Início » Futebol » Estádio Arena Fonte Nova: história e capacidade

Estádio Arena Fonte Nova: história e capacidade

Publicado em:

Última atualização:

O estádio Arena Fonte Nova está localizado em Salvador, na Bahia. Porém, vale dizer que ele é a reconstrução do antigo Estádio Octávio Mangabeira, implodido em 2010 para que a nova estrutura ganhasse forma, tendo como objetivo a criação de um espaço para receber Copa do Mundo FIFA de 2014.

A seguir, estão a história do estádio antes da reconstrução e também as suas características após a execução do novo projeto.

História da Arena Fonte Nova

Antes de se tornar Arena Fonte Nova, o estádio Octávio Mangabeira teve a sua inauguração em 1951. No início, a capacidade era de 30 mil pessoas, porém houve uma reforma de ampliação e o espaço passou a abrigar cerca de 80 mil torcedores. O espaço seguiu recebendo jogos até o ano de 2007, quando ocorreu um acidente grave.

O dia trágico aconteceu em novembro de 2007, durante um jogo do Bahia e Vila Nova, de Goiás. O jogo estava em 35 minutos do segundo tempo quando a estrutura do anel superior não aguentou e acabou cedendo, caindo de uma altura de 20 metros. Infelizmente, sete pessoas morreram na hora e dezenas ficaram feridas.

Diante disso, especialistas foram até o local, analisaram as condições estruturais e entenderam que o melhor caminho seria a implosão e a reconstrução com base nos padrões da FIFA para receber a Copa do Mundo de 2014.

Construção do estádio

As obras do Arena Fonte Nova avançaram rapidamente, principalmente, ao fazer uma comparação com as demais obras para a Copa. Em dezembro de 2011, 38% já estava concluído, em 2011 chegou em 80% e a inauguração ocorreu em 5 de abril de 2013. Entretanto, a primeira partida só veio acontecer no dia 7, mas com um clássico baiano entre Bahia e Vitória, na disputa da quarta rodada do Campeonato Baiano.

A construção foi um consórcio firmado entre a OAS e também Odebrecht, que atualmente é Novonor. Em 2023, houve a venda dos direitos do nome do estádio e, desde então, ele recebe o nome de Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

Estrutura e capacidade do estádio Arena Fonte Nova

O projeto de reconstrução da Arena Fonte Nova teve como base o design original antes da implosão. Desse modo, é possível ver semelhanças na arquitetura e no design atual, como a abertura voltada para o Dique do Tororó, que garante a ventilação natural e o espaço para eventos.

Ele conta também com três níveis de arquibancadas, mas em uma posição que melhora a visibilidade do público, além de telões de alta resolução estrategicamente instalados. Junto a isso, também foram construídos um edifício-garagem de dois andares e uma cobertura que protege o público, principalmente, em dias mais quentes.

Para melhorar ainda mais a segurança, existem cerca de 240 câmeras e um plano de evacuação rápido em caso de emergência. É bom ressaltar também que a Arena adota práticas sustentáveis, incluindo economia de água com o reaproveitamento da chuva. E, em relação aos setores, agora o espaço tem cinco divisões e o acesso por transporte público e veículos é facilitado.

A Arena Fonte Nova tem espaço para 50 mil pessoas, porém a capacidade operacional fica em torno de 48 mil torcedores.