Nos últimos anos, muitos times diferentes conseguiram se tornar campeões da NBA. Houve apenas uma franquia que pode ter sido considerada dominante, conquistando mais de um título nas últimas dez temporadas. Nesse período, foram seis campeões da Conferência Oeste. Enquanto isso, quatro campeões vieram da Conferência Leste.
Veja a lista dos últimos campeões da NBA:
- 2015: Golden State Warriors;
- 2016: Cleveland Cavaliers;
- 2017: Golden State Warriors;
- 2018: Golden State Warriors;
- 2019: Toronto Raptors;
- 2020: Los Angeles Lakers;
- 2021: Milwaukee Bucks;
- 2022: Golden State Warriors;
- 2023: Denver Nuggets;
- 2024: Boston Celtics.
O único time a conseguir defender o seu título foi o Golden State Warriors de Stephen Curry. Além disso, outras duas equipes, Boston Celtics e Cleveland Cavaliers, chegaram a final em mais de uma oportunidade.
Durante a era de LeBron James nos Cavs, o time alcançou quatro finais seguidas, entre 2015 e 2018. Todas elas foram contra os Warriors, e o time da Califórnia venceu três delas.
Ademais, o time do Oeste ainda chegaria a mais duas finais nesse período, sendo derrotado em 2019 pelo Raptors, e vencendo em 2022 contra o Celtics.
Destaques dos últimos campeões da NBA
Golden State Warriors
O time foi um dos grandes destaques da última década na NBA. Depois de conquistar três títulos em quatro anos entre 2015 e 2018, venceu novamente a NBA em 2022. Ainda foi derrotado em duas finais para o Cleveland Cavaliers e Toronto Raptors.
- Destaques: Stephen Curry, Kevin Durant, Klay Thompson, Draymond Green;
- Treinador: Stevie Kerr.
Outro jogador importante no período foi Andre Iguodala, MVP das Finais em 2015.
Cleveland Cavaliers
Liderado por LeBron James, o time levantou seu primeiro troféu na temporada 2015/16. A franquia venceu um dos títulos mais icônicos da histórias, derrubando os Warriors com a melhor campanha da história na temporada regular, que havia vencido 73 jogos e perdido apenas nove. Além disso, o time de Cleveland foi o primeiro a virar um confronto de finais no qual saiu perdendo por 3×1. Assim, conseguiu garantir seu título.
- Destaques: Lebron James, Kyrie Irving, Kevin Love;
- Treinador: Tyonn Lue.
O time está entre os três últimos campeões de forma inédita da NBA.
Los Angeles Lakers
Com LeBron James no elenco, o time conquistou o título em 2020, na chamada Bolha da NBA. O caso ocorreu quando, devido à pandemia da COVID-19, todos os times com chance de playoffs foram isolados em um complexo montado exclusivamente para isso.
- Destaques: LeBron James, Anthony Davis;
- Treinador: Frank Vogel.
Toronto Raptors
O Toronto Raptors foi buscar o já campeão Kawhi Leonard para melhorar o desempenho da equipe nos playoffs. Na única temporada com o atleta, o movimento se mostrou certeiro, e o time conquistou o seu primeiro título.
- Destaques: Kawhi Leonard, Marc Gasol, Kyle Lowry, Paskal Siakam;
- Treinador: Nick Nurse.
Foi a primeira vez que as finais da NBA foram disputadas fora do território dos Estados Unidos.
Milwaukee Bucks
Depois de um hiato de 50 anos sem título, os Bucks, liderado pelo grego Giannis Antetokounmpo, voltaram a vencer a NBA derrotando o Phoenix Suns nas finais de 2021.
- Destaques: Giannis Antetokounmpo, Jrue Holiday, Khris Middelton, Brook Lopez;
- Treinador: Mike Budenholzer.
Denver Nuggets
Nikola Jokic já havia se consolidado como um dos grandes europeus da história da liga antes de vencer seu primeiro título. Ele já tinha havia conquistado o prêmio de MVP da NBA quando chegou na sua primeira final, vencendo o Miami Heat de forma incontestável.
- Destaques: Nikola Jokic, Jamal Murray, Aaron Gordon, Michael Porter Jr.;
- Treinador: Michael Malone.
Com o título, os Nuggets foram os últimos campeões inéditos da NBA.
Boston Celtics
Depois de perder a final em 2021, a dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown precisava de um título para marcarem de vez seu nome na história da NBA.
O título veio em final contra Dallas Mavericks. A equipe foi dominante durante toda a temporada e nos playoffs mostrou a razão de ser a grande favorita.
- Destaques: Jayson Tatum, Jaylen Brown, Jrue Holiday, Kristaps Porzingis, Derrick White;
- Treinador: Joe Mazzula.
Com o título, a equipe voltou a se isolar na liderança de maior campeã da NBA, com 18 títulos.
Equilíbrio das últimas temporadas da NBA
Desde a vitória do Toronto Raptors em 2019, os últimos campeões da NBA não se repetiram. Ao longo dessas seis temporadas, seis equipes diferentes venceram.
Outro lado interessante é que, entre os últimos dez campeões da NBA, o MVP das finais só foi o mesmo no bicampeonato dos Warriors, com Kevin Durant.