Alan Kardec era tido como uma grande promessa do futebol brasileiro na década passada. O atacante atuou em vários clubes grandes do Brasil e teve contribuições importantes no cenário nacional. Todavia, durante o tempo de Alan Kardec no Benfica, o panorama foi diferente. A ida para Portugal foi sua única passagem no futebol europeu e, desde então, nunca mais esteve por lá. Mas afinal, o que aconteceu durante sua trajetória no time de Lisboa?
O início de Alan Kardec
Alan Kardec de Souza Pereira Júnior, mais conhecido como Alan Kardec, nasceu em Barra Mansa (RJ) no ano de 1989. O atleta teve início no futebol nas categorias de base do Vasco em 2001. A sua sua estreia profissional pelo clube do Rio, entretanto, iria acontecer apenas em 2007. Na equipe, iria permanecer por três temporadas e ser um nome importante no time, marcando 22 gols em 90 jogos. Todavia, Kardec fazia parte do elenco que acabou caindo para a Série B.
Após isso, foi emprestado ao Internacional, onde acabou sendo bem pouco aproveitado e, posteriormente, Benfica e Kardec acabaram entrando em acordo para que o jogador fosse para Portugal.
Primeira passagem de Kardec no Benfica
Na equipe lusitana, Kardec até teve um início bem positivo. O atleta, comprado por 2,5 milhões de euros, fez um gol no último minuto na vitória dos Dragões sobre o Olympique de Marseille nas oitavas de final da Liga Europa em 2010. Isso classificou a equipe para a próxima fase, na qual enfrentaria o Liverpool.
Todavia, este seria uma das poucas lembranças positivas que Kardec no Benfica teria. Em 2010/11, chegou a participar apenas de 24 jogos na equipe, inclusive na Champions League, mas não se firmou no time titular. Dessa forma, em 2011/12 voltou ao Brasil sendo emprestado para a equipe do Santos.
Na equipe paulista permaneceu uma temporada e acabou tendo bons momentos durante o período. Sendo assim, após o término do empréstimo, a expectativa de Kardec no Benfica era de repetir as boas atuações.
Segunda passagem de Kardec no Benfica
Infelizmente, a expectativa e a realidade de Alan Kardec na equipe lusitana foram bem diferentes. O jogador voltou para o Benfica e logo se envolveu em uma polêmica com o presidente do clube Luís Filipe Vieira.
O cartola queria emprestá-lo para um time do Catar, todavia, Kardec e seu empresário recusaram a investida. Isso irritou o dirigente, que acabou por colocar o atacante no Benfica B durante o resto do tempo que esteve lá.
Com isso, jamais chegou a ser destaque no time português e acabou indo para o Palmeiras em 2013. Atualmente, Kardec defende o Atlético Mineiro, onde também não tem tanto espaço.
Números do atacante
Enquanto jogou pela equipe do Benfica, Kardec disputou 44 partidas. 38 jogos foram em sua primeira passagem e apenas seis foram na segunda.
Nesses 44, o atacante marcou apenas oito gols e deu três assistências. E embora não tenha sido uma parte importante do grupo chegou a conquistar o Campeonato Português e duas Taças da Liga.