A maioria das pessoas sabe o que é o basquete e sua importância para a cultura e entretenimento de diversos países. No entanto, você já ouviu falar da modalidade 3×3 do basquete? Se não, siga a leitura para entender tudo sobre o esporte, onde ele surgiu e quais as regras do basquete 3×3 nos Jogos Olímpicos.
Conheça a modalidade 3×3
Antes de falarmos das regras do basquete 3×3, é importante abordar o início de sua história e quais as diferenças dessa modalidade para o basquete tradicional. Sendo assim, o basquete 3×3 tem suas origens cravadas nos subúrbios e áreas semiurbanas dos Estados Unidos, no final da década de 1980. Dessa forma, não demorou muito para se tornar um fenômeno cultural dos EUA.
Com a popularização, houve a necessidade de regulamentar e estabelecer regras do basquete 3×3, que foram sancionadas pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).
No entanto, o esporte ainda é uma modalidade muito jovem em caráter olímpico. Isto é, sua primeira participação nos Jogos foi em Singapura 2010, nos Jogos Olímpicos da Juventude, há pouco mais de dez anos.
Por final, o basquete 3×3 faz parte das Olimpíadas Sênior desde os Jogos de Verão de Tóquio, em 2020, nas categorias masculina e feminina. Atualmente, no Brasil, quem organiza as competições de 3×3 é a Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Diferenças do basquete 3×3 para o tradicional
Normalmente, os jogadores disputam essa modalidade em quadras abertas e existem várias diferenças em relação ao basquete convencional.
A primeira delas é o tamanho da quadra e o número de tabelas. Como é um jogo mais dinâmico e conta com menos jogadores do que o esporte tradicional, a quadra também precisa ser menor.
Ou seja, tem 15 m de largura por 11 m de comprimento, enquanto uma quadra normal tem 15 m de largura por 28 m de comprimento. Além disso, os atletas disputam a modalidade 3×3 com apenas uma cesta.
Logo, funciona desta forma:
- Arremessos dentro do arco valem um ponto
- Arremessos de fora do arco valem dois pontos
- Lances livres valem um ponto
Por último, o tempo de jogo. O basquete tradicional tem 40 minutos, divididos em quatro sets de dez minutos. Por outro lado, uma partida 3×3 tem somente dez minutos e pode acabar antes desse tempo, caso uma equipe marque 21 pontos.
Regras do basquete 3×3
Veja abaixo as principais regras do basquete 3×3:
- Cada equipe deve contar com três jogadores em quadra, mais um substituto de cada lado;
- Cada time tem 12 segundos para fazer suas jogadas e arremessar, que pode variar entre lances de um e dois pontos;
- Não existem limites de faltas individuais e são permitidas até seis faltas coletivas;
- Vence a primeira equipe que marcar 21 pontos, independentemente do tempo limite de dez minutos;
- A 7ª, 8ª e 9ª falta coletiva dão dois lances livres para o adversário e, a partir da 10ª, o time ganha a posse de bola;
- Cada time tem direito a um tempo técnico;
- As substituições são feitas sempre na linha de fundo, com os jogadores tocando as mãos.