Início » Futebol » A influência da arbitragem nos jogos do Botafogo no futebol em 2024

A influência da arbitragem nos jogos do Botafogo no futebol em 2024

Publicado em:

Última atualização:

John Textor, proprietário do Botafogo, reclamou muito sobre a arbitragem do futebol brasileiro desde que chegou ao clube. Em 2024, por exemplo, ele chegou a depor na CPI das manipulações de jogos e apostas esportivas, dizendo ter provas sobre manipulação de resultados em jogos do Botafogo.

Veja algumas polêmicas de arbitragem envolvendo o Botafogo nas últimas temporadas.

Campeonato Brasileiro de 2023 e as polêmicas com o Palmeiras

Em 2023, o Botafogo perdeu o título brasileiro inesperadamente para o Palmeiras. Dentre as diversas reclamações sobre a arbitragem do futebol brasileiro, o jogo entre as duas equipes no Nilton Santos talvez seja a principal delas.

Naquela partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, o Botafogo era o líder do campeonato com sete pontos de distância para o Palmeiras.

Em um primeiro tempo avassalador, o Glorioso fez 3 a 0 em menos de 45 minutos, com gols de Eduardo, Tchê Tchê e Junior Santos, Entretanto, o Palmeiras reagiu na segunda etapa. Logo aos cinco minutos dos últimos 45, Endrick fez o primeiro gol alviverde e deu início à remontada.

A partir de então, entram alguns lances reclamados por botafoguenses, como a expulsão do zagueiro Adryelson. Quanto ao ocorrido, John Textor disse à época:Não é para cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo“.

Em seguida, Tiquinho Soares perde um pênalti para o time da casa e o Palmeiras marca três gols em 15 minutos para derrotar o alvinegro e, posteriormente, chegar ao título brasileiro.

Decisões de arbitragem com o Botafogo em 2024

Não apenas em 2023 ficaram as reclamações botafoguenses sobre a arbitragem do futebol brasileiro, como também vieram para 2024. A principal delas, até então, é de um lance no duelo contra o Bahia, pela Copa do Brasil.

Desta vez, o volante Gregore foi expulso aos 45 do primeiro tempo, deixando o Botafogo com um jogador a menos. Eventualmente, o clube carioca seria eliminado pelo Tricolor de Aço ao perder por 1 a 0 em Salvador. No lance em questão, o jogador do Botafogo teria atingido Santiago Arias, do Bahia, no rosto. Após um tempo de bola rolando após o lance, o VAR chamou o árbitro da partida para revisão, e ele decidiu expulsar o jogador da equipe de Artur Jorge.

Além disso, outros lances também foram alvo de polêmica na temporada, como alguns no jogo entre o Glorioso e o Cuiabá e também em clássicos contra Fluminense e Vasco em 2024.

Reclamações de Textor sobre arbitragem do futebol brasileiro em geral

O dono do Botafogo é um crítico veemente da arbitragem do futebol brasileiro, inclusive alegando “influências externas” nas decisões dos juízes.

Textor não só depôs na CPI, como também contratou a empresa “Good Game” para fazer uma “arbitragem em tempo real” no jogo contra o Flamengo, ainda no primeiro turno do Brasileirão de 2024.

O norte-americano também já enviou diversos ofícios à CBF com diversas críticas à arbitragem brasileira desde que chegou ao clube. Nesse meio-tempo, ele também já pediu a renúncia de Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, e fez denúncias de uma suposta corrupção pelo mandatário.