Início » Futebol » A história e o momento do AFC Ajax

A história e o momento do AFC Ajax

Publicado em:

Última atualização:

Para aqueles que são torcedores dos Joden, a temporada 2023/2024 certamente foi uma das mais esquecíveis da história recente. Desde a saída do técnico Erik Ten Hag, que foi para o Manchester United, e o desmanche do elenco de 2019, que fez história ao passar o Real Madrid e a Juventus na Champions League, o AFC Ajax não tem tido tanto sucesso.

Ficando em quinto lugar na Eredivisie, e na zona de rebaixamento durante parte do campeonato, o clube holandês teve sua pior posição na liga na década. Foram 56 pontos conquistados em 34 partidas, com 15 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Além disso, vale destacar que o elenco viu seu rival PSV levantar a taça e alcançar 91 pontos no torneio.  

Quer saber mais sobre a história e o momento atual do AFC Ajax? Então acompanhe a leitura do texto para ver o plantel disponível para o técnico Francesco Farioli na temporada 2024/2025, além de títulos e estatísticas de seus 124 anos de fundação.

A fundação e os títulos do AFC Ajax

Criado em 1894, quando o futebol ainda dava seus primeiros passos e começava a se tornar um esporte popular, a história do AFC Ajax começa inicialmente com o nome de “Union”. A mudança acontece ainda no mesmo ano para homenagear o herói da mitologia grega Ájax, o Grande, participante da Guerra de Troia.

Apesar de ter sido fundado no final do século XIX, é somente no dia 18 de março de 1900 que os Joden passam a ser reconhecidos como um time oficial da Holanda, tendo Floris Stempel como seu primeiro presidente. De lá pra cá, a equipe contou com diversos ídolos e levantou muitas taças. Assim, tornou-se o principal clube de seu país e um dos maiores do mundo.

Sua era de ouro é na década de 1970, quando jogadores como Johan Cruijff, Piet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens vestiram sua camisa e revolucionaram o modo de fazer o jogo rodar. Além disso, vale destacar que é nessa época que o plantel alcança o tricampeonato consecutivo da Champions League e o Mundial contra o Independiente da Argentina. 

Aliás, a época do time era tão boa que o Guinness Worlds Records reconheceu o plantel e, até ter seu recorde batido pelo Al-Hilal de Jorge Jesus, sua geração era o time com o maior número de vitórias consecutivas em jogos oficiais. O dado é marcado entre outubro de 1971 a março de 1972, com 26 partidas ganhas.

Veja então todos os títulos conquistados do AFC Ajax em seus 124 anos de história:

  • 4 Champions League
  • 1 Taça da UEFA
  • 3 Supercopas da UEFA
  • 1 Taça das taças
  • 36 Campeonatos holandeses
  • 20 Copas da Holanda
  • 9 Supercopa da Holanda
  • 1 Intertoto
  • 2 Mundiais de Clubes

Plantel atual de jogadores

Atualmente, o clube está buscando voltar a ter uma dinastia como teve na ultima década. Então confira o plantel disponível do AFC Ajax para a temporada de 2024/2025!

Goleiros: Diant Ramaj, Gerónimo Rulli, Jay Gorter, Charlie Setford e Remko Pasveer.

Defensores: Jorrel Hat, Josip Sutalo, Ahmetcan Kaplan, Gastón Ávila, Jakov Medic, Borna Sosa, Owen Wijndal, Youri Baas, Devyne Rensch, Anton Gaaei e Tristan Gooijer.

Meio-campistas: Sivert Mannsverk, Benjamin Tahirovic, Silvano Vos, Kenneth Taylor, Branco van den Boomen, Jordan Henderson, Kian Fitz-Jim e Kristian Hlynsson.

Atacantes: Steven Bergwijn, Carlos Forbs, Mika Godts, Naci Ünüvar, Amourricho Van Axel-Dongen, Steven Berghuis, Brian Brobbey, Chuba Akpom e Julian Rijkhoff.