O Milan foi ao mercado para suprir a lacuna deixada pela saída de Olivier Giroud. Dessa forma, um velho conhecido do futebol italiano foi o escolhido para a missão: o espanhol Álvaro Morata. O jogador estava no Atlético de Madrid e o clube italiano desembolsou € 13 milhões para tirar o atacante de 31 anos dos Colchoneros.
Álvaro Morata vem de sua temporada mais artilheira. Isso porque o jogador, que estava no Atlético de Madrid, marcou 21 gols na temporada 2023/24.
O Milan espera que o atleta repita os bons números, e a adaptação definitivamente não será um problema para Morata, visto que o centroavante tem quatro temporadas de atuação na Itália, todas pela Juventus.
Passagens de Álvaro Morata pela Juventus
Álvaro Morata tem duas passagens no futebol italiano. Em 2014, a Juventus comprou Morata do Real Madrid e, em sua temporada de estreia pela Velha Senhora, o centroavante marcou 15 gols. Entretanto, a melhor marca alcançada por Morata não foi a participação em gols, e sim a contribuição para levar a Juve até a final da Champions League. Por fim, o clube perdeu o título para o Barcelona de Neymar Jr. e companhia, mas Morata marcou o dele na decisão.
O atacante espanhol ficou mais um ano na Juventus, mas ao fim da temporada 2015/16 foi vendido de volta para o clube que o revelou, o Real Madrid.
A segunda passagem de Morata na Juventus aconteceu em 2020. O jogador estava emprestado pelo Chelsea ao Atlético de Madrid e o clube espanhol optou por adquirir os direitos econômicos do centroavante. Porém, o Atlético decidiu por emprestar o jogador para a Juventus.
De volta ao clube italiano, Álvaro Morata passou novamente duas temporadas na cidade de Turim, onde formou dupla com um velho companheiro de Real Madrid, ninguém menos do que Cristiano Ronaldo.
Álvaro Morata: carreira e estatísticas
Álvaro Morata teve passagens nas categorias de base do Getafe e do Real Madrid, mas foi no clube Merengue que fez sua estreia pelo profissional, em 2012. O jogador atuou por duas temporadas em Madrid, mas acabou sendo vendido para a Juventus. A carreira de Morata é marcada por ter mais de uma passagem por diversos clubes. Em outras palavras, Álvaro Morata foi transferido para o mesmo mais de uma vez, como aconteceu no Atlético de Madrid, Juventus e no Real Madrid.
Apesar de ter boas atuações no início de sua carreira, a concorrência foi desleal, já que o ataque do Real Madrid era formado por Di Maria, Gonzalo Higuaín e Cristiano Ronaldo, seguido pelo reserva Karim Benzema. O jogador conseguiu um protagonismo maior nos seus clubes posteriores. Confira os números do jogador:
Real Madrid
- Álvaro Morata teve duas passagens pelo Real Madrid. A primeira entre as temporadas 2012/13 a 2013/14 e a segunda em 2016/17.
- Na primeira passagem, marcou 11 gols e deu quatro assistências em 49 jogos.
- Agora, na segunda, foram 20 gols e quatro assistências em 43 partidas.
Juventus
- Morata chegou na Juventus e teve ótima passagem, marcando 27 gols e 11 assistências nas 93 partidas disputadas.
- O centroavante foi mais artilheiro na segunda passagem, com 32 gols marcados e 13 passes diretos para gols, em 92 jogos.
Chelsea
- O Chelsea foi o único clube que Morata defendeu somente uma vez até o momento. Jogando no futebol inglês, o jogador marcou 24 gols e deu seis assistências em 72 jogos.
Atlético de Madrid
- Álvaro Morata marcou 22 gols e deu cinco assistências na sua primeira passagem pelo Atlético, que durou 61 partidas.
- Logo depois, voltou a jogar no clube madrilenho, marcando 36 vezes e conseguindo sete passes para gol, em 93 jogos.
Espanha
- Morata tem 80 jogos pela equipe principal da Espanha, marcando 36 gols e dando seis assistências.
Títulos de Álvaro Morata
O atacante espanhol coleciona títulos importantes na carreira. Em síntese, Álvaro Morata foi campeão em quase todos os clubes por onde passou, com exceção do Atlético de Madrid. Confira todos os títulos do jogador:
Real Madrid
- 2010/11: Copa do Rei
- 2011/12: La Liga
- 2013/14: Copa do Rei e Champions League
- 2016: Supercopa Europeia e Mundial de Clubes
- 2016-17: La Liga e Champions League
Juventus
- 2014/15: Copa da Itália e Campeonato Italiano
- 2015/16: Copa da Itália e Campeonato Italiano
- 2020: Copa da Itália e Supercopa da Itália
Chelsea
- 2017/18: Copa da Inglaterra
Espanha
- 2022: UEFA Nations League
- 2024: Eurocopa