Atualmente na zona de rebaixamento, o Juventude buscou um novo técnico no mercado, Fábio Matias, que agora terá a missão de ir para o tudo ou nada no Campeonato Brasileiro, ou a equipe correrá o risco de jogar a Série B em 2025.
Continue a leitura e confira a análise tática do Juventude na temporada de 2024, os jogos que definiram onde o clube está hoje e quem o Ju enfrentará nas próximas rodadas.
Análise tática do Juventude na temporada de 2024
O Juventude de 2024 tem um estilo de jogo reativo na maior parte da temporada. Com marcação no meio de campo, o time que era comandado por Jair Ventura prezava por ligações diretas, pouca posse de bola e ataques rápidos. A equipe, inclusive, tem grande parte das jogadas pelas beiras do campo, cujos laterais têm liberdade ofensiva.
A formação tática predominante do Juventude com o treinador Jair Ventura é o 4-2-3-1. Já os nomes de maior confiança do técnico são o centroavante Gilberto, Edson Carioca, Danilo Boza, João Lucas e o goleiro Gabriel Vasconcelos.
Campeonato Gaúcho de 2024: relembre a final entre Juventude x Grêmio
O Juventude vem de uma temporada de mais baixos do que altos. Apesar de chegar à final do Campeonato Gaúcho depois de eliminar o Internacional na semifinal, o Ju deixou o título escapar das mãos contra o Grêmio. Isso porque a equipe empatou o primeiro jogo por 0 a 0 no Alfredo Jaconi e não conseguiu segurar o placar na volta.
A equipe começou ganhando a disputa quando o atacante Gilberto abriu o placar já aos cinco minutos do primeiro tempo. Entretanto, Cristaldo igualou a partida aos 42 minutos do primeiro tempo e, apenas dois minutos depois, Diego Costa virou o jogo para o Tricolor Imortal. Para fechar o caixão, o meia Nathan fez o terceiro dos donos da casa aos 42 da segunda etapa, garantindo mais um título do Gauchão para o Grêmio.
Assim, o placar terminou em 3 a 1, e o Ju sentiu o amargo gosto do vice-campeonato.
Copa do Brasil: foi quase!
Mais uma vez, a equipe tinha tudo para avançar de fase. O Juventude ia bem na Copa do Brasil após eliminar os gigantes Internacional e Fluminense. Ao chegar às quartas de final, contra o Corinthians, tudo corria bem: a equipe venceu o Timão por 2 a 1 no jogo de ida, com um gol de Ronie Carrillo e outro de Danilo Boza.
No entanto, o Ju teve um enorme desafio pela frente: enfrentar o Corinthians e sua torcida apaixonada na Neo Química Arena pelo jogo de volta. A ideia proposta pelo técnico Jair Ventura foi de segurar o placar. Mas diante do 12º jogador mais apaixonado do país — a Fiel Torcida —, a tática não funcionou.
Aos 29 minutos, Yuri Alberto deu passe para Talles Magno, que colocou Ángel Romero na cara do gol, empatando no agregado. A equipe gaúcha reagiu, chegando a marcar um gol e empatar a partida em belo lance coletivo. No entanto, o atacante Lucas Barbosa fez falta no goleiro Hugo, e o gol foi anulado.
O Juve ganhou ainda mais gás após o lance, diminuindo o placar com gol contra do arqueiro Hugo, que colocou a bola para dentro da rede após cobrança de escanteio. Os dois times queriam a vaga. Por isso, a partida continuou pegada. Entretanto, em chute de fora da área do argentino Rodrigo Garro, o zagueiro Zé Marcos fez o segundo gol contra da partida após tentar tirar a bola da direção do gol.
Já nos acréscimos, o que seria a primeira semifinal da história do Juventude se tornou o começo do fim. Em cobrança de escanteio, o Corinthians conseguiu igualar o placar no agregado com cabeceio do zagueiro André Ramalho. Assim, levou o jogo para a decisão nos pênaltis, e o Juve se viu eliminado em Itaquera.
Campeonato Brasileiro: retrospectiva dos últimos cinco jogos de 2024
Com um retrospecto negativo nos últimos cinco jogos, o Juventude se viu mais uma vez na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Contra o Vitória, em confronto direto no Barradão, a equipe da casa ganhou o jogo com o placar magro de 1 a 0, com gol de pênalti de Gustavo Silva nos acréscimos do primeiro tempo.
Em mais um confronto direto, dessa vez contra o Red Bull Bragantino, Jadsom fez o primeiro gol da partida para o time de Bragança. Entretanto, Mandaca igualou o placar aos 25 minutos da primeira etapa. A Papada parecia respirar aliviada, mas logo Helinho acabou com a graça da torcida, terminando o jogo em 2 a 1.
Já em São Januário, Vasco da Gama e Juventude empataram em 1 a 1, com gols de Edson Carioca do lado alviverde e Payet do lado alvinegro.
No dia 20 de outubro, Juventude e Palmeiras apresentaram um jogo emocionante. Estevão fez o primeiro gol da disputa, e logo Danilo Boza diminuiu. No entanto, para azar do time gaúcho, Raphael Veiga estava inspirado e completou o hat trick no último minuto de jogo. Os outros gols da partida vieram de Ronaldo e Edson Carioca, do lado do Ju, e de Richard Ríos do lado palmeirense, terminando o jogo em 5 a 3 para os paulistas.
No último confronto pelo Campeonato Brasileiro, os gaúchos foram até o Maracanã enfrentar o Flamengo e tomaram um verdadeiro chocolate em pleno calor do Rio de Janeiro. Do lado carioca, Michael, Gabigol, Arrascaeta e Gonzalo Plata marcaram, cada um, um gol; pelo Ju, Gilberto e Edson diminuíram, terminando o placar em 4 a 2.
Próximos jogos
O Juventude, que tem 34 pontos e é o 18º colocado na tabela do Brasileirão, terá pela frente confrontos importantes com o técnico Fábio Matias. Confira:
- Juventude x Bahia (9 de novembro, às 19h)
- Grêmio x Juventude (20 de novembro, horário a definir)
- Juventude x Cuiabá (24 de novembro, horário a definir)
- Atlético Mineiro x Juventude (1 de dezembro, horário a definir)
- São Paulo x Juventude (4 de dezembro, horário a definir)
- Juventude x Cruzeiro (8 de novembro, horário a definir)