base é a fórmula de sucesso de todo clube bem-sucedido no mundo do futebol ao longo da história. A base do Barcelona, ainda assim, se tornou uma das grandes referências na formação de grandes craques para o esporte. Conhecida como La Masia, a lendária “canteira” de juniores da Catalunha foi responsável por revelar lendas não só do clube “culé”, mas para o futebol em si. Vamos relembrar a lista?
Conheça La Masia, a categoria de base do Barcelona
La Masia é um centro de treinamentos e formação de jogadores localizado na cidade de Barcelona que pertence ao clube. Conhecida por revelar grandes talentos para o futebol espanhol, a categoria de base é uma referência na formação tática e técnica de jogadores de futebol.
O segredo para o sucesso de La Masia, no entanto, não se resume à capacidade estrutural das dependências do centro de treinamento. O clube implementa uma filosofia inspirada no ex-jogador Johan Cruyff de unificar um estilo de jogo entre todas as categorias de base até a equipe profissional. Ou seja: a mesma tática, os mesmos treinos, as mesmas ideias… para que os jovens cheguem prontos ao time principal.
O sistema de La Masia foi reinventado pelo treinador Pep Guardiola, que também foi revelado nas categorias de base do Barcelona, em 2010. Ele criou um sistema de três degraus na integração de jovens da base ao time principal. Basicamente, uma revelação sai do Sub-20 direto para o Time B, que atua na segunda divisão espanhola, para que o atleta seja promovido posteriormente ao time principal.
O processo de integração dos jovens jogadores também inclui outros pontos definidos. O primeiro passo é a integração no Time B do Barcelona e na rotação da equipe. O segundo passo consiste em fazer com que o jogador se envolva na cultura da equipe e na filosofia local. O terceiro e último passo é que ele assume um papel de protagonismo no Time B antes de, talvez, subir para o time principal. Além disso, a cultura estabelece que o capitão da equipe seja sempre um atleta formado nas categorias de base de La Masia.
Relembre os principais jogadores revelados em La Masia
O principal jogador revelado pelas categorias de base do Barcelona é, indiscutivelmente, o argentino Lionel Messi. Contratado ainda criança na base do Newell’s Old Boys, o camisa 10 chegou na Catalunha com apenas 13 anos após um teste. Em 17 anos de clube, ele conquistou 34 títulos e ganhou o prêmio de Melhor Jogador do Mundo em oito oportunidades, sendo sete delas pelo clube espanhol.
Outras grandes revelações formadas em La Masia, contudo, uma dupla de meio-campistas marcou época no início do século 21 no futebol mundial: Xavi Hernández e Andrés Iniesta. Os dois, que conquistaram títulos e guiaram a Espanha à sua primeira Copa do Mundo, se tornaram símbolos do que a base do Barcelona pode formar ao futebol.
Na década dos anos 90, La Masia revelou nomes como o zagueiro Puyol, Guillermo Amor, Sergi Barjuán, Pep Guardiola, Albert Ferrer e Gabri García. Já nos anos 2000, a base lançou nomes como Sergio Busquets, Victor Valdés, Gerard Piqué, Fábregas e Pedro, além de Messi, Xavi e Iniesta. Na década seguinte, Sergi Roberto, Jordi Alba e Ansu Fati foram alguns dos nomes que surgiram no mundo do futebol.
O elenco atual do Barcelona conta com diversos jogadores formados nas categorias de base do clube. Tudo começa com o goleiro Iñaki Peña. Na defesa, os zagueiros Pau Cubarsí, Ronald Araujo e Eric Garcia fecham a conta com o lateral-esquerdo Alejandro Baldé. No meio-campo, Pablo Gavi, Fermín López, Marc Casadó e Dani Olmo. Por fim, os atacantes Ansu Fati, Pau Víctor e Lamine Yamal fecham a conta.