Com a chegada de diversos craques na Europa na Saudi Pro League no último ano, o futebol árabe passou a ser mundialmente conhecido, inclusive no Brasil. Diversos nomes conhecidos dos fãs de futebol passaram a entrar em campo e vestir a camisa de times. As maiores contratações do Al-Nassr, por exemplo, trazem memórias para os adeptos de clubes europeus — especialmente a de um certo português.
Caso você tenha interesse em saber quais foram as maiores transferências que o time saudita realizou, leia o texto a seguir. Dessa forma, será possível entender melhor o nível dos jogadores que atuam por lá.
As 3 maiores contratações do Al-Nassr
O Al-Nassr, dono de diversos títulos nacionais e continentais, tem, atualmente, 30 jogadores no plantel ao todo. Desses 30 nomes, três acabam por se destacar:
Cristiano Ronaldo
O português é, sem dúvida, o principal nome do Campeonato Saudita desde que chegou. Após passagem conturbada pelo Manchester United, CR7 foi seduzido pelo dinheiro oferecido pelos árabes, e desde 2023, joga no local.
Seus números, assim como na Europa, não deixaram de ser impressionantes. Mesmo com 39 anos, estabeleceu diversos recordes que demonstram sua longevidade. O mais recente deles é o recorde de gols em uma temporada da Saudi Pro League, com 35. Esse fato também o fez o único atleta na história que foi artilheiro em quatro ligas diferentes.
Sadio Mané
Outra das maiores contratações do Al-Nassr é a do senegalês Sadio Mané. Depois de ficar uma temporada no Bayern de Munique, teve problemas de vestiário no ex-clube, assim como Cristiano, e acabou sendo vendido para a Liga Árabe por cerca de 30 milhões de euros.
No novo clube, acabou se dando melhor e tem números bem expressivos: 19 gols, 7 assistências e 49 jogos. Além disso, vale destacar que, curiosamente, ele é um dos vários ex-jogadores do Liverpool que foram para lá. Os Reds ainda tiveram Roberto Firmino, Fabinho e Jornan Henderson (atualmente no Ajax) indo para o Oriente Médio.
Marcelo Brozóvić
Por fim, o croata Marcelo Brozović é mais uma das maiores contratações do Al-Nassr. O meia croata de 31 anos, nessa última temporada, fez cinco gols e deu 11 assistências no time que ficou na segunda colocação da Saudi Pro League. Antes disso, até 2023, ao contrário de Mané e Cristiano, o atleta vivia ótima faze enquanto atuava na Inter de Milão e, inclusive, fez parte da final da Champions League contra o Manchester City.
A maior contratação do Al-Nassr que veio do Brasileirão
Mesmo não tendo o sucesso internacional que os três atletas acima, o técnico Luís Castro, ex-comandante do Botafogo, também foi contratado no ano passado. A sua saída ocorreu durante o momento em que o Fogão era o líder do Brasileiro, algo que os botafoguenses não esquecem até hoje, ainda mais com a perda do título para o Palmeiras nas últimas rodadas.
Com o time árabe, Castro tem um retrospecto amplamente positivo. Somando todas as competições, o gajo treinou a equipe por 47 partidas, tendo 34 vitórias, seis empates e sete derrotas até o momento somando. Isso certamente o coloca entre as maiores contratações do Al-Nassr.