O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. É simples entender como a modalidade funciona e suas regras. O grande objetivo é colocar a bola no fundo das redes do time adversário e, assim, ganhar a partida. O gol pode acontecer de falta, pênalti, sozinho, em chute de fora da área ou a finalização pode contar com o auxílio dos companheiros de equipe. Mas, você sabe o que significa a assistência no futebol? Siga no texto e tire a sua curiosidade.
O que é considerado assistência no futebol?
Qualquer passe de um jogador que resulte em gol é considerado uma assistência no futebol. Além de chutes, as assistências também podem ser bloqueios ou até desvios, sendo intencionais ou não. Elas são contabilizadas oficialmente como estatísticas para o atleta em questão, isto é, aparecem no currículo do esportista.
Para simplificar, a contribuição funciona da seguinte forma: o jogador A chega ao campo de ataque adversário com a bola nos pés e, neste momento, vê o jogador B livre, sozinho e de cara para o gol. Então, ao invés de chutar direto para tentar marcar o tento, o jogador A passa a bola para o B, que dribla os defensores e acerta em cheio as redes para marcar o gol. Este é o real significado de assistência.
Muitas vezes, o esportista que balança as redes fica com todo o crédito, mas ele não teria conseguido sem a assistência de seu companheiro. Por outro lado, o passe é tão bonito que acaba roubando a cena. É certo dizer que ambos são importantes em uma partida de futebol.
Enquanto alguns gostam de acertar a bola no gol, outros atletas são especialistas servir os colegas de equipe com maestria, assim como Kevin De Bruyne, do Mancheser City, e Luka Modric, do Real Madrid.
Quem é o jogador com mais assistências na história?
Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história, mas Lionel Messi é quem possui mais assistência no futebol no século 21: são 413 em toda a carreira. Atualmente, o argentino joga em uma liga esportiva não tão popular – a MLS, nos Estados Unidos -, mas ele segue na ativa tendo a possiblidade de aumentar esse número.
Depois dele, temos o húngaro Ferenc Puskas, que anotou 390 assistências em sua carreira. Em sequência vem Pelé, com 368, e o holandês Cruyff, somando 358, de acordo com as informações do site Somos Fanáticos. Os três, inclusive, ocupam a prateleira mais alta do esporte, considerados os maiores de todos os tempos.
Na Liga dos Campeões, o principal campeonato de futebol da Europa, as estatísticas são diferentes. Cristiano Ronaldo ocupa a liderança com 42, enquanto Di Maria está em segundo lugar com 41, e Lionel Messi em terceiro, com 40. Porém, Di Maria é o único que pode aumentar os números porque continua em ação pelo Benfica, enquanto Messi e Cristiano jogam em continentes diferentes.
A lista também tem Neymar, com 33 assistências, Ryan Giggs, com 31, Karim Benzema, com 29, e Kevin De Bruyne, também com 29.