É fato que Arjen Robben marcou uma geração no futebol mundial. Sendo um dos principais ídolos do Bayern de Munique, com passagens em diversos grandes times europeus, o jogador que ficou conhecido pela jogada de cortar para a ponta direita para chutar em gol com o pé esquerdo é um dos mais famosos da última década.
Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre a carreira de Arjen Robben no esporte. Além disso, confira suas conquistas, estatísticas em quadra, trajetória na seleção e muito mais.
A carreira de Arjen Robben
Arjen Robben é um jogador ponta direita holandês que atualmente tem 40 anos. Em seu início de carreira, o atleta recebeu muito destaque na equipe de Groningen, da Eredivisie. Vale destacar que esse foi o mesmo clube em que o esportista optou em se aposentador, mostrando valor e gratidão para o time.
Após dois anos de muito sucesso com o elenco, chegando a ser nomeado o jogador do ano da temporada 2000/2001, o atleta optou por assinar um contrato com o PSV, que tinha um poderoso plantel na época. Nesse sentido, seu primeiro título de campeonato nacional aconteceu enquanto estava por lá. Nesse mesmo período, Arjen Robben ganhava os holofotes do país e era premiado com o título de melhor jogador jovem holandês.
Tendo muito sucesso, em seus anos iniciais, o ponta-direita se juntou ao Chelsea em 2004. Na época, vários dos principais clubes europeus já rondavam o jogador, como a Juventus. Entretanto, é a partir dai que um problema frequente de sua trajetória no futebol ia começar a aparecer: as lesões.
Para melhor noção, em seu primeiro ano na Premier League, o atacante quase não participou por conta de problemas físicos. Ainda assim, o esportista foi peça-chave para a conquista de dois títulos ingleses consecutivos. Por conta das recorrentes lesões, a diretoria londrina vendeu o atleta por 35 milhões de dólares para o Real Madrid.
Com uma passagem curta no clube merengue, o atacante Arjen Robben permaneceu no Real Madrid entre os anos de 2007 a 2009, no qual participou de 50 partidas e anotou 11 bolas na rede. Por lá, ele conquistou a La Liga e também a Supercopa.
Auge no Bayern de Munique
É no Bayern de Munique que Arjen Robben faz história e aparece como um dos principais jogadores da última década. Negociado pelo clube merengue para ter sua ida aos bávaros em 2009, o atacante chegou ao time alemão em 2009. Por lá, ele viria a ser peça-chave para ao lado de Franck Ribéry de um dos ataques mais letais da Europa, principalmente em contra-ataques.
Para melhor noção, foram dez anos na equipe, sendo titular incontestável em todas as temporadas. Além disso, o esportista soma mais de 20 taças durante sua permanência no elenco, com oito Bundesliga, cinco Pokals e uma Champions League. Vale ressaltar que a conquista do título da UEFA em 2013 veio com seu gol na final, mostrando o quanto ele era decisivo.
Nesse período, Arjen Robben foi honrado ao participar do elenco da Temporada em 2013 e nomeado para o FIFPro World XI e para o Time do Ano da UEFA em 2014. Com os bávaros, o atacante teve 309 partidas, 144 gols e 101 assistências, aparecendo como um dos principais ídolos do clube.
Como se sabe, ao sair do Bayern em 2019, o esportista optou por retornar ao clube de Groningen. Ainda assim, por conta de seu desgaste físico, o ponta conseguiu atuar em apenas seis jogos na temporada 20/21. Após isso, o holandês anunciou a aposentadoria.
Títulos e estatísticas
Ao longo de mais de 20 anos de carreira, Arjen Robben conquistou títulos em todos os clubes que passou, com exceção do Groningen. Nesse meio-tempo, foram 30 taças levantadas. São elas:
- 1x Champions League;
- 8x Bundesliga;
- 2x Premier League;
- 1x Supercopa da Espanha;
- 5x Copas da Alemanha;
- 1x UEFA Super-Cup
- 1x Taça da Inglaterra;
- 4x Supercopa da Alemanha;
- 1x Supercopa da Inglaterra;
- 2x Copa da Inglaterra;
- 2x Supercopa da Holanda;
- 1x Eredivisie
Na carreira, o ponta-direita teve um total de 614 partidas em campo, marcando 209 gols e 165 assistências. Em seu perfil de seleção, o atleta conta com 96 jogos, 37 gols e 34 assistências. Além disso, ele esteve perto de fazer o gol do título na Copa do Mundo de 2010 para a Holanda, mas Casillas acabou por defender o lance do confronto.
Entre suas honrarias individuais, fora as já citadas, o esportista ainda conseguiu ser nomeado o jogador do ano de 2009/2010 do Bayern de Munique e o atleta da Bundesliga de 2010. Na Bola de Ouro, sua melhor posição foi a quarta colocação, nunca vindo a ganhar o prêmio da France Football.
Curtindo a vida de aposentado desde 2021, Arjen Robben se dedica agora a maratonas. Nesse sentido, o ex-jogador já disputou duas vezes a corrida de Roterdã, de 42 km. Seu último tempo no trajeto foi de 2h58min33, melhorando em 15 minutos desde sua marca anterior.