Início » Basquete » Zion na NBA: conheça sua trajetória de destaque

Zion na NBA: conheça sua trajetória de destaque

Publicado em:

Última atualização:

São impressionantes 129 kg e 1.98 m de altura, mas ainda assim Zion Williamson é conhecido por sua velocidade e seus saltos. Seu porte físico também atraiu comparações com ex-astros da NBA como Charles Barkley, Anthony Mason e Larry Johnson.

O fato é que todos os atributos físicos do jogador, somados às suas habilidades técnicas, lhe dão a versatilidade de defender mais de uma posição. Zion tem um estilo de jogo dinâmico e explosivo, destacando-o especialmente próximo ao garrafão. É lá que ele domina, com suas enterradas espetaculares e habilidade de criar espaços para pontuar. 

Mas, antes mesmo de se tornar o atleta habilidoso das quadras, o jovem da Carolina do Norte atuava em esportes como futebol e futebol americano. Ocupando a posição de quarterback, Zion Williamson jogou futebol americano durante o ensino médio antes de se concentrar exclusivamente no basquete.

Foram as suas habilidades físicas e a agilidade que contribuíram para que o jogador se destacasse, tanto no futebol quanto no basquete. Contudo, mesmo sendo um atleta excepcional em ambos, as suas escolhas acabaram levando-o às quadras, nas quais sua carreira profissional se desenvolveu com grande sucesso desde então.

Neste conteúdo, vamos conhecer a trajetória de Zion NBA, seu desempenho como atleta universitário e sua carreira no Pelicans. Continue lendo para saber mais.

Carreira antes do profissional

Antes de ingressar no basquete profissional na NBA, Zion Williamson teve uma carreira colegial de destaque. Ele jogou pelo time de basquete da Spartanburg Day School, uma escola particular na Carolina do Sul. 

Durante seu tempo lá, Williamson ganhou grande reconhecimento nacional como um dos principais talentos do basquete colegial nos Estados Unidos.

Além de seu desempenho excepcional em jogos, Williamson também participou de torneios e competições de destaque, como o McDonald’s All-American Game e o Nike Hoop Summit. Dessa forma, suas habilidades e força física chamaram a atenção de universidades e olheiros da NBA, assim o jogador chegou a Duke.

Durante sua única temporada na Universidade de Duke (2018–2019), Zion Williamson se destacou como uma das estrelas mais brilhantes do basquete universitário. Ele teve uma média impressionante de 22.6 pontos por jogo, com um incrível índice de eficiência de campo de 68%. Além disso, ele contribuiu com 8.9 rebotes e 2.1 assistências por jogo.

Williamson rapidamente se tornou uma sensação nacional, com sua presença em jogos marcada por enterradas espetaculares, bloqueios impressionantes e uma capacidade única de dominar o jogo dos dois lados da quadra.

Zion Williamson ala-pivô do New Orleans Pelicans

Não demorou muito para que Zion saísse dos jogos universitários para cair direto na liga profissional. Em 2019, Williamson foi selecionado como a primeira escolha geral pelo New Orleans Pelicans no Draft da NBA.

Por conta de seu desempenho excepcional na Universidade de Duke, tornando-se uma das principais promessas do basquete universitário, sua entrada na NBA foi antecipada. Então, ao ser escolhido pelos Pelicans, Zion se tornou a aposto do time, capaz de transformar a sorte da franquia de New Orleans.

Desde então, Zion Williamson tem mostrado todo o potencial das suas habilidades atléticas, poder físico e capacidade de dominar o jogo dentro do garrafão. Todas as expectativas geradas com seu desempenho instigaram os fãs da NBA e especialistas, e o ala atingiu a todas elas.

Williamson se tornou o primeiro adolescente na história da NBA a marcar mais de 20 pontos em 10 jogos consecutivos. E mais tarde, em 2020, marcou 35 pontos, além de 7 rebotes, em uma derrota por 122×114 para o Los Angeles Lakers.

Lesões persistentes

Atualmente, a estrela das quadras está em baixa. Após diversas lesões, como a mais recente no dedo da mão esquerda, Zion tem perdido muitos jogos. Na temporada de 2023/2024 o jogador se ausentou de 53 disputas, desfalcando e frustrando equipe e comissão técnica.

Zion foi o único jogador que perdeu a série contra o Oklahoma City Thunder nos playoffs. Para a temporada de 2024/25, a expectativa é que o jogador retome seu antigo ritmo de jogo e compense os Pelicans pela sequência de ausências.

Prêmios e homenagens na NBA

Zion Williamson tem apenas 23 anos e muito basquete pela frente. No entanto, sua pouca idade não o impediu de alcançar algumas conquistas pelo caminho.

Ainda em sua temporada no Duke, Williamson acumulou uma série de prêmios e honras, como o prêmio de Melhor Jogador do Torneio da ACC (Atlantic Coast Conference). Além disso, o atleta foi selecionado para a equipe do ano da ACC, a equipe do ano da NCAA, e foi um dos finalistas para o prêmio de Jogador do Ano da NCAA.

Vejamos alguns outros títulos de Zion:

  • 2x NBA All-Star: 2021 e 2023;
  • NBA All-Rookie Team: 1º time 2020.

Além disso, Zion conquistou marcos importantes em sua carreira com o desempenho das últimas temporadas, mas com desfalques por conta de lesões.

  • 2020/21 – 61 partidas jogadas com 27.0 pontos por jogo;
  • 2022/23 – .714 de lances livres e 1.1 roubos de bola por jogo;
  • 2023/24 – 70 partidas jogadas como titular, com 5.0 assistências por jogo.