Início » Futebol » Real Madrid x Barcelona: as maiores goleadas do “El Clásico”

Real Madrid x Barcelona: as maiores goleadas do “El Clásico”

Publicado em:

Última atualização:

Dizem que, na Espanha, se você não torce para o Real Madrid é porque é torcedor do Barcelona. Brincadeiras à parte, o fato é que merengues e catalães são, atualmente, os maiores times do futebol espanhol. Então, não é à toa que existe até um nome para quando os dois se encontram em campo: “El Clásico”. E a história das maiores goleadas entre Real Madrid e Barcelona também é emocionante.

Para começar, a rixa entre Real Madrid e Barcelona é realmente antiga: a primeira vez que os clubes entraram em campo foi em maio de 1902, no Hipódromo de La Castellana. Na época, o Real ainda se chamava Madrid Football-Club, e era um clube criado há pouquíssimo tempo. Já o Barça, criado em 1899, mostrou que, no futebol, a experiência faz a diferença, ganhando a partida por 3 a 1.

Em partidas oficiais, Real Madrid e Barcelona já se enfrentaram 256 vezes. Mostrando como o confronto é realmente equilibrado, os merengues tem uma leve vantagem apenas: foram 104 vitórias do Real contra 100 do Barça. Diante disso, não é nenhuma surpresa que o maior goleador do El Clásico seja o argentino múltiplas vezes ganhador da Bola de Ouro, Lionel Messi, que marcou 26 vezes para o Barcelona nas disputas contra o Real Madrid das quais participou.

Vitória por 11 a 1 e mais: as históricas goleadas entre Real Madrid e Barcelona

Nestes 122 anos de confrontos, foi na década de 1940 que a animosidade entre as torcidas de Real Madrid e Barcelona ficou inflamada. E, em parte, isso tem a ver com a maior goleada da história das disputas entre os dois clubes. O ano era 1943 e os times disputavam a semifinal da Copa do Rei. 

Na ocasião, após perder por 3 a 0 a partida de ida, o Real foi com tudo para cima do time azul-grená. Dessa forma, alcançou um resultado que ninguém conseguiria imaginar. Os merengues balançaram a rede adversária nada menos do que 11 vezes. Somente o meio-campista Barinaga marcou quatro gols.  O Barcelona, por outro lado, marcou um gol apenas. Mais de 80 anos se passaram e esse 11 a 1 para os blancos ainda é a maior goleada entre Real Madrid e Barcelona.

Mas essa não foi a primeira vez que os madrileños venceram os catalães com um placar expressivo. Ainda em 1935, os clubes se encontraram na La Liga, com a partida terminando na segunda maior goleada entre Real e Barça. Com um placar de 8 a 2, os merengues também venceram esta partida.

Mas foi somente em 1950 que o Barcelona goleou o Real Madrid – também durante o campeonato espanhol. O time da Catalunha marcou sete gols em cima dos blancos, que balançaram a rede do adversário apenas duas vezes. 

Considerando as competições mais recentes, a goleada do Barcelona em cima do Real Madrid em 2010 também marcou a história dos clubes. Sob o comando de Pep Guardiola, os catalães anotaram cinco gols contra nenhum do arqui-inimigo. Em 2003, o Real Madrid fez a festa em uma partida valendo pela Copa do Rei. Na ocasião, o clube balançou a rede quatro vezes, enquanto o Barcelona não marcou nenhuma vez.