Início » Basquete » Afinal, por que o basquete é um esporte de invasão?

Afinal, por que o basquete é um esporte de invasão?

Publicado em:

Última atualização:

Tendo mais de sete modalidades diferentes entre as competições esportivas, muita gente que busca entender mais sobre os campeonatos como a NBA ou NBB tem dúvidas se o basquete é um esporte de invasão. Entretanto, a resposta é bem mais simples do que parece, e é preciso apenas conhecer um pouco mais sobre as categorias e o que elas se diferem. 

Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo para entender por que o basquete é um esporte de invasão. Além disso, veja mais sobre as características da sua prática e outras informações relevantes.

Por que o basquete é um esporte de invasão?

Antes de entender por que o basquete é um esporte de invasão, é preciso saber a forma na qual as competições e objetivos do jogo são desenvolvidos. Esse é o tipo de prática cujas equipes buscam avançar com um objeto para marcar pontos no território adversário, enquanto defendem o próprio campo.

Ao entender esse conceito, você já entende por que o basquete é um esporte de invasão. Isso porque toda a sua prática envolve o passe de bola utilizando as mãos e inseri-la na cesta que fica localizada na área do outro lado da quadra. Para deixar mais dinâmico, são montadas estratégias com o estilo de cada atleta para fortificar a defesa e ser criativo na hora de atacar.

Sendo assim, os jogadores utilizam técnicas como batidas no chão, passe de bola, posição e drible para conseguir o feito. Outros esportes que se enquadram no mesmo tipo são o futebol, futsal, futebol-americano e rugby, que acabam tendo um objetivo semelhante.

Vale lembrar que, pelo esforço de ataque e defesa, quando praticados sob esforço contínuo, esses esportes podem apresentar riscos à saúde, como torções, distensões e contusões, principalmente nas regiões do joelho e tornozelos. Em momentos de muita exigência física ou quando o rival chega numa força descuidada, até mesmo esportistas de alta performance podem perder sua carreira pelo dano causado. 

Outros tipos de esporte

Agora que você já entende por que o basquete é um esporte de invasão, é interessante conhecer mais sobre os outros tipos. São eles:

  • Taco: visam à proteção de sua base e rebater a bola para permanecer no controle do jogo. Exemplo: beisebol e críquete.
  • Rede e parede: para marcar o ponto, é preciso jogar a bola por cima de uma rede em direção ao campo adversário, de modo a dificultar a sua devolução. Vôlei e tênis se enquadram aqui.
  • Combate: são as lutas e as artes marciais. Exemplo: MMA, judô, etc.
  • Marca: são aqueles em que os competidores disputam através de seu desempenho individual a partir de x ponto. Nas competições automobilísticas como a Fórmula 1, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível.
  • Precisão: visam atingir ou se aproximar de um alvo fixo ou móvel. Entre os exemplos, é possível resgatar casos até das olimpíadas, como o tiro ao alvo, curling, golfe, etc.
  • Técnicos-combinatórios: nestes, os atletas precisam cumprir uma sequência de movimentos, no qual são avaliados por uma banca de juízes pela sua técnica. Ginástica artística e skate se enquadram aqui.