O Atlético Goianiense está de volta à Série A pela primeira vez desde 2017, quando o time foi rebaixado à Série B. Assim, com um desempenho promissor nesta temporada, as estratégias táticas do Atlético-GO estão sob o comando de Jair Ventura, atual treinador do clube.
Após sofrer duas derrotas nos quatro primeiros jogos do Campeonato de Futebol Goiano (Goianão), o Atlético Goianiense iniciou uma impressionante sequência de 15 vitórias consecutivas e tornou-se o campeão estadual de 2024. Além de dominar os mata-matas do campeonato, o clube foi destaque nas duas primeiras fases da Copa do Brasil.
Muitos dos jogadores que fazem parte do elenco deste ano já estavam na equipe no ano passado, grande parte deles titulares. Como o goleiro Ronaldo, Bruno Tubarão, o zagueiro Álix, os volantes Rhaldney e Baralhas, o meia Shaylon e o atacante Luiz Fernando.
Qual é a estratégia tática do Atlético-GO?
Lateral-direito
É inegável que as estratégias táticas do Atlético-GO são bem organizadas e eficazes, visto que o time consegue controlar mais o tempo de posse de bola. Desse modo, o lateral mais ofensivo tem, no histórico, muitas experiências como atacante: Bruno Tubarão.
O jogador tem desempenhado essa função desde a Série B do ano passado, quando o Dragão teve um segundo turno brilhante para conquistar o acesso à Série A.
Meio de campo
O meia Shaylon, que já defendeu o São Paulo, tem desempenhado seu papel na estratégia tática 4-4-2 do Atlético-GO atuando pelo lado direito da equipe. Dessa maneira, ele auxilia Bruno Tubarão na marcação do setor na fase defensiva.
Já quando a equipe está com a posse de bola, Shaylon se movimenta para o centro do campo, abrindo espaço para os avanços do lateral-direito. Assim, o jogador passa a trabalhar na articulação central, ao lado dos volantes Baralhas e Roni, que formam a dupla mais frequente no meio-campo.
Lateral-esquerdo
Guilherme Romão, o lateral-esquerdo, não se aventura tanto quanto Tubarão no ataque. Dessa forma, sua atuação é mais voltada para se posicionar atrás da linha da bola e oferecer suporte nas transições defensivas.
Adriano Martins e Alix formam uma dupla de zaga com bom desempenho na saída de bola. Portanto, na estratégia tática, o Atlético Goianiense evita ao máximo os lançamentos diretos, preferindo trabalhar a bola da defesa ao ataque com aproximações e passes curtos.
Estratégias táticas de ataque
Shaylon transita bastante nas costas dos volantes adversários, com a companhia de Luiz Fernando no setor. Acostumado a aparecer como ponta em outros clubes brasileiros, o atacante ex-Botafogo e Grêmio vem atuando em dupla com o uruguaio Emiliano Rodríguez na frente.
Foram os responsáveis pelos gols contra o Vila Nova que marcaram a vitória do Dragão no Goianão. Luiz tem liberdade para se mexer pela intermediária, e o centroavante guarda mais a posição entre os zagueiros.
O jogador Alejo Cruz, também uruguaio, é responsável por fornecer amplitude ao time pela ala esquerda. Assim, apresentando características de ponta, velocidade e habilidade no drible, ele atua mais próximo à linha lateral, acelerando as jogadas por esse lado e buscando o confronto individual com o lateral-direito adversário.
Tanto Cruz quanto Rodríguez são contratações deste ano para compor o time. Desse modo, a ofensiva da estratégia tática do Atlético-GO tem apresentado um desempenho eficaz.
Contratação de destaque
Apesar do forte ataque, o jogador que mais tem se destacado é proveniente do banco: o experiente Vágner Love. Aos 39 anos, ele entra em quase todas as partidas no segundo tempo e já marcou seis gols, além de fornecer duas assistências. Essa estratégia se revela interessante para lidar com defensores fatigados nos momentos finais dos jogos, e Love mantém sua precisão na hora de finalizar as jogadas.