Início » Futebol » Saiba como Antônio Oliveira foi demitido do Corinthians

Saiba como Antônio Oliveira foi demitido do Corinthians

Publicado em:

Última atualização:

O Corinthians atualmente vive uma péssima fase no seu futebol. O clube, tanto na parte externa quanto interna, teve problemas esse ano e ainda não conseguiu solucioná-los totalmente. Dessa forma, não é surpreendente que tenha trocado já de técnico duas vezes. O último demitido foi Antônio Oliveira, que foi contratado depois de Mano Menezes ter tido uma breve passagem pelo time. O treinador comandou o clube por apenas alguns meses mas não conseguiu conter a onda de resultados ruins.

Mas afinal, sua passagem foi tão ruim mesmo? Quais os números que ele teve no Timão? Leia o texto a seguir caso você queira saber mais a respeito do porquê Antônio Oliveira foi demitido pelo Corinthians. Além disso, confira como foi um pouco da trajetória de Antônio no futebol antes disso.

Ínicio da carreira como treinador

António José Cardoso de Oliveira nasceu na cidade de Lisboa em 1982.

Ex-jogador, atuou em clubes de menor expressão do futebol português, como Fabril do Barreiro e Oriental. O mais longe que conseguiu ir foi nas equipes do Benfica B e do Braga B, que estão filiadas aos elencos principais.

Sendo assim, após não conseguir se estabelecer como atleta, acabou se aposentando dos gramados em 2011 aos 29 anos. A partir daí, passou a fazer estágios como treinador.

Começou na equipe sub-17 do Benfica e, logo em seguida, foi para o futebol árabe ser auxiliar do seu pai, Toni. Este que, por sinal, é bem mais sucedido como atleta, atuando no Dragões por quase 15 anos e até disputando partidas na Seleção.

Ambos estiveram juntos no Tractor Club e acabaram conquistando a Taça Iraniana pela equipe. Depois disso, ainda fizeram parceria no Kazma SC do Kuwait.

Chegada ao Brasil

A chegada de Antônio de Oliveira em território brasileiro foi durante o ano de 2020. O treinador português era parte da comissão técnica do ex-comandante do Santos, Jesualdo Ferreira, que é uma figura emblemática em Portugal.

Como Jesualdo acabou não permanecendo durante muito tempo, já que foi demitido do Santos após o fim do Paulistão daquele ano, o mesmo aconteceu com Antônio.

Todavia, ele ainda teria outra oportunidade no país. O gerente executivo do Athletico Paranaense na época, William Thomas, lhe ofereceu um cargo de auxiliar e acabou por aceitá-lo. Com isso, após uma partida comandando uma equipe de aspirantes, pode finalmente atuar como comandante principal em uma equipe de futebol do país. Ele substituiria Paulo Autuori, que ocuparia apenas o cargo de diretor técnico.

Primeiros trabalhos

Na equipe do Paraná, Antônio Oliveira assumiu em março de 2021 e comandou apenas 34 partidas. No geral, conquistou apenas 17 vitórias e ficou apenas até setembro no clube, sem conquistar títulos. O treinador entregou o cargo após a eliminação para o Cascavel nas semifinais do Campeonato Estadual.

Após isso, retornou a Portugal para treinar a equipe do Benfica B, mas também acabou por não ter sucesso. Por lá, teve 7 vitórias em 18 jogos e possuiu um baixo aproveitamento de 39% nesse período.

Volta ao Brasil e a chegada de Antônio Oliveira no Corinthians

Em 2022, na sua volta ao Brasil, assumiu o comando do Cuiabá de forma efetiva e permaneceu por lá até o fim de 2023. Posteriormente, foi treinador do Coritiba até 2023 e novamente do Cuiabá até 2024.

Foi na segunda passagem com a equipe do Mato Grosso que conseguiu fazer seu melhor trabalho até então. Ao final do Brasileirão, o técnico colocou o time em décimo-segundo lugar na tabela. Algo que era um avanço em relação à 2022, quando o Dourado ficou a uma posição de não cair para a Série B.

Isso acabou por despertar a atenção de um dos grandes clubes no país, o Corinthians. Logo, em 9 de fevereiro de 2024, ele foi contratado para dirigir o Timão na temporada após 1 milhão de reais serem pagos ao Cuiabá e Antônio pudesse rescindir o seu contrato. O português acertou como a segunda opção, já que o plano inicial era trazer Márcio Zanardi, do São Bernardo.

Sua estreia foi em uma vitória contra a Portuguesa na Neo Química Arena.

Período no clube paulista

No seu tempo no Parque São Jorge, o treinador lusitano esteve sob o comando do time em 29 partidas. Dessas 29 , venceu 13, empatou 9 e perdeu 7, ou seja, seu aproveitamento foi de 55,1%.

Em tese, os números não foram em todo ruins, mas a performance e os resultados deixaram a desejar em vários momentos. Para se ter uma ideia, os alvinegros foram eliminados na primeira fase do Paulistão, sofreram para avançar na Copa do Brasil e estão na zona de rebaixamento no Brasileiro. O único torneio em que fizeram a lição de casa foi na Sul-Americana, liderando o seu grupo

Além do mais, é preciso destacar que a vida de Antônio ficou ainda mais complicada com o Corinthians tendo sérios problemas financeiros ao longo do ano. O clube possui uma das maiores dívidas do país e isso acabou respingando dentro do campo. Afinal, por mais que o elenco não seja ruim, está longe de ter peças de qualidade iguais aos times da ponta da tabela.

Sendo assim, é preciso ressaltar que, por mais que o português tenha sua parcela de culpa, assumir qualquer instituição com tantos problemas é algo que poucos fazem, e menos ainda conseguem ser bem-sucedidos. O que torna uma tarefa ingrata analisar de forma fria a passagem do comandante pelo local, já que existem diversas variáveis a considerar.

Demissão de Antônio Oliveira do Corinthians

Após se tornar quase insustentável sua manutenção, Antônio Oliveira foi demitido do Corinthians em 2 de junho de 2024. Ele foi substituído pelo técnico argentino Ramón Díaz, que terá a difícil tarefa de tirar o clube do caos que vive atualmente.

Já Antônio continua sem clube e ainda não se sabe exatamente qual será o rumo que tomará na carreira a partir de agora. No entanto, é provável que ainda permaneça no Brasil, já que foi aqui onde conseguiu arrumar espaço para trabalhar e, pelo que aparenta, não possui um mercado tão grande no exterior, ainda mais no continente europeu.