A NBB, organizada pela Liga Nacional de Basquete, é o principal campeonato profissional da modalidade no Brasil. Inspirado na NBA, o torneio foi fundado em 2008, sob o pretexto de reunir as melhores equipes do país e, assim, trazer mais atenção ao esporte. A cada ano que passa, novidades tornam a competição ainda mais atrativa, além da acirrada disputa pelo lugar mais alto do pódio.
Qual a principal Liga Nacional de Basquete do Brasil?
Atualmente, a principal liga de basquete no Brasil é a NBB. O campeonato teve sua primeira edição realizada em 2008, com vitória do Flamengo sobre o Lobos Brasília, equipe da capital federal já extinta. Desde então, o torneio se tornou o queridinho dos apaixonados pelo esporte.
A Liga Nacional de Basquete é o órgão responsável por organizar e cuidar da NBB, sob cuidados de lideranças e gestões esportivas. O objetivo, de acordo com o site oficial, é reconduzir a modalidade ao posto de segundo esporte mais popular do Brasil, atrás somente do futebol. As franquias se tornam associadas à liga e, assim, disputam a NBB em busca do título.
Além disso, também é importante ressaltar que a LNB tem uma parceria com a NBA, a liga de basquete norte-americana, desde dezembro de 2014.
Quais times atuam na NBB, a Liga Nacional de Basquete?
Geralmente, um total de 19 equipes participam da Liga Nacional de Basquete. Em 2024, porém, o número caiu para 18 porque o Cerrado, de Brasília, saiu do campeonato para priorizar o basquete feminino.
Com oito times, o estado de São Paulo é quem possui mais representantes, seguido do Rio de Janeiro, com três, e o Rio Grande do Sul, com dois. Ceará, Minas Gerais, Brasília, Paraná e Paraíba têm um cada.
Veja abaixo todas as franquias que disputam a NBB atualmente:
- Bauru Basket (São Paulo)
- Botafogo (Rio de Janeiro)
- CAIXA/Brasília Basquete (Brasília)
- Caxias do Sul Basquete (Rio Grande do Sul)
- Corinthians (São Paulo)
- Flamengo (Rio de Janeiro)
- Fortaleza (Ceará)
- SESI Franca (São Paulo)
- KTO Minas (Minas Gerais)
- Mogi (São Paulo)
- Pato Basquete (Paraná)
- Paulistano/Corpe (São Paulo)
- Pinheiros (São Paulo)
- Farma Conde/São José Basketball (São Paulo)
- São Paulo (São Paulo)
- Ceisc/União Corinthians (Rio Grande do Sul)
- UNIFACISA (Paraíba)
- R10 Score Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
Como é o regulamento da NBB?
Antes de acompanhar a NBB, é preciso entender como a liga funciona. Todos os jogos são disputados de acordo com as regras universais da FIBA, a Federação Internacional de Basquetebol. Isto é, os fundamentos, os critérios e a quantidade de pontos de cestas e lances livres são os mesmos que já conhecemos.
Sendo assim, a Liga Nacional de Basquete é dividida em cinco etapas: fase de classificação, oitavas de final, quartas de final, semifinal e a final. Na fase classificatória, as 18 equipes jogam todas contra todas em dois turnos, isto é, ida e volta. Aqui, o importante é somar vitórias. Os 16 times mais bem classificados na tabela avançam para a etapa seguinte, dando início ao mata-mata da NBB.
Nas oitavas de final, o chaveamento segue a seguinte maneira: o primeiro colocado da fase de classificação enfrentará o 16º lugar; o segundo jogará contra o 15º, e assim sucessivamente, formando-se oito confrontos. A partir de 2024, os playoffs serão concorridos em melhor de cinco partidas (e não três), de modo que a equipe que obtiver três vitórias primeiro carimba o passaporte. Então, a liga segue para as quartas de final, semifinal e a final, disputadas também em série de cinco jogos.
Em 2024, após o fim do primeiro turno da fase de classificação, os oito melhores colocados vão participar da Copa Super 8, no tradicional modelo mata-mata. O campeão garante vaga para a Champions League das Américas de Basquete (BCLA).
Onde assistir à NBB?
Os jogos da NBB são transmitidos em canais de televisão e serviços de streaming em todos os estados do Brasil. Na TV aberta, a Cultura exibe até dois embates por rodada, enquanto SporTV e ESPN ficam responsáveis pelas partidas na TV paga. Entre em contato com sua operadora caso não tenha os canais disponíveis.
Na internet, dá para assistir ao campeonato na NBB, Jumper Brasil, Arquibancada Tricolor e UOL no YouTube. Os compromissos do Flamengo estão disponíveis ao vivo na FlaTV.