Início » Futebol » Análise tática do São Paulo em 2024: desempenho do Tricolor na temporada

Análise tática do São Paulo em 2024: desempenho do Tricolor na temporada

Publicado em:

Última atualização:

O São Paulo tem feito uma boa campanha em 2024. A chegada do técnico Luis Zubeldía deu ao elenco não apenas um novo estilo de jogo, mas também o gás necessário para assumir o favoritismo nas principais competições da temporada. A análise tática do São Paulo em 2024 mostra que o grupo tem tido sucesso em manter a regularidade em cada desafio, com um futebol que o destaca dos demais.

Análise tática do futebol do São Paulo em 2024

O ano de 2024 do São Paulo é exemplar até aqui, disputando o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores. Passou por altos e baixos, ganhou um troféu inédito em cima de um grande rival, trocou de treinador e, hoje, é candidato ao título nos torneios. O Tricolor se sente pressionado em repetir a bem-sucedida trajetória de 2023, quando conquistou a primeira Copa do Brasil. De certa forma, o time tem bola para cumprir a proposta.

O Tricolor Paulista começou o ano com o treinador Thiago Carpini, que substituiu Dorival Júnior. O elenco superou o Palmeiras na Supercopa do Brasil em fevereiro, além de quebrar o tabu contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em duelo da primeira fase do Campeonato Paulista. Estava exercendo muito bem a função ofensiva, mas tinha problemas na defesa e na construção de jogadas.

O desempenho do plantel oscilava entre uma partida e outra. Além disso, o desfalque de atletas importantes também prejudicou o trabalho de Carpini. O São Paulo foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista, para o Novorizontino nos pênaltis, e, em abril, a diretoria decidiu desligar o profissional após a derrota para o Flamengo no Brasileiro, na segunda rodada.

Foi aí que Zubeldía entrou em cena. Disciplinado e estudioso, o treinador argentino não demorou para colocar a sua filosofia dentro de campo e alterar totalmente a cara do São Paulo. O time mudou a forma de jogar, com 4-2-3-1, mais compacto, com marcação, mais rápido e aproveitando cada jogador. Luciano e Calleri ganharam novas responsabilidades, enquanto Lucas Moura se tornou a peça principal do meio de campo.

Com Zubeldía, o Tricolor alcançou a sequência de 13 jogos sem perder. Além disso, se classificou na Copa do Brasil e Libertadores e faz um bom Brasileirão. É certo dizer que o São Paulo mudou da água para o vinho.

Números do time

São três competições ao mesmo tempo em 2024. Mesmo assim, o São Paulo tem conseguido manter o alto nível em cada uma delas e, dessa maneira, brigar entre os favoritos.

No Campeonato Paulista foram 13 confrontos, com seis vitórias, quatro empates e três derrotas, incluindo a eliminação nas quartas de final. Pela Copa do Brasil, entretanto, contabiliza quatro jogos e três triunfos, além de um empate e a vaga nas quartas de final.

Pela Libertadores, o três vezes campeão do continente tem sete embates, vencendo quatro, empatando duas e perdendo uma. Nas oitavas de final, o São Paulo encara o Nacional do Uruguai.

Por fim, no Brasileirão, entrou em campo 23 vezes com 11 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Como mandante, obteve oito triunfos, dois empates e duas derrotas, enquanto como visitante ganhou três, empatou três e perdeu cinco.

O que esperar do São Paulo em 2024?

O São Paulo já conquistou um título em 2024, mas tem potencial para muito mais. Depois de um ano de celebrações com a taça inédita da Copa do Brasil em sua prateleira, o time fará de tudo para dar ao seu torcedor o prazer de soltar o grito de campeão.

No Campeonato Brasileiro, o elenco ocupa a parte de cima da tabela. Terá que vencer todos os compromissos até o fim do ano, além de torcer contra o Botafogo, Fortaleza, Flamengo, Bahia e Palmeiras. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de o Tricolor levantar o caneco após 23 rodadas são de 5.0%.

O esquadrão também tem a oportunidade de vencer a Libertadores e a Copa do Brasil. O grupo são-paulino está focado em seu objetivo, mas precisa evitar distrações e, principalmente, manter o futebol que vem apresentando nos últimos meses.