Atual campeã mundial da modalidade, a Seleção Alemã de Basquete busca fazer história nas quadras francesas nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Com sua fortíssima geração que, desde a 8ª colocação em Tóquio, conquistou uma medalha de bronze no EuroBasket 2022 e o título mundial em 2023, os alemães chegam como um dos candidatos à medalha no basquete masculino.
Confira as estatísticas, as conquistas e os convocados para Paris 2024 da Alemanha no basquete:
História da Seleção Alemã de Basquete em Jogos Olímpicos
Em Paris, a Alemanha fará sua 7ª participação da história no basquete masculino. As outras haviam sido em 1936, 1972, 1984, 1992, 2008 e 2020.
Ao todo, das 38 partidas disputadas pelos alemães em Jogos Olímpicos, eles venceram 11 e foram derrotados em 27.
Dentre as participações do país no esporte da bola laranja, a melhor delas foi em 1992, em Barcelona, quando terminou na 7ª colocação.
Nesta edição dos Jogos Olímpicos, a Seleção Alemã de Basquete estará no Grupo B ao lado de França, Japão e Brasil.
O torneio de basquete olímpico, inclusive, marca o reencontro entre a Seleção Brasileira com a Alemanha. No torneio Pré-Olímpico de 2021, os alemães bateram os brasileiros por 75 a 64 em Split, na Croácia, para ficaram com a vaga em Tóquio.
A lista de convocados da Seleção Alemã de Basquete
Desde então, a Seleção Alemã vive grande fase. Na última edição dos Jogos Olímpicos, a equipe capitaneada por Dennis Schröder parou nas quartas de final para a Eslovênia de Luka Dončić perdendo por 94 a 70.
Porém, nos anos seguintes, a Alemanha conquistou seu maior feito na história da modalidade ao vencer a Copa do Mundo de 2023.
Com uma campanha invicta e derrotando grandes rivais como a própria Eslovênia, a Letônia e os Estados Unidos, os alemães venceram a Sérvia por 83 a 77 na final para chegar ao lugar mais alto do pódio.
Com apenas duas mudanças na lista em relação ao time campeão mundial de 2023, a Alemanha segue sendo liderada pelo armador Dennis Schröder, do Brooklyn Nets, da NBA.
Além disso, entre os convocados a seleção ainda tem mais 3 jogadores da NBA: os irmãos Franz e Moritz Wagner, do Orlando Magic, e o pivô Daniel Theis, do New Orleans Pelicans.
Confira abaixo a lista completa:
- Dennis Schröder – Brooklyn Nets;
- Maodo Lô – Olimpia Milano;
- Andreas Obst – Bayern de Munique;
- Nils Giffey – Bayern de Munique;
- Nick Weiller-Babb – Bayern de Munique;
- Isaac Bonga – sem clube;
- Franz Wagner – Orlando Magic;
- Johannes Thiemann – Alba Berlim;
- Oscar da Silva – Bayern de Munique;
- Johannes Voigtmann – sem clube;
- Daniel Theis – New Orleans Pelicans;
- Moritz Wagner – Orlando Magic.
Jogos da Alemanha no torneio de basquete olímpico em Paris
Primeiramente, no torneio olímpico de basquete, as seleções se dividem em 3 grupos de 4 equipes. Posteriormente, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final com os dois melhores terceiros colocados.
A Seleção Alemã de Basquete faz sua estreia nos Jogos Olímpicos no próximo dia 27 de julho contra o Japão. Em seguida, enfrenta o Brasil no dia 30 e encerra sua participação na fase de grupos contra a França em 2 de agosto.
Veja a agenda completa:
- Alemanha x Japão – 27/07, às 8h30;
- Alemanha x Brasil – 30/07, às 16h;
- França x Alemanha – 02/08, às 16h.