Início » Futebol » Veja como estão as finanças do Vasco atualmente

Veja como estão as finanças do Vasco atualmente

Publicado em:

Última atualização:

O Vasco é uma das equipes no Brasil que mais teve problemas na última temporada. O time teve um ano bem ruim em todas as competições e o elenco era visivelmente abaixo dos seus grandes rivais no Estado. Além disso, as suas finanças também chamaram a atenção depois da injeção de dinheiro pelos investidores da 777, que compraram 70% da SAF cruzmaltina em 2022. Algo que, inclusive, impactou a análise financeira do Vasco em 2024.

Caso queira mais sobre esse tema, leia o texto a seguir. Vamos explorar o balanço financeiro que o clube liberou ao público nesses últimos dias e explicar como os investidores de lá operam.

Sobre a 777

Falando de investidores, em primeiro lugar, vamos entender o que é a 777. Conhecida internacionalmente como 777 Partners, é uma empresa de investimentos americana que tem como local de atuação o cenário esportivo. Foi fundada nos Estados Unidos em 2015 e os seus criadores são Steven Pasko e Josh Wander. Além do Vasco, para se ter uma ideia, ela tem direitos de vários times europeus como Everton, Hertha Berlin, Genoa e Sevilla.

No início, era vista com bons olhos por grande parte dos torcedores e até mesmo pela diretoria vascaína. Tanto que a ideia inicial era fazer o Gigante da Colina competir com Flamengo, Palmeiras e outros gigantes brasileiros.

No entanto, com o passar do tempo, a própria empresa passou a ter sérios problemas éticos e administrativos, o que fez com que, ao invés de solução, ela se tornasse um problema. Aliás, no início deste ano, os donos da instituição colocaram todos os seus clubes à venda, e isso incluía o Vasco.

Rusgas internas

Com a eleição do novo presidente, o ex-jogador Pedrinho, a relação entre 777 e Vasco mudou seus contornos. O dirigente criticou a maneira com que a agência fazia sua gestão e chegou até a comentar que: “Dentre os erros, o mais crítico foi o aumento do valor da folha salarial do futebol como solução para a situação desesperadora que o clube vivia na tabela de classificação […]. A promessa de uma administração profissional, eficaz e responsável deu lugar ao ‘“’depois a gente vê como faz’”.

Sendo assim, o atual mandatário tentou desvincular a SAF vascaína da empresa norte-americana, mas sem sucesso. Ressaltando que a 777 ainda não chegou a realizar todos os aportes (investimentos) que haviam prometido.

A análise financeira do Vasco em 2024

Em meio a crise na 777 e a indefinição sobre o futuro, a análise financeira do Vasco em 2024 teve um balanço negativo. Segundo documentos liberados pela diretoria na última sexta (16 de agosto), houve um aumento da dívida interna, que passou a ser de R$ 212 milhões. Esse dado reflete a temporada de 2023 e, inicialmente, assim como ocorre em todos os outros clubes, sua divulgação era para ocorrer em abril; no entanto, o processo teve um atraso de mais de três meses.

Além disso, vale destacar que o próprio Pedrinho divulgou uma carta aos sócios e torcedores. Parte dela menciona que “o aumento da dívida se deve à classificação de processos judiciais cíveis e trabalhistas sob possíveis perdas nas pedidas dos potenciais credores.