Foi na Inter de Milão que Adriano ganhou a alcunha de “Imperador”. Isso porque o atacante atingiu o ápice do futebol defendendo as cores dos Nerazzurri entre 2001 e 2009. No entanto, uma tragédia acabou com a carreira do jogador mais cedo que o esperado.
Continue a leitura e relembre a trajetória de Adriano Imperador na Inter de Milão, bem como seus números e títulos pelo time italiano.
Trajetória: antes da Internazionale
Adriano Leite Ribeiro nasceu em 17 de fevereiro de 1982, na cidade do Rio de Janeiro. Cria do Ninho do Urubu e da Vila Cruzeiro, comunidade carioca onde nasceu, o atleta começou a carreira no futebol profissional em 2000.
A estreia pelo Flamengo aconteceu em 3 de fevereiro, em uma partida contra o Botafogo pelo Torneio Rio-São Paulo. Quatro dias depois, Didico marcou o primeiro gol contra o São Paulo pela mesma competição.
Com performances que chamavam a atenção de todo o mundo, o jovem Adriano partiu rumo ao Velho Continente para jogar pelo clube no qual seria ídolo anos mais tarde: a Inter de Milão.
Como tudo começou: em que ano Adriano Imperador chegou à Inter?
Adriano, que ainda não era Imperador, chegou à Inter de Milão em 2001. Já na estreia, o centroavante marcou um belo gol contra o Real Madrid, na decisão do torneio amistoso Troféu Santiago Bernabéu.
No entanto, o que parecia o começo da grande história com o time se tornou um empréstimo para a Fiorentina, também da Itália. Depois, ele ainda passou pelo Parma antes de retornar ao clube em 2004.
Adriano Imperador no auge da carreira na Inter de Milão
Depois de passar três temporadas longe do vestiário Nerazzurri, o jogador marcou 15 gols em 16 partidas disputadas, uma média de quase um gol por jogo. Dessa forma, Adriano passou a ser titular absoluto da Inter de Milão e recebeu um apelido que entraria para a história do futebol mundial: Imperador. Essa foi uma homenagem da torcida da Inter em alusão ao imperador romano Adriano.
Com a camisa da Inter, Adriano Imperador conquistou diversos títulos entre 2004 e 2009, sendo quatro troféus consecutivos da Série A (campeonato italiano), duas vezes a Copa da Itália e três vezes a Supercopa da Itália. Além disso, ele disputou 177 partidas oficiais com o time e marcou 44 gols.
Do auge da carreira à depressão
O ano era 2006. Adriano Imperador estava no auge da carreira quando atuava pela Inter de Milão, da Itália. No entanto, uma tragédia aconteceu: o pai de Didico sofreu um infarto fulminante um mês depois que o atleta havia conquistado a Copa América.
Esse foi o começo do fim. A carreira do brasileiro passou a entrar em declínio, com uma temporada inteira sem marcar nenhum gol pela equipe. Além disso, o atacante sequer foi inscrito para a UEFA Champions League de 2007-08.
Consequentemente, a saúde mental do craque foi ficando cada vez mais prejudicada e o próprio Adriano admitiu que recorria ao álcool para tentar esquecer dos problemas, o que só piorou a situação. Assim, o jogador saiu por empréstimo para o São Paulo, onde passou seis meses treinando no CT da Barra Funda.
Recentemente, o jogador fez uma partida de despedida com a camisa do Flamengo. O clube homenageou o atleta com imagens e um texto que simulava a voz do pai de Adriano, feito com a ajuda de uma Inteligência Artificial. O Imperador se emocionou durante toda a homenagem e, na partida, fez dois gols.
Títulos de Adriano Imperador na Inter de Milão
Confira, então, todos os títulos que Adriano Imperador conquistou na Inter de Milão:
- Serie A: 2005-06, 2006-07, 2007-08 e 2008-09
- Coppa Italia: 2004-05 e 2005-06
- Supercoppa Italiana: 2005, 2006 e 2008