Início » Futebol » A história e o momento da Associazione Calcio Firenze Fiorentina

A história e o momento da Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Publicado em:

Última atualização:

Na atual oitava posição da Série A, a Associazione Calcio Firenze Fiorentina vem recuperando aos poucos seus tempos de glória e voltando para a parte de cima da tabela. Sendo duas vezes consecutivas vice da Conference League, os Violas têm como maior projeto voltar a conquistar taças e aparecer como uma potência no continente europeu. 

Comandados por Raffaele Palladino, o clube terminou o Campeonato Italiano com três vitórias nos cinco jogos finais do ano, além de um empate e apenas uma derrota. Atuando no 3-4-1-2, o plantel ganhou seu último confronto na temporada contra a poderosa Atalanta, vencedora da Europa League em cima do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. O duelo terminou 3 a 2 para os roxos, com gols de Andrea Belotti e Nicolás González.

Quer saber mais sobre a história e fundação da Associazione Calcio Firenze Fiorentina? Então acompanhe a leitura do artigo e veja títulos e estatísticas da equipe da cidade de Florença.

A história e os títulos da Associazione Calcio Firenze Fiorentina

A história da Associazione Calcio Firenze Fiorentina é datada a partir de 1926, com a fusão de dois clubes da cidade de Florença: o CS Firenze e PG Libertas. Tendo seus principais anos de glória nos anos 50, os Violas passaram boa parte do início de sua estruturação nas ligas de futebol inferiores. Seu primeiro grande título é a Copa da Itália nos anos 40.

Na virada do século, o plantel sofreu sua maior queda. Com o time profundamente endividado, os roxos precisaram declarar falência e começar do zero no esporte, sendo obrigados a competirem na série C2. Então com um novo nome, de Fiorentina Viola, é somente na temporada de 2005 que a equipe volta para a Série A após vencer o Perugia nos playoffs de escalada. 

O ano é muito marcante para os torcedores devido à recuperação dos direitos de seu nome oficial. Desde então o plantel nunca alcançou o sucesso das conquistas de tempos anteriores, mas luta para permanecer na parte de cima da tabela do campeonato italiano. Confira todos os troféus que a Associazione Calcio Firenze Fiorentina tem em sua história:

  • 6 Copas da Itália (1939/40, 1960/61, 1965/66, 1974/75, 1995/96 e 2000/01)
  • 2 Campeonatos Italianos (1955-56, 1968-69)
  • 1 Supertaça da Itália (1996-97)
  • 1 Recopa da UEFA (1961)

Vale destacar que o estádio em que os Violas jogam é o Artemio Franchi, que tem capacidade para mais de 45.000 torcedores. O local passou por mudanças para a Copa do Mundo de 1990. Contudo, isso não afetou seu projeto tradicional e o local ainda carrega muita história sobre o futebol da cidade de Florença.

Principais ídolos e rivais do Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Entre os principais ídolos da Associazione Calcio Firenze Fiorentina, a maioria escolhida entre os torcedores atuaram no período vencedor do clube, entre os anos de 50 a 70. Ainda assim, atletas conhecidos pela sua relevância mundial aparecem como os maiores da equipe. 

O principal esportista dos Lírios é o craque argentino Gabriel Batistuta. Com nove temporadas dedicadas aos Violas, o atacante marcou 206 gols em 328 partidas. Aliás, vale destacar que mesmo quando a equipe foi rebaixada, o esportista permaneceu no time e ajudou o plantel a voltar para a elite do futebol italiano. Além disso, o artilheiro foi a chuteira de ouro na de 1995, com 26 bolas na rede, e levantou os títulos da Copa Itália e da Supercopa.

Outro nome de extrema importância é Roberto Baggio. Embora não tenha levantado taças com a Fiorentina, o esportista é muito amado pelos leões por ter se desenvolvido desde a juventude na equipe. Afinal, sendo um dos principais atletas do futebol Italiano, o jogador fez 55 gols em 136 partidas.

Outros atletas que merecem menção honrosa são: Daniel Passarella, Luca Toni, Rui Costa, Miguel Montuori, Riccardo Montolivo, Kurt Hamrin e Juninho Botelho.

Nas rivalidades, os principais clubes que intensificam os duelos com a Associazione Calcio Firenze Fiorentina são: Juventus, Roma, Lazio e Bologna. A de maior destaque certamente é contra a La Vecchia Signora pela negociação assídua de Roberto Baggio pelo valor recorde na época de 10,83 milhões.

Plantel atual

Voltando a aparecer com destaque no campeonato italiano e nas competições europeias, conheça o plantel de 23/24 que alcançou as finais da Conference League:

Goleiros: Oliver Christensen, Pietro Terracciano, Tommaso Martinelli e Tommaso Vannucchi.

Defensores: Nikola Milenković, Lucas Martínez Quarta, Luca Ranieri, Pietro Comuzzo, Fabiano Parisi, Cristiano Biraghi, Michael Kayode e Dodô. 

Meio-campistas: Rolando Mandragora, Gino Infantino, Antonín Barák, Lorenzo Amatucci, Alessandro Bianco e Costantino Favasuli.

Atacantes: Andea Belloti, Christian Kouamé, Riccardo Sottil, Josip Brekalo, Nicolás González, Jonathan Ikoné, Filippo Distefano, Lucas Beltrán e M’Bala Nzola.

Vale destacar que entre os principais jogadores da Viola, o camisa 10 Nicolás González é um dos nomes de maior renome. Artilheiro do time na temporada, o atacante terminou o ano com 14 gols e cinco assistências em 42 jogos. O garçom da equipe foi o Alfred Duncan, com seis passes-chave.