Início » Futebol » Veja quais são alguns dos principais técnicos da história do Flamengo

Veja quais são alguns dos principais técnicos da história do Flamengo

Publicado em:

Última atualização:

O Rubro-Negro Carioca, assim como vários outros clubes brasileiros, teve diversos técnicos no seu comando, afinal, foi fundado em 1895 e possui uma enorme trajetória. Além disso, descobrir quem eram os antigos técnicos do Flamengo em um ano específico pode ser mais complicado do que aparenta, já que houve anos que o time possuiu três ou mais técnicos diferentes.

No entanto, mesmo com esse “rodízio” de treinadores sendo bem grande, existiram nomes que fizeram bastante sucesso e deixaram sua marca, algo que, convenhamos, não é para qualquer um. Ainda mais quando estamos falando de uma das maiores equipes do país e que sofre constante pressão da imprensa e dos torcedores.

Principais técnicos do Flamengo

Diante disso, com a chegada recente de Filipe Luís e a saída de Tite do comando Rubro-Negro, é o momento ideal para conferir os grandes treinadores da história do Mengão:

Jorge Jesus

Muitos irão saber quem era o técnico do Flamengo em 2019. Isso porque Jorge Jesus conquistou o impossível no período de um ano. Tanto que, após sair do time, o clube durante muito tempo procurou um substituto que fosse à altura e deixasse o torcedor menos órfão.

Essa admiração toda do fã Rubro-Negro com o treinador não è a toa. Com JJ, a equipe conquistou cinco títulos, e entre eles estão inclusos um Brasileirão que teve o Flamengo batendo recorde de pontos e aproveitamento, além uma Libertadores ganha de virada nos acréscimos. Assim como é dito no documentário lançado pelo clube em 2020, foi um período de “Catarse” proporcionada pelo antigo técnico do Flamengo.

Dorival Juníor

Como foi citado antes, após Jesus sair do Flamengo, houve uma procura muito grande da diretoria para encontrar um outro nome no mercado que pudesse proporcionar o mesmo futebol do técnico português.

Na metade de 2022, após um ano sem resultados até então, o Mengão decidiu apostar suas fichas em um nome que tinha sido deixado de lado no mercado: Dorival Júnior. Apesar da contratação de Dorival ser bem questionável no início, o decorrer do ano mostrou que foi a melhor aposta feita pela diretoria. Isso porque, em um período curto de seis meses, levou o time ao título da Copa do Brasil e também a outra Libertadores.

Paulo César Carpegiani

Olhando um pouco mais para o passado, voltamos ao ano de 1981. Entre os antigos técnicos do Flamengo, Paulo César Carpegiani é um dos que possui mais títulos: são quatro ao todo. Além disso, ele é o treinador que é responsável por levar o clube à sua conquista mais importante: o Mundial de Clubes.

Carpegiani comandou Zico, Tita, Andrade, Júnior, Mozer, Marinho, Leandro e muitos outros em uma vitória sobre o Liverpool por 3 a 0 no Japão, no ano tido como o mais “mágico” pelo torcedor. Suas outras passagens não tiveram tanto brilho, é verdade, porém, está na memória do Rubro-Negro com bastante carinho.

Rogério Ceni

Por fim, um nome pouco popular mas que não pode ficar de fora é Rogério Ceni. Por mais que o treinador não fosse o “mais querido” pela torcida, ele saiu em 2021 com feitos bem importantes. Afinal, depois que chegou ao clube no final de 2020, mudou taticamente a equipe e conseguiu vencer o Brasileirão nas últimas rodadas.

Além disso, antes de sair, vale lembrar que, mesmo perdendo jogadores para a Copa América, Ceni manteve o time vivo em três competições e ainda ganhou o Campeonato Carioca e a Supercopa.

Outros técnicos do Flamengo

Alguns dos outros técnicos antigos do Flamengo que merecem menções honrosas são:

  • Cláudio Coutinho;
  • Carlinhos;
  • Flávio Costa;
  • Zagallo.

Quem foi o melhor técnico do Flamengo?

E, afinal, qual desses treinadores é o melhor treinador que já passou pela equipe da Gávea? A resposta é relativa e, no final, dependerá dos feitos que o torcedor carioca considera mais importantes.

Nesse momento da história, todavia, é inegável que Jorge Jesus é o que mais está presente na memória dos fãs e o que mais traz saudosismo.