Ao analisarmos as nações mais tradicionais do basquete no planeta, chegaremos à conclusão que o Brasil está entre as principais. Embora o esporte ainda não seja tão massificado e tenha vários problemas estruturais, os resultados que o país obteve ao longo da história não deixam nada desejar em relação aos outros. Inclusive, desde quando foi fundada a Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino, ela tem excelentes performances nos principais campeonatos.
E falando nela, veja o texto a seguir para conhecer mais sobre o time. Além disso, abordaremos também sua relação com os primórdios da modalidade no país e mostraremos alguns dos seus principais jogadores.
Surgimento do basquete no Brasil e o foco maior nos homens
Para aqueles que ainda não leram a história, é importante saber que o grande responsável por trazer a bola laranja ao país foi o missionário Augusto Shaw em 1896, americano que lecionou no Mackenzie.
De início, quando ele começou a ensinar, as mulheres mostraram maior aptidão e interesse pela prática. Isso porque os homens tinham como seu foco maior o futebol, que já era um muito grande no Brasil durante esse período. Todavia, com o passar do tempo o cenário foi se alterando e Augusto montou o time Mackenzie College, o primeiro do esporte em território nacional.
A partir daí, em 1912, originou-se o primeiro campeonato masculino do país no Rio de Janeiro, que difundiu a modalidade entre as camadas mais populares.
E, afinal, quando foi fundada a Seleção Brasileira de Basquete Masculino?
Dez anos depois do primeiro campeonato, em 1922, houve o surgimento da primeira seleção nacional, que disputou um torneio centenário dos antigos Jogos Latino-Americanos. Os adversários, naquela ocasião, foram Argentina e Uruguai, que realizaram partidas de dois turnos contra a equipe brasileira.
O Brasil acabou saindo vencedor e, dessa forma, conquistou o seu primeiro título na história. Isso antes mesmo da criação da CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol), em 1933, e da FIBA (Federação Internacional de Basquete), em 1932.
O Sul-americano de 1930
Todavia, por mais que o torneio ainda seja importante, vale mencionar que o primeiro grande evento que a equipe disputaria seria o sul-americano de 1930. Ele aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, e, além dos três times de antes, contou também com a presença do Chile.
Os donos da casa terminaram como campeões e os brasileiros ficaram em terceiro.
Quais os principais nomes da Seleção Brasileira de Basquete Masculino?
Agora que você já descobriu quando foi fundada a Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino, é hora de descobrir alguns dos seus principais nomes. Um deles, inclusive, fez sucesso recentemente:
Marcelinho Huertas
Huertas é o nome mais atual da lista que, inclusive, se aposentou da seleção após os últimos Jogos Olímpicos e vai deixar bastante saudade. Dentre seus principais feitos estão a conquista de duas Copas América (2005 e 2009) e uma medalha de ouro nos Pan-Americanos (2007).
Oscar Schimdt
Outro que não pode ficar de fora é o ala-pivô Oscar Schmidt. o “Mão Santa” foi medalhista de bronze no Mundial de Manilla (1978) e venceu um ouro histórico em 1987, no Pan-Americano de Indianápolis.
Wlamir Marques
Por fim, temos o ” Diabo Loiro”, que atuou pelo Brasil nos anos 50 e 60. Wlamir, que é um dos mais vitoriosos com a seleção, venceu duas Copas do Mundo (1959 e 1963) e ganhou dois bronzes no basquete Jogos Olímpicos (1960 e 1964).
Quais são os próximos compromissos da Seleção Brasileira de Basquete Masculino?
Caso você queira acompanhar o Brasil nas quadras, saiba que os próximos jogos do time serão dia 21 e dia 24 de novembro. As partidas fazem parte de um torneio classificatório para a Copa América do ano que vem.