Visando se manter relevante na elite do futebol brasileiro, o Cuiabá buscou fazer as melhores contratações para 2024. Assim, a equipe conseguiu nomes interessantes, valorizando a faixa etária e possibilidade de desenvolvimento de atletas.
Com a janela de transferências prestes a abrir, nós separamos as principais escolhas do Dourado para formar seu elenco. Confira!
Contratações do Cuiabá para 2024
O Cuiabá fez diversas contratações para a disputa do calendário brasileiro em 2024. De forma estratégica, o clube quis fortalecer todas as áreas do campo, mas principalmente o ataque e as laterais.
Dessa forma, o Dourado gastou mais de 14 milhões de reais em jogadores. Isso, por sua vez, colocou o elenco entre os mais jovens, com uma faixa etária de aproximadamente 23 anos.
Dito isso, o Cuiabá foi bem em suas contratações, visto que levou ao Mato Grosso jogadores que estavam no radar de outras equipes brasileiras. O meia Lucas Fernandes, por exemplo, estava no Botafogo, mas o Dourado acertou sua chegada junto ao Portimonense, time de Portugal, para a temporada de 2024.
Outro nome conhecido é Bruno Alves, zagueiro que também defendeu o São Paulo, assim como Fernandes, e estava no Grêmio. A equipe trouxe ainda o vencedor do prêmio Puskás de 2023, Guilherme Madruga, em um contrato até 2028.
Ademais, o Cuiabá contratou ainda o goleiro Mateus Pasinato por duas temporadas, o qual chegou para o lugar vago deixado por João Carlos no encerramento de 2023.
O zagueiro Gabriel e o atacante Eliel, ambos de 20 anos, o lateral-direito Railan, o lateral-esquerdo Ramon, além do argentino Luciano Giménez, também chegaram para a disputa da temporada 2024.
Resgates
Além das novidades nas contratações, o Cuiabá resgatou alguns jogadores, como é o caso de Max. O meio-campista foi importante em 2021, quando defendeu o Dourado por empréstimo, mas logo retornou ao Colorado Rapids, da Major League Soccer (MLS).
Agora, o atleta voltou de forma definitiva ao Brasil. Além disso, a equipe contratou ainda o atacante André Luís, que se destacou pela equipe cuiabana em 2022, mas estava no Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul.
Outras transferências
Para que as contratações sejam possíveis, o Cuiabá precisou se desfazer de alguns jogadores. Como resultado, o zagueiro Vitão foi para o Ituano, assim como o lateral Léo Oliveira. Enquanto isso, os laterais Juan Tavares e Tarcísio agora jogam por Santa Cruz e pelo Capivariano.
Além deles, Vinicius Boff defende agora o Al-Sahel, Calebe está no Inter de Lages, Ricardo Cerqueira no Capivariano e Lucas Cardoso defende o Riga. Por fim, os atacantes Pablinho, Gabryel Freitas e Emerson Ramon estão jogando por FK Auda, Bangu e Botafogo-SP, respectivamente.
Além das contratações e empréstimos, o Cuiabá também assegurou as permanências de Jonathan Cafú e Lucas Mineiro. Cafú já vinha defendendo o Dourado nas últimas três temporadas em um vínculo por empréstimo com o Corinthians.
Por outro lado, Mineiro chegou à equipe mato-grossense em 2023 e atingiu a meta estipulada pelo Braga, de Portugal, o que rendeu a ele um contrato em definitivo com o clube brasileiro. Por fim, Derik Lacerda também teve seu contrato renovado.
Falando no comando técnico, é importante destacar que o treinador Antonio Oliveira deixou o Cuiabá para integrar o elenco de contratações do Corinthians em 2024.
O anúncio da saída de Antonio aconteceu no dia 09 de fevereiro, mas o Dourado só contratou um novo comandante em maio. Atualmente, aliás, é treinado por Petit, que estava no futebol português.